Acabou a cartela e a menstruação não veio. E agora?

Se a mulher está tomando o contraceptivo oral de 21 comprimidos, ao final da cartela deve-se fazer uma pausa de 7 dias e voltar com a nova cartela no oitavo. Neste meio tempo de pausa deve haver um sangramento. O fluxo menstrual de pausa considerado normal deve durar de três a 11 dias, sendo mais ou menos intenso. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, sem cólica (mais comum em quem usa contraceptivo) ou não. Este sangramento na pausa pode atrasar, mas no geral vem até no terceiro dia de acabar a cartela. Se não vier, o que fazer?

Atrasos de até cinco dias para vir o sangramento na pausa são comuns e pode vir no sexto e as vezes no sétimo dia mesmo. Por que isso acontece? Por diversos fatores. Estresse é um deles, assim como anemia por uma má alimentação, alguns medicamentos e tratamentos médicos paralelos ou apenas seu corpo que não é regular. Antes de entrar em pânico, espere um pouco, ao menos alguns dias na pausa.

Os atrasos na pausa também podem ser sinal de gravidez psicológica, quando seu corpo começa a achar por ideia fixa que você está grávida. A barriga pode inchar e até os seios por alguns meses, mais comum do que você pensa. Neste caso apenas exames médicos podem provar que não há de fato gravidez, pois a menstruação vai ficar suspensa. É preciso acompanhamento psicológico.

Se o sangramento não vier, o que eu faço?atraso na pausa do anticoncepcional

Se não há risco nenhum de gravidez, pode voltar a tomar o medicamento logo após a pausa. Mas se teve atividade sexual, deve fazer um teste de gravidez, pois o uso do anticoncepcional pode afetar a gestação. Faça um teste com atrasos superiores a sete dias.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

755 Comentários

  1. Waldete says:

    Depois que tive minha filha, tomei o depro provera durante 2 anos, nunca menstruei. mes passado quando deveria tomar injeção novamente começei a tomar pilula, estou no 6 dia e não desceu. o que fazer? posso estar grávida?

  2. Ana says:

    Qual o melhor anticoncepcional à tomar?

    • Lisana Pontes says:

      Não existe o melhor, existe o mais indicado para cada mulher. Para saber qual o melhor para vc, precisará ir ao médico. Com acesso a seus exames e dps de uma conversa com vc, juntos, decidirão qual o melhor anticoncepcional para vc.

  3. Irys says:

    Ola td bem eu tomo o ciclo 21 já faz 2 mês só que eu sempre esqueço do mota o remédio e eu e meu marido faz relação sem si previne e já faz um tempo que ta saindo um liquido dos meus peito e eu sinto muitos injoo e muita tontura já vomitei unas 2 vezes e eu tou ingordando eu tou muito preocupada será que pode ser gravidez? Por favor mim ajude obrg pela atenção

  4. Laura says:

    Corro algum risco de engravidar, excluindo as falhas por conta de esquecimento ou uso de antibióticos, na segunda cartela de anticoncepcional?

  5. Gisele says:

    Comecei a tomar a pílula primera 20
    No décimo terceiro dia tive relação sexual
    Estou na pausa da cartela hj é o quarto dia e não desceu ?

  6. Isabela says:

    Olá. Eu tomo anticoncepcional há 2 meses. Durante a segunda cartela tive relações sem camisinha. Tomei todos os comprimidos com variações de no máximo 30 minutos, sem esquecer nenhum. Estou no quinto dia de pausa e ainda não desceu. Posso estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      Teoricamente, não. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  7. Karine says:

    Ola. Tomo anticoncepcional femina a algum tempo.sempre vem menstruacao no terceiro dia de pausa,tomo certinho.EMENDEI a cartela e quando terminou no terceiro dia de pausa veio só uma borra de café e mais nada .. passou os 7 dias e voltei tomar.. Mas to com medo

    • Lisana Pontes says:

      Não precisa de medo. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  8. Mai says:

    Bom dia, tomo ciclo 21 há 6 meses e minha menstruação sempre veio certinho, no 3 dia de pausa. Mas nesse mês já estou no 4 dia de pausa e nada! Tomei toda cartela certinho porém alguns dias atrasei em 1 ou 2 horas a ingestão do remédio, e tive relação desprotegida durante o mês. O que fazer?

