A história do anticoncepcional

Você sabia que a camisinha não surgiu por acaso? Em 1500, em resposta à propagação da sífilis em toda a Europa, inventou-se a primeira camisinha. Os médicos da época estavam associando à falta de proteção com doenças venéreas e prostituição. Os primeiros preservativos eram feitos de linho, tripa de ovelha ou bexiga de peixe e usado com pomadas e soluções medicinais.

condom-animal

Modelo de um dos primeiros preservativos

No início do século 19, os preservativos permaneceram ligados à prostituição para evitar doenças venéreas. Muitas pessoas guardavam seus preservativos em cofres e totalmente escondidos das esposas, pois era um acessório altamente masculino. Eles podiam ser comprados em barbeiros, madames donas de bordéis, vendedores ambulantes itinerantes e taberneiros. Antes de 1840 eles eram muito carose foram amplamente utilizados tanto para proteção contra doenças como gravidez.

Uma revolução no processamento da borracha mudou tudo na fabricação das camisinhas. Inventores tentaram fazer um tecido impermeável com borracha vinda da Índia, mas o material era alterado com as mudanças de temperatura: macio e flexível quando aquecido, mas duro e quebradiço, frio e fedorento e sujo quando quentes. Por meados de 1850, contudo, o método ficou melhor e surgiram os modelos mais parecidos com os modernos. 

O surgimento do anticoncepcional 

"Pílulas do sexo feminino" embalagem do século 19

Uma das primeiras caixas de anticoncepcionais femininos

Em meados do século 19, as pessoas usavam linguagem velada de falar sobre sexo, reprodução e controle de natalidade. Mas foi neste cenário que surgiu o anticoncepcional feminino, uma ideia para ajudar a evitar tantos filhos bastardos em casamentos.

O medicamento era utilizado para induzir ou acelerar o fluxo menstrual, provocando um aborto espontâneo. Alguns vieram na forma de comprimidos, enquanto outros vieram como ervas soltas para serem preparadso como chá mergulhado na água ou dissolvidos em álcool e aromatizado com gualtéria ou hortelã. Eles são os pais do anticoncepcional moderno e preveniam ou acabavam com a gravidez. 

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

Deixe um comentário