Anticoncepcional causa infertilidade?

Uma das maiores dúvidas em nosso site é sobre a relação do anticoncepcional e a infertilidade. Muitas mulheres se preocupam por diversos rumores de que, com um uso prolongado, poderão não engravidar quando desejarem ou ficam tensas quando finalizam o uso mas não há gravidez de pronto. E para a tranquilidade das mulheres, a resposta é não. O anticoncepcional não causa infertilidade.

Todos os métodos anticoncepcionais reversíveis vão ajudar a evitar a gravidez, mas apenas enquanto você estiver usando-os. Nenhum deles têm efeitos duradouros sobre a sua capacidade de engravidar quando parar. É por isso que as mulheres que usam a pílula e acidentalmente se esquecem de tomá-la por alguns dias podem ficar grávida naquele mês.

No geral, depois de dois meses que a mulher finaliza o seu uso de contraceptivo já pode engravidar tranquilamente, pois o medicamento já foi posto para fora. Mas é cada vez mais comum que as mulheres que suspendam o uso do medicamento já engravida no primeiro mês, pois o corpo volta a ovular normalmente. 

As lendas em relação à infertilidade surgiram porque na década de 80 os anticoncepcionais eram bem fortes e acabavam criando uma massa no útero, que prejudicava mesmo a fertilidade da mulher por algum tempo. Por isso costuma-se suspender a cada 8 meses ou uso ou um ano para o organismo expelir todo o medicamento e poder respirar. 

Hoje em dia isso não é mais válido. Os hormônios usados são considerados normais, bem estudos e na dosagem exata para privar a ovulação mas não causar danos. Podem haver sangramentos no meio da cartela, mas são totalmente comuns e aceitáveis em um ciclo normal, por isso não há riscos.

O que pode acontecer é que o sistema nervoso da mulher e outros motivos estejam causando a não fertilidade depois de suspender o uso. Para isso, é só relaxar e fazer um exame de rotina para saber se está tudo certo por lá.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

8 Comentários

  1. Lucelia says:

    Ja parei de tomar perlutan ha 1 ano e r meses e ate agora nada. Ja fiz exames de tudo e nada consta afe de hormonios ja fiz e ta tudo bem e pq nao conseguir envravidar ainda. Estou em panico ja

  2. Yasmin says:

    Mas mesmo que vc tenha dito q nao cause infertilidade, é uma coisa q pode acontecer com o tempo? E se ele for de menor dosagem?

  3. Taiane says:

    Menstruei, e depois de 8 dias, niciei uma nova cartela do anticoncepcional, tomei o primeiro comprimido da cartela, e no dia seguinte tive relação e meu parceiro ejaculou dentro, continuei tomando o remédio certinho, e ele acabou na sexta, minha menstruação deveria vim na segunda, ou hoje, e só veio uma borra marrom, será que estou grávida? Estou preocupada

  4. cristiani says:

    Fiz uso de depo-provera por 07 anos, mas parei faz um ano. Desde entao nao consigo engravidar…
    O fato e que quando parei o uso, fiquei sem menstruar por 06 meses.
    Estou preoculpada!!!
    Me ajudem
    Obrigada

  5. luana says:

    parei de tomar anticoncepcional ja fas um ano e ate agora nao engravidei isso e normal.

  6. Evelyn says:

    Minha dúvida não tem haver com o post, mas sim sobre troca de anticoncepcionais. Iniciei outro anticoncepcional (Iumi), hoje e fiz exatamente como manda a bula, pois ontem tomei o último comprimido ativo do anticoncepcional que usava (Adoless). Minha dúvida é: Vou menstruar esse mês? Esse procedimento está correto? Obrigada!!!

Deixe um comentário