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  9. Sandra Meira says:

    Olá eu comecei toma o anticoncepcional repopil, primeira vez que eu toma pra ser sincera e ainda tenho umas dúvidas que talvez pode ser besta mais isso fica me tormentando em lá vai, por ser o meu primeiro mês com o anticoncepcional eu fiz a pausa de 7dias no 8 voltei toma eu preciso fica novamente 15 sem ter relações desprotegida ?

  10. Ingrid says:

    Comecei uma tomar selene no 15 dia de minha cartela fiz sexo sem proteção. Fiquei com medo e tomei a pirula do dia seguinte. Minha cartela acabou ja está no quarto dia e não desceu pra mim.
    Tomei selene certinho todos os dias o mesmo horário??

  11. Carina says:

    Eu fiz o teste e deu negativo então eu tenho que esperar ela descer de novo pra eu começar a tomar novamente ne…

  12. Jéssica says:

    Olá, tive sangramento uma semana antes da cartela acabar, e agora que ela acabou não desceu nada. É normal ou pode ser gravidez?

  13. Nicole says:

    Esqueci de dizer que fiz sexo sem camisinha duas vezes no inicio da cartela e com coito interrompido algumas outras. Posso estar grávida ?

  14. Nicole says:

    Tomo o yaz 24 comprimidos a mais de 2 anos, mas na ultima cartela esqueci de tomar dois comprimidos na primeira semana (não foram seguidos). Tomei o remédio apenas no dia seguinte, isso aconteceu das duas vezes. Tomei a ultima pilula sexta feira e amanhã (quarta) começo outra cartela mas não tenho sinal da menstruação, meu colo de útero está baixo e +/- mole. Posso estar gravida?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Existe o risco de ocorrer uma gravidez. A partir de 12 horas de esquecimento começa a haver risco de uma possível gravidez. Quanto maior o tempo de esquecimento, maior as chances de ocorrer uma gravidez. Cada anticoncepcional tem uma dosagem hormonal diferente e por isso é importante ler a bula e saber o que fazer quando esquecer algum comprimido. De maneira geral, quando esquecer de tomar pílula por: Um período de até 24 horas: tome pílula assim que lembrar e siga a cartela normalmente. Um dia: tome as duas pílulas assim q lembrar, a esquecida e a do dia , siga a cartela normalmente e durante os próximos sete dias use camisinha nas relações sexuais. Dois dias: tome 3 pílulas assim que lembrar, as duas esquecidas e a do dia. Siga tomando normalmente a cartela e durante os sete dias após o esquecimento use camisinha. Observação importante: NUNCA pare a cartela, isso só irá aumentar as chances de ocorrer uma gravidez.

  15. jovana says:

    Tomo o Siblima , faço a pausa de 4 dias , estou na segunda cartela , relações sexuais cm coito interrompido , estou no terceiro dia de pausa e nada , pode ser gravidez ? Ou é normal ?
    Nd de sintomas , somente a ausência dá menstruação.

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  16. Gaby says:

    Boa noite!

    Estou recentemente casada comecei a tomar o tamisa30 só que não estava tomando certo fiquei dois dias sem tomar, depois voltei e tomei mais dois dias e depois parei.
    Já tem 8 dias que minha menstruação não desce e continuo mantendo relações com ejaculações dentro.
    Pode ser gravidez?

    • Lisana Pontes says:

      Sim, faça um teste.

