7 perguntas e respostas sobre o anticoncepcional injetável

O anticoncepcional injetável já está no mercado há mais de vinte anos. Em números de venda perde para a pílula, mas funciona prevenindo a gravidez de igual forma aos outros métodos já comentados neste site ou indicados por seu médico. Mas por se tratar de uma injeção ainda causa certo receio, mas não precisa. Estudos e testes fazem o anticoncepcional em injeção chegar ao mercado com eficiência e garantindo a saúde das usuárias. A seguir, dúvidas comuns sobre este tipo de medicamento.

01 – Quais os tipos de anticoncepcional injetável?

Há dois, o mensal ou trimestral. Ambos são eficientes, fica apenas a sua escolha de acordo com os efeitos colaterais e se você pode tomar de acordo com seu histórico médico, por isso uma visita ao ginecologista é crucial para a indicação de qual seria melhor.Perguntas e respostas sobre o anticoncepcional injetável

03 – Quando começo a usar?

Se nunca usou, no primeiro dia de sangramento menstrual. Se já usa, depende do medicamento, se é mensal após 28 dias. Se trimestral, marque a data e volte a tomar 3 meses depois. Você volta a aplicar o remédio independente de ter menstruado ou não se está grávida. 

04 – Quando começo a ficar protegida contra a gravidez?

O efeito começa desde o primeiro dia de aplicação, assim como no modelo será o mesmo. Mas é indicado sempre usar camisinha no primeiro mês, ao menos por 10 dias após a primeira injeção. A sua proteção dura todo o período de uso, não apenas no primeiro dia. Lembrando que os contraceptivos não previnem contra as doenças sexualmente transmissíveis. Para esta prevenção, o ideal ainda é o uso da camisinha, em especial para quem possui mais de um parceiro.

05 – Usando anticoncepcional trimestral, só menstruo a cada três meses?

Na verdade não. Você continua menstruando todos os meses, a cada 21 dias, normalmente. Apenas tem uma proteção maior em seu uso sem precisar reaplicar. Um dos benefícios é não precisar lembrar todos os dias do uso do medicamento.

06 – Minha menstruação será regular? Pode ter escapes?

Sim. Com este tipo de medicamento é bem mais comum sofrer de escapes que com outros tipos. O sangramento de escape é fraco, pode durar um ou dois dias e não é uma menstruação, por isso algumas mulheres pensam que estão menstruando duas vezes. Diversos fatores causam escape como o estresse, levantar peso e doenças uterinas, por isso uma visita ao médico sempre é indicada. Também é normal que a menstruação não venha mesmo você não estando grávida, o que não é um problema. Quando se usa contraceptivos, é comum também não menstruar sem qualquer problema de saúde.

07 – Errei a data e tomei errado. E agora?

O seu ciclo vai se regular. A injeção para não menstruar tem tolerância de um dia de atraso. Então se você atrasou mais que isso, o indicado é usar camisinha neste ciclo. Caso tenha esquecido de tomar, ao menos nos primeiros 10 dias use camisinha em todas as relações. Práticas como o coito interrompido, usar camisinha apenas para a ejaculação e penetração sem orgasmo não são seguras para prevenir a gravidez. Se atrasou o medicamento, procure a camisinha sempre.

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

10 Comentários

  1. amanda silva says:

    ola queria saber pois meu sobrinho de 2anos tomou uma comprimido qual malis pode calsar

  2. Ketelyn Moraes says:

    oi. eu sempre tomei a injeçao no dia 19de cada mes, atrasei 8 dias e iniciei tudo de novo no dia 27 e tive relaçao no dia 20 do mes seguinte e no dia 27 tomei denovo a injeçao. corro algum risco de esta gravida ?

  3. Lilian says:

    Olá, vou começar a usar um anticoncepcional injetável cylofemina http://cyclofemina.com.br/. Quanto tempo depois da primeira dose eu posso estar segura que não vou engravidar? Grata!

  4. yasmim kelly says:

    Tomei depo-provera no dia 18 e no dia seguinte tive relações cm meu namorado porem ele Não ejaculou dentro, mesmo ele Não ejaculando dentro preciso tomar a injecao novamente?

  5. Cleide says:

    Tomo a 1ano e 6 meses anticoncepcional em pílula e passei a tomar o injetavel tenho que usar camisinha, se sim por quanto tempo?

    • Site Anticoncepcionais says:

      Se tomou corretamente, começou no dia correto, sem riscos de gravidez desde o primeiro dia de uso.
      Mas continue tomando assim sempre, mantendo o horário e todos os dias no caso de contraceptivo oral. Não perca a data da injeção se usa desta forma.

  6. fernanda says:

    Ola gostaria de saber que nactali ajuda a menisar a endremetriose

  7. Bom dia! Eu tomei anticoncepcional noregyna enjetavel no segundo dia da minha menstruação, ela veio dia 20/09/2015 e tomei dia 21/09/2015, estou com medo do anticoncepcional não fazer efeito, tem algum problema…..

  8. Oi me chamo Maria tenho 23 anos tenho um filho de 1 e um mês tomei a injeção depô Verena a três meses atras fiquei um ano sem mestruar depois que tive meu bebe,quando estava no segundo mês que tomei a injeção minha mestruacao voltou e ficou 8 dias é normal me ajude?

  9. Karla says:

    Tive relação no sétimo dia da primeira cartela, comecei ela no primeiro dia de menstruação, e já estou no quarto dia de pausa e a menstruação não desce. Pode ser gravidez ou só nervosismo ?

Deixe um comentário