Aconteceu um sangramento no meio da cartela. É normal?

Em teoria, quando a mulher está tomando anticoncepcional deveria suspender totalmente o sangramento, só acontecendo na pausa ou não acontecendo quando se emenda cartelas. Mas em alguns casos, o sangramento surge no meio da cartela, sem qualquer motivo aparente, e assusta, sabemos que assusta. Este sangue que sai as vezes apenas sujando a calcinha ou no meio do corrimento é chamado de escape, o spotting, ou sangramento intermenstrual, e tem diversas causas.

Por que a mulher sangra no meio da cartela?

Sangrar no meio da cartela pode acontecer por diversos motivos. O mais comum é alteração no nível hormonal, causado por estresse, esforço físico em excesso ou quando o organismo está desregulado mesmo. Neste caso, será um sangramento pequeno, que pode ser o suficiente apenas para sujar a calcinha ou ainda para te deixar cólicas leves, com uma sensibilidade na mama acompanhada de dor.

Outro motivo comum, uma lesão vaginal pode causar um sangramento. Uma penetração sem lubrificação pode causar arranhões e feridas no canal vaginal, causando um sangramento. Neste caso ele vai ser menos intenso, mais leve e deve sarar logo. Não há cólicas ou dor e o sangue é ralo, como um corte comum na pele.

Interromper a cartela ao meio também causa o conhecido escape. Em eventuais esquecimentos, de um ou dois dias, algumas mulheres também sangram até mesmo com atrasos de algumas horas. 

Outra causa comum é o hipotireoidismo, ou seja, disfunção hormonal. Neste caso, um médico deve ser consultado (ginecologista ou endócrino) para avaliar a condição física e depois tomar algum medicamento com receita médica para a regulação. Em alguns casos, o anticoncepcional pode ser indicado para regulagem hormonal e funciona muito bem.

Os motivos sérios de um escape ou spotting

O sangramento no meio das cartelas pode acontecer por motivos sérios também, por isso não deve ser ignorado e, se persistir, um médico deve ser consultado já na segunda vez. Uma das causas comuns é o aborto espontâneo. Neste caso, haverá um sangramento tão intenso como a menstruação e muita dor. 

Outro motivo sério que merece uma investigação seria o câncer ou pré-câncer de colo de útero. Neste caso, é importante verificar se o sangramento é comum ou não tem causa nos motivos acima citados para não se assustar. Sangramento mesmo tomando anticoncepcional é comum em casos de câncer, mas nem sempre existe um câncer.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

815 Comentários

  1. Wanessa says:

    Wanessa. Bom dia estou tomando Tâmisa 30 estou na quarta cartela quando comecei a tomar não estava menstruando na quarta cartela comecei a sangrar pouco mas estou a onze dias é normal.

  2. Wanessa says:

    Wanessa. Bom dia estou tomando Tâmisa 30 estou na quarta cartela quando comecei a tomar não estava menstruando na quarta cartela comecei a sangrar pouco mas estou a onze dias é normal.

  3. Taysmara says:

    Estou na minha primeira cartela do anticoncepcional Iumi, mas minha mestruacao desceu antes do término da cartela o que pode ser, será pq o organismo ainda não acostumou?

  4. Patricia says:

    Boa noite, estou tomando o Araceli faz uns 6 meses, pois tive bebe e minha go recomendou por causa da amamentação. Há aproximadamente umas 3 semana esqueci de tomar o comprimido 2 dias seguindo-se, mas tomei logo depois.Logo uns dias após deu um sangramento leve, um borraozinho que foi c o passar dos dias aumentando.Ja faz 2 semana e hj esse escape já está sujando um carefree inteiro, c sangue vivo.
    Tô preocupada, alguém me ajuda

  5. Keila says:

    Boa tarde estou tendo sangramento já tem 20 dias e com dores de cólicas tomando o anticoncepcional …Ontem foi a última pílula e ainda desce ….Será que isso vai parar agora já que acabou a pilula responda por favor 😐já estou cansada de usar absorventes

  6. Nathalia says:

    Tomo anticoncepcional ciclo 21 à 5 meses , e precisei tomar amoxicilina , um dia depois desceu um sangue ralo.
    Ah e nao deixo descer tem 2 meses , continuo tomando anticoncepcional para a pausa ou continuo tomando ??

  7. Patricia says:

    Olá bom dia já tomo ciclo 21 a 10 anos fiz uma pausa de 1 mês agora voltei a toma só que falta 5 comprimidos acabar fico um sagramento pouco e normal continuo tomando até acaba estou preucupada ja é segunda vez mês passado e agora.

  8. Fabi says:

    Ola, estou tomando algum tempo o Qlaira, no início tinha escapes no meio da cartela, mas algo de 2-3 dias onde um absorvente diário era suficiente. Neste mês esqueci de tomar o nº 15 ou 16 (quinta ou sexta-feira) mas no sábado de manhã tomei e regularizei, mas desde sexta-feira estou menstruando, tendo que usar absorvente normal, cólica, e hoje terça- feira continua menstruação e cólica. O que será que aconteceu?