      • Érika says:

        Oi, há 1 mês comecei a tomar o diclin e quando faltava 6 comprimidos para acabar a cartela desceu uma borra marrom, muito pouca e não veio mais nada, então continuei tomando as pilutas e já faz 4 dias que a cartela acabou e nenhum vestígio da minha menstruação descer. Posso estar grávida? Ahh, e só tenho relações sem preservativo e acabei esquecendo de tomar a pílula 1 dia, então fiz como você falou nos comentários, no outro dia tomei as duas.

      • Lisana Pontes says:

        Não deve estar grávida. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  17. Cristhina says:

    Ola
    Tomo repopil a mais de ano
    Sempre vinha no segundo dia da pausa
    Hoje estou no quarto dia e nada da menstruação
    So que tenho um detalhe que não tenho certeza se pode ou não interferir, fiz uso do antibiótico amoxilina quando extrair o dente, finalizando o uso dele no inicio do anticoncepcional
    Pode ter interfirido?
    Ou a possibilidade de gravidez?
    Vida sexual ativa, casada !

  18. Anonimo says:

    Olá eu tomo ciclofeme ontem foi minha última pilula e hoje cedo desceu um pouquinho de sangue.o que pode ser.sera se estou gravida ?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição ou ausência no fluxo é um efeito colateral comum do anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  19. Katia says:

    Bem, todo remédio todos os dias no mesmo horário, não esqueço de jeito nenhum. Agora na pausa do remédio sinto meus peitos inxados, estou comendo bastante e nasceu algumas espinhas como de costume quando estou preste a menstruar, mas minha pausa começa sempre na quarta-feira (no caso foi 08/02) e ela sempre vem quatro dias depois (sempre vem no domingo que seria ontem) até agora não desceu. Na sexta-feira tive um pequeno stress. Mas até agora nada dela descer e volto a tomar o anticoncepcional na quarta-feira. O que houve? Posso estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto. Esses sintomas também são efeitos colaterais do medicamento. Se você toma corretamente, não há risco de gravidez.

  20. Noemi says:

    Olá, tomo anticoncepcional há muitos meses e fiz a pausa de 7 dias direitinho. Voltei a tomar na quinta e hoje (domingo) tive relação sexual desprotegida 1hora antes de ter q tomar o comprimido do dia. Por ser a primeira semana depois da pausa estou preocupada em estar desprotegida. Há chance de engravidar?

  21. Marcia says:

    Boa noite, parei com level e iniciei com stezza logo no dia seguinte ao último comprimido level, mas ainda não menstruei já estou no quarto comprimido stezza, será q tem algum problema

    • Lisana Pontes says:

      Não. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  22. Brenda says:

    Tomei a pró.eira cartela tô no quarto dia da pausa quando fui ao banheiro veio um pouco de sangue rosado no papel ingienico o que pode ser minha menstruação ou gravidez?

  23. Arla raelle says:

    Boa tarde! Comecei a tomar o Diane 35 a mais ou menos um mês, por motivo de limpar a pele, estou na pausa para poder descer para me, só que amanhã já faz os 7 dias dá pausa e ainda não desceu ,eu posso está grávida ? Eu devo começar a tomar outra cartela ?

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  24. Tainá says:

    Bom dia.

    Tomei Gracial por 3 anos e meio, e no mês de Janeiro, tomei minha ultima cartela e na pausa, o sangramento por privação ocorreu como esperado, veio certinho, assim como em todas as cartelas. Resolvi então, nesse mesmo mês de janeiro, parar de tomar anticoncepcional, por não ter uma vida sexual tão ativa. Só que ai, no dia que minha menstruação tinha que ocorrer (ontem, dia 07, pelas minhas contas) ela não veio, estou muito preocupada, é normal acontecer isso? Posso estar com algum problema? Creio que gravidez não é o caso, pois já faz 4 meses que não tenho relação sexual.

    Aguardo o retorno, pois estou muito procupada

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Como você parou de tomar ela irá voltar normalmente.

