Acabou a cartela e a menstruação não veio. E agora?

Se a mulher está tomando o contraceptivo oral de 21 comprimidos, ao final da cartela deve-se fazer uma pausa de 7 dias e voltar com a nova cartela no oitavo. Neste meio tempo de pausa deve haver um sangramento. O fluxo menstrual de pausa considerado normal deve durar de três a 11 dias, sendo mais ou menos intenso. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, sem cólica (mais comum em quem usa contraceptivo) ou não. Este sangramento na pausa pode atrasar, mas no geral vem até no terceiro dia de acabar a cartela. Se não vier, o que fazer?

Atrasos de até cinco dias para vir o sangramento na pausa são comuns e pode vir no sexto e as vezes no sétimo dia mesmo. Por que isso acontece? Por diversos fatores. Estresse é um deles, assim como anemia por uma má alimentação, alguns medicamentos e tratamentos médicos paralelos ou apenas seu corpo que não é regular. Antes de entrar em pânico, espere um pouco, ao menos alguns dias na pausa.

Os atrasos na pausa também podem ser sinal de gravidez psicológica, quando seu corpo começa a achar por ideia fixa que você está grávida. A barriga pode inchar e até os seios por alguns meses, mais comum do que você pensa. Neste caso apenas exames médicos podem provar que não há de fato gravidez, pois a menstruação vai ficar suspensa. É preciso acompanhamento psicológico.

Se o sangramento não vier, o que eu faço?atraso na pausa do anticoncepcional

Se não há risco nenhum de gravidez, pode voltar a tomar o medicamento logo após a pausa. Mas se teve atividade sexual, deve fazer um teste de gravidez, pois o uso do anticoncepcional pode afetar a gestação. Faça um teste com atrasos superiores a sete dias.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

765 Comentários

  1. Fernanda says:

    Olá , então eu tomei meu anticoncepcional certo 21 comprimidos , mercilon toma a mais de 1 ano ,e Minha menstruação sempre veio certo ,esse mês não veio , dei a pausa normalmente é só veio uma sujeira .. porque??

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  2. talito says:

    E confial tranzar apos 3 dias tomando ciclo 21 nas horas certas ?a algun risco de engravidar

  3. Larissa says:

    Olá, tomo anticoncepcional há 2 meses, eu tomei corretamente sem esquece nenhuma pílula, atrasei uma só vez com 3 horas a mais do horário, estou na pausa de 4 dias. Já estou no terceiro dia da pausa e ainda nao mestruei, posso está grávida ?

    • Lisana Pontes says:

      Teoricamente não. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

Deixe um comentário