Alimentos que as mulheres devem evitar na TPM

As mulheres são um verdadeiro baú de hormônios e por isso tem as tão conhecidas mudanças de humor. Durante o período menstrual é mais comum essas alterações de estado de espírito. Para que fique mais claro é importante entender que o ciclo menstrual está dividido em três fases que são folicular, ovulação e luteínica.

São essas fases que geram as variações de hormônios que resultam na instabilidade emocional e assim causam a temida TPM (Tensão Pré-Menstrual). Enquanto passa pelo ciclo menstrual a mulher passa por uma flutuação de níveis de hormônios tanto os femininos estrogênio e progesterona como os neurotransmissores como a serotonina.

Esses são os hormônios que quando desequilibrados culminam na TPM, mas esses sintomas podem ser aliviados através da eliminação de alimentos que devem ser evitados. Uma alimentação adequada junto com exercícios físicos pode ser uma excelente forma de evitar essa montanha-russa de emoções.

Ciclo Menstrual do 1° ao 7° dia

É nessa fase que aparecem as cólicas que são causadas pelas contrações uterinas que são feitas para a eliminação do sangue da menstruação. Lembramos que dores muito fortes e persistentes não são normais, procure um médico. Nesse período existem baixas concentrações de estrogênio e progesterona. É comum que as mulheres se sintam mais sensíveis e devido ao sangramento mais sonolentas.Alimentos que as mulheres devem evitar na TPM

Alimentos Que Fazem Bem

Como no início do ciclo as mulheres ficam mais sensíveis e indispostas é importante incluir em sua dieta alimentos ricos em ômega 3 (encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão), pois assim o sistema imunológico é fortalecido reduzindo o estresse. Ingira também alimentos que sejam ricos em ferro como brócolis e beterraba.

Alimentos Que Devem Ser Evitados

Evite alimentos que tornem o trânsito abdominal mais lento ou então que causem fermentação como laticínios (queijos, leite e derivados) e refinados (açúcar, farinha de trigo branca). Evite a automedicação para resolver as cólicas, consulte um médico.



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Ciclo Menstrual do 8° ao 17º

O Que Acontece

A etapa em que os níveis de estrogênio estão no auge, em torno do 14º dia. Nessa fase está acontecendo a ovulação e a mulher engravida com mais facilidade. Não existem sintomas, mas as mulheres costumam se sentir mais bem dispostas. Devido a maior concentração de estrogênio a mulher fica com um humor melhor além de seu apetite sexual aumentar. Todos os sentidos são ampliados.

Alimentos Que Fazem Bem

Um período em que é necessário fortalecer o sistema imunológico, a dica é investir nas hortaliças que possuam magnésio (mineral que ajuda a manter o bom funcionamento dos músculos) como a couve e a rúcula. As frutas vermelhas também são ótimas opções para esse período já que tem vitamina A e C que tem ação antioxidante.

É importante que a sua dieta conte com carboidratos complexos como arroz integral e massas além de cereais. Alimentos que contribuem para o equilíbrio hormonal e que garantem energia por mais tempo além de diminuírem o desejo por comida.

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Alimentos Que Devem Ser Evitados

Nessa fase evite consumir alimentos industrializados, que tenham açúcar em excesso e também bebidas alcoólicas.

Ciclo Menstrual do 18° ao 28°

O Que Acontece

Nesse período ocorre a fase luteínica, a que vem depois da ovulação. A produção de estrogênio diminui e o nível de progesterona é bastante elevado. A função desse hormônio é preparar o útero para a possibilidade de receber um embrião. Quando não há fecundação o útero expulsa o revestimento por meio do processo de menstruação. É essa a fase da TPM que acarreta em sintomas como inchaço, dores de cabeça e a necessidade de comer muitos doces.

Pelo fato de acontecer uma queda do nível de serotonina (que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar) existe uma maior irritação. O mau humor pode aparecer junto com atitudes agressivas.

Alimentos Que Fazem Bem

No período da TPM a retenção de líquidos aumenta consideravelmente de forma que é interessante a mulher investir em alimentos diuréticos como chá verde, abacaxi, limão e melancia entre outros. Esse tipo de alimento ajuda na digestão e reduz o inchaço corporal.

Outra boa opção são os chás amargos como os de boldo, alcachofra entre outros que desintoxicam o organismo além de promover o bom funcionamento do fígado. O chocolate meio amargo também é um aliado, mas é importante que ele tenha 70% de cacau e seja sem lactose. O chocolate estimula a liberação de serotonina que aumenta a sensação de bem-estar. Aposte em 30 gramas diárias.

Alimentos Que Devem Ser Evitados

Durante esse período evite alimentos gordurosos, sal e carne vermelha. É interessante também cortar o açúcar, ele realmente libera endorfina, mas como o efeito é passageiro acaba deixando a pessoa ainda mais irritada.

Cuidando da TPM – Teste

Se você deseja melhorar a sua convivência com a TPM pode fazer um teste de saliva que ajuda a identificar quais são os hormônios com maior oscilação no ciclo menstrual e assim quais são aqueles que provocam os desequilíbrios que originam a TPM. O teste é feito coletando um pouco de saliva, trata-se de um exame bastante simples que pode ajudar bastante a diagnosticar os vilões do seu ciclo menstrual.

TPM Não é Desculpa

Muitas mulheres usam a TPM para justificar as suas variações de humor e a sua irritação. Porém, esse período não é desculpa para tratar mal as pessoas, o que acontece é que muitas mulheres tem problemas emocionais de verdade e se valem dessa fase para descontar as suas tensões nas outras pessoas.

Se a pessoa tem constantes oscilações de humor deve procurar ajuda médica já que não é culpa da TPM. Fazer exames hormonais pode ajudar a detectar se existe algum problema que necessite de acompanhamento psicológico.

Evite Problemas

Quando a TPM é uma fase muito complicada para a mulher é importante que ela avise as pessoas ao seu redor para que todos tenham mais paciência uma vez que ela está bastante irritadiça. Conversar com as pessoas e tentar deixar clara a sua situação é a melhor maneira de evitar problemas. No mais tente seguir as dicas de alimentação e sentir-se o melhor possível.



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Um comentário

  1. Clara says:

    Olá,

    A minha escritora é autora desse texto e disse que foi roubado. Solicito esclarecimentos.

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