  9. Taynara says:

    Ola boa tarde!
    Há 10 anos tomava o Diane 35 pelo fato de ter ovário policístico.
    Porém começou a me da alergia e troquei pelo Diclin conforme minha ginecologista solicitou.
    Uma semana antes de terminar a primeira cartela do Diclin começou o sangramento forte e com muita dor, saindo as vezes pedaços.
    Sempre menstruei pouco e durante 3 á 4 dias. Porém tem 1 semana e não para nem diminui. Devo me preocupar ?

  10. Natalia says:

    Posso ter relação sexual tendo um escape?

  11. Leila says:

    Olá estou tomando o level a uns 4 meses esse mês desceu um pouco antes de acabar a cartela e depois que acabou continuou descendo isso ja tem mais de uma semana é normal?

  12. Paty says:

    Olá bom dia estou tomando o ciclo 21 ha 6 anos esqueci de tomar quase. Uma semana e agora estou com um corrimento marrom e uns minúsculos pedacinhos de sangue o pode ser alguém pode mim responder

    Por favor

  13. Vitória says:

    Respondam pfv

  14. Vitória says:

    Olá troquei de anticoncepcional e esqueci de tomar dois dias seguidos, mas até então tudo estava normal,porém dez dias depois tive relação sexual e logo em seguida comecei a sangrar um sangramento pouco parecido e escuro, mas continuo então resolvi voltar p o anticoncepcional q tomava antes e já está cm 9 dias e ainda n parou de sangrar.Isso é norma ? voltei a tomar o iume .

  15. Vitória says:

    Olá troquei de anticoncepcional e esqueci de tomar dois dias seguidos, mas até então tudo estava normal,porém dez dias depois tive relação sexual e logo em seguida comecei a sangrar um sangramento pouco parecido e escuro, mas continuo então resolvi voltar p o anticoncepcional q tomava antes e já está cm 9 dias e ainda n parou de sangrar.Isso é norma ?

  16. Aurea Custodio de Araújo says:

    Olá meu nome é Aurea estou terminando a terceira cartela do anteconcepcional começou a sair um sangue tipo borra de café pode ser gravidez

  17. Amanda says:

    Oi eu tomei anticoncepcional no primeiro dia da menstruação minha mesntruacao ficou os seis dias mas depois continuou a sangrar o que deve ser pode ser o remedio ?

  18. Angela says:

    Tô praticamente na mesma situação que vc…

  19. Ingrid says:

    Boa tarde,
    há anos tomo o microvlar e no último mês esqueci as duas últimas pilulas, esperei 7 dias contando os dois dias que esqueci, inclusive, menstruei normalmente, e comecei outra cartela. Agora, no meio dessa cartela que comecei, há dois dias desce essa “borra de café”. Não sinto cólica e nem dor nos seios, só dor de cabeça. O que pode ser isso? pode ser pela desregularização hormonal, gravidez..?

  20. Magada Priscilla says:

    Oi, tomei pílula uns 9 anos, resolvir para, com 8 meses engravidei e com 2 meses de gestacao meu BB não tinha batimentos. Comecei a sangra depois de três dias… por 15 dias sangria,feito menstruação . DEPOIS UMA SEMANA COMPLETA SAINDO BORRA DE CAFÉ….NA OUTRA SEMANA JÁ NÃO SANGRAVA MAS….Comecei tomar anticoncepcional para não mais engravidar…no meio da cartela começou uma borra de café misturada com sangue.

    Termino de tomar toda a cartela?

    É resto do aborto?

    O que eu faço?
    Posso continuar a ter relação sexual?

    Agradeço desde já ! Boa noite

  21. camila says:

    Há duas semanas tive relação sem camisinha
    Quando foi depois de 6 dias desceu um pouco só sujo a calcinha tomo o anticoncepcional cerazzeti. Corro risco de engravidar

  22. Ana says:

    Teve relação ,so tinha tomado dois comprimido e sangrei,e no décimo quarto esquci e teve relação e continuei toma o comprimido e sangrei posso esta grávida

  23. Maria says:

    Estou tomando anticoncepcional pela primeira vez. Estou tomando o Level. Comecei a quartela uma semana antes do meu ciclo menstrual porque quero mudar os dias do ciclo. Porém estou no 7° comprimido e minha menstruação desceu do mesmo jeito. É normal? Devo continuar tomando? Depois que comecei a tomar já tive fortes dores de cabeça, vômito e um dia de piriri. O que devo fazer?

  24. Frigatto says:

    Olá meu primeiro mês tomando o anticoncepcional e eu esqueci de tomar um dia fiquei mais de 12 horas agora está vindo um escorrimento avermelhado pode ser gravidez?

Deixe um comentário