Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

Não é novidade para ninguém que os antibióticos cortam o efeito de muitos remédios, inclusive do anticoncepcional. Mas muitas mulheres têm dúvidas se eles também cortam os efeitos das pílulas anticoncepcionais, e a resposta é sim. Isso acontece devido a interação medicamentosa entre os dois.

Por esse motivo, enquanto a mulher estiver fazendo algum tipo de tratamento a base de antibióticos é importante que na hora da relação sexual use outro tipo de preservativo para garantir que nenhuma surpresa aconteça nos próximos nove meses.

O antibiótico pode cortar o efeito do anticoncepcional porque consegue diminuir a concentração de hormônios presentes na pílula que circulam no sangue tornando assim a pílula anticoncepcional ineficaz e oferecendo risco de gravidez. Segundo especialistas, isso acontece porque os antibióticos destroem as bactérias intestinais que são as responsáveis pelas reações enzimáticas que liberam o hormônio estrogênio ativo na corrente sanguínea, justo as que impedem o período fértil.anticoncepcional

É importante ressaltar que qualquer tipo de antibióticos independente do tipo de tratamento, corta o efeito da pílula anticoncepcional. E mais importante ainda, isso também é válido para a pílula do dia seguinte, sendo assim, se você está tomando antibióticos, nada de ter relações sexuais descuidadas porque a pílula do dia seguinte não será eficaz no seu caso, muito cuidado.

Lembrem-se também, mulheres, a pílula anticoncepcional previne a gravidez indesejada, mas não é capaz de combater ou prevenir doenças sexualmente transmissíveis, sendo assim, se conheceu o gato a pouco tempo, não deixe de usar preservativo porque toma pílula anticoncepcional, ela não irá te proteger. Pílulas anticoncepcionais são recomendadas para mulheres com parceiro fixo ou com outros problemas como cólicas e acnes. Se você está apenas curtindo, pode até tomar pílula anticoncepcional, pois é sempre uma segurança, mas a melhor opção não só contra a gravidez, mas para a sua saúde é a camisinha. 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$:1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

374 Comentários

  1. Maria says:

    Continuo tomando o anticoncepcional mesmo tomando o antibiótico ou devo parar?

  2. Natalia says:

    Bom dia estava tomando antibiótico para cistite e tomando o elo pra não igravidar teve relação sexsual,ai hoje cedo tomei o último antibiótico mas minha menstruação desceu corre algum risco de estar grávida

  3. kelly says:

    oii. tomo anticoncepcional todos os dias tive relaçao desprotegida na segunda de manha…. na quarta de manha 48hrs depois percebi que estava com infecçao e tomei antibiótico, depois disso não deixei acontecer mas nada, porque sei que durante o tratamento com antibióticos o efeito da pilula é cortado. posso estar gravida devido a essas 48 hrs???

  4. Larissa Vicalvi says:

    Oi gostaria de saber se o.amticoncepiconal corta.o efeito dos anticoncepicionaia injetável ? Eu tomo depo provera

  5. Sueli says:

    Doutora fiz o uso do antibiotico Cefalexina durante 7 dias, e continuei tomando o Diane 35, mas tive relação desprotegida, corro o risco de ter engravidado?

  6. tomei rocefim 14 vezes durante 1 semana e tomo anticocepçional messigyna injetavel,sera q corro risco de engravidar?
    nao sabia q antibioticos cortavam o efeito do anticocepçional .. tive relaçoes sexual normal sem usar camisinha durante o tratamento do anticocepçional 🙁
    e nao veio minha menstruacão

  7. Vitor says:

    Minha namorada tem uns 4 dias q toma amoxicilina , tivemos relação sexual sem camisinha pedir pra ela ficar sem tomar a amoxicilina por 12 hora pra poder da ela a pilula do dia seguinte..sera que a pilula vai ter efeito?

Deixe um comentário