  25. Mayara Mello says:

    Oi, eu tomo TESS há quatro meses, esse mês tomei os comprimidos com um tempo de atraso (não muito além de 5 horas),durante a cartela tive poucas relações sexuais desprotegidas mas meu marido não gozou dentro, tomei o ultimo dia 31/01 e até agora não tive sangramento e nem vestígio de que vai descer, além disso durante a pausa, dia 05/02, tive relações e ele ejaculou dentro, devo voltar a tomar a medicação no dia 07/02?Corro risco de gravidez por ter tido atrasos de horas na cartela mesmo meu marido gozando fora?Se eu esperar e não tomar a medicação amanhã 07/02, por medo de estar grávida e afetar o bebê, posso engravidar pela relação que tive no domingo?Por favor me aconselhe, eu realmente não sei o que fazer.

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto. Tomando até 12 horas do horário habitual, não apresenta risco de gravidez.

  26. Nega says:

    Oi, tomo anticoncepcional (ciclo21) já tem mais ou menos 2anos , mês passado o ginecologista me disse que eu poderia emendar uma cartela a outra , sendo que naquele mês eu tinha uma viagem à um parque aquático e não poderia ir mesntruada . Emendei uma cartela na outra e ela acabou na terça agora dia 31/02 e hoje já é 05/02 e minha menstruação ainda não veio, estou muito desesperada , me sinto um pouco inchada e com tonturas. Mais ouvi o ginecologista dizer que emendar causaria isso . Falta uns dois dias apenas para eu começar uma nova cartela e menstruação não veio e não sei o que faço. Continuo mesmo se ela não vir ?
    Ter tomado anticoncepcional sem pausa pode ter causado esse atraso menstrual?
    Lembrando que eu e meu namorado sempre usamos preservativo e eu sempre tomo meu anticoncepcional todos os dias certinho .
    Tô muito assustada, me ajudem por favor!

    • Lisana Pontes says:

      Nessas condições é improvável que ocorra uma gestação.

    • Ana Caroline says:

      To na mesma que você, só que eu não emendei anticoncecional, e semana passada a minha menstruação não desceu. Uso preservativo com meu namorado e tomo o remédio certinho. Fui no ginecologista e ele me pergunto se corri algum risco, eu disse que não. Mas olha, ausência de menstruação não significa gravidez, quem toma anticoncepcional faz com que o endométrio fique fino e acaba nem tendo menstruação. Quando fiz a troca não desceu, fiz ultrassom e transvaginal, o danado do meu endométrio estava lá quietinho! Se acalme, se quiser falar comigo puxa no whats: 17981560008

  27. Gil Andrade says:

    Por falha do anticincepcional tomei a pilula do dia seguinte na terça, na segunda minha menstruação veio, e iniciei novamente o anticoncepcional, depois de mais de 15 dias tive relação sem preservativo. Tomo tantin sao 4 dias de pausa, estou no 3 dia e ainda nao desceu. Quero saber se é comum..?

    • Lisana Pontes says:

      Se você tomou corretamente não há risco de gravidez. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  28. Fernanda says:

    Tomo microdiol a 5 meses, minha ultima relaçao desprotegida foi no segundo dia após terminar a pausa. Terminei a cartela dia 29/01 e ate hj nao desceu. Posso estar gravida? Tomo remedio no horario e nao esqueci nenhum dia. Obg

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  29. Ana Caroline says:

    Olá. Tomo anticoncecional há meses, há 3 meses troquei o Tess, pelo Allestra 20, estou na 3 cartela do Allestra 20 e no 4 dia de pausa, e não veio a menstruação, tomo corretamente e uso camisinha há 2 meses, no primeiro mês da troca não desceu, no segundo mês desceu, esse mês não tá dando as caras. Tenho todos os sintomas da TPM, espinha, dor de cabeça, e etc… Oque devo fazer? Posso voltar a continuar? Pois me cuidei ao máximo, e tá esquisito não vir.

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

Deixe um comentário