Anticoncepcional Mercilon – Benefícios, efeitos e mais

O Anticoncepcional Mercilon é um medicamento fabricado e distribuído pelo laboratório Organon para todo o Brasil. É um medicamento bastante receitado pelos médicos por ser considerado seguro na prevenção da gravidez, além de ter um baixo índice de relatos de aumento de peso.

Os princípios ativos do Anticoncepcional Mercilon são Desogestrel 0,15 mg; etinilestradiol 0,02 mg. Para quem está comprando o medicamento, é importante saber que ele é vendido em duas versões: Anticoncepcional Mercilon e Anticoncepcional Mercilon Conti. O Anticoncepcional Mercilon com apenas este nome é de 21 comprimidos, precisam da pausa de 7 dias. Já a  versão conti vem com 28 medicamentos e não precisa da pausa. Mas ambos possuem a mesma fórmula, apenas com dosagens hormonais diferentes.

Anticoncepcional Mercilon

Benefícios do Anticoncepcional Mercilon

Prevenção de espinhas

Diminuição do fluxo menstrual

Diminuição dos sintomas da TPM (cólicas, dores de cabeça, etc.)

Regularização do fluxo menstrual

Efeitos colaterais do Anticoncepcional Mercilon

Trato geniturinário

Sangramento intermenstrual

Alterações na secreção cervical,

Aumento no tamanho dos fibromiomas uterinos

Agravamento de endometriose 26 I

Infecções vaginais,

Sensibilidade, dor, aumento, secreção nas mamas

Náusea e vômito

Tromboses

Aumento da pressão arterial

Desconforto da córnea quando em uso de lentes de contato.

Alterações do humor

Retenção de líquidos

Redução da tolerância à glicose

Variação do peso corporal, para mais ou para menos

Como tomar o Anticoncepcional Mercilon

Cada cartela vem com exatamente 21 comprimidos que devem ser ingeridos todos os dias aproximadamente no mesmo horário até o final da cartela. Deve haver um atraso ou adiantamento de no máximo 3 horas entre a ingestão de cada comprimido em seu horário normal. Tome o primeiro comprimido no primeiro dia de sua menstruação e siga tomando até o fim da cartela. Sempre realize uma pausa de sete dias e inicie uma nova cartela no 8º dia. Dentro do período de pausa deverá ocorrer o sangramento por privação.

Contra indicações do Anticoncepcional Mercilon

História atual ou anterior de coágulo sanguíneo: em particular situações relacionadas com trombose

História atual ou anterior de acidente vascular cerebral (causado por um coágulo sanguíneo ou por ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro)

História atual ou anterior que possa ser um primeiro sinal de ataque cardíaco (tal como angina de peito ou dor no peito) ou acidente vascular cerebral (tal como acidente isquêmico transitório ou um pequeno acidente vascular cerebral reversível)

Se possui antecedentes de enxaqueca acompanhada de, por ex., alterações visuais, alteração da fala ou fraqueza ou dormência em qualquer parte do seu corpo

História atual ou anterior de diabetes mellitus com deterioração de vasos sanguíneos

História atual ou anterior de pancreatite (uma inflamação do pâncreas) associada a níveis elevados de substâncias gordas no sangue

Se possui icterícia (apele amarelada) ou doença grave do fígado

História atual ou anterior de câncer pode se desenvolver por influência de hormônios sexuais (da mama ou dos órgãos genitais)

História atual ou anterior de câncer benigno ou maligno do fígado

Se possui qualquer hemorragia vaginal de causa desconhecida

Gravidez ou suspeita de gravidez

Se estiver amamentando

Se é hipersensível (alérgica) ao etinilestradiol, ao gestodeno ou a qualquer outro componente de Minigeste

Bula do Anticoncepcional Mercilon

Para ter acesso a bula do anticoncepcional Mercilon, baixe o arquivo em pdf:

Bula Mercilon

 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

203 Comentários

  1. Josineia says:

    Olá tenho polimicrocisto e quero engravidar será q tomando o mecilon Curt eu consigo?

    • Lisana Pontes says:

      Primeiro vc deve tratar a síndrome para depois tentar a gravidez. O Mercilon pode sim, tratar. Mas, procure um médico. Ele irá prescrever o medicamento mais adequado.

  2. Elaine says:

    Bom dia inicie a 4 meses o uso do Mercilon Conti e tem.um mês que mudei para o Mercilon de 21 comprodos, corro algum risco? Pq as cartelas possuem uma pequena diferença nas taxas hormonais né…

  3. Francielle says:

    Bom dia, tenho 18 anos vou começar a tomar o mercilon conti esse mês ainda quero saber se ele diminui as espinhas e se da aumento de pesos e se da sono?

    • Lisana Pontes says:

      É difícil prever os efeitos q cada organismo apresentará, ou não. Todos os anticoncepcionais apresentam diversos efeitos colaterais, que são mais latentes durante as primeiras cartelas. Com o uso, esse efeitos amenizam, até mesmo somem.

  4. gabriela says:

    Olá, tomo mercilon conti ha 2 anos e parei de tomar a 1 mês pois quero engravidar. É possivel eu ja estar gravida ou sera dificil ?

    • Lisana Pontes says:

      è possível sim, depende do seu organismo. Não há provas científicas de que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais interfira na fertilidade da mulher.

    • thays says:

      tomei Mercilon por 8 anos tinha medo de ter que fazer tratamento para engravidar pois sempre escutei que isso interferia ,parei de tomar no começo de junho e engravidei no final de Junho de gêmeos!!!

  5. Mayra says:

    Boa noite, tomo o mercilon inciei a cartela e.no 5° comprimido parei por indicação do meu nutricionista, porém hoje 3 dias depois.minha menstruação veio, é normal ou devo me preocupar?

  6. Aline says:

    Boa noite! Gostaria de saber de contraceptivo mercilon é bom prá pele,cabelos e varizes

  7. Danielli Borges says:

    Olaaaa uma duvidaaa…

    ja tem 2 anos e 4 mese que parei de tomar o mercilon conti. Porem ainda nao engravidei… Isso eh normal…. ?
    Ja fui no medico fiz exames e esta tudo certo comigo e com meu esposo…

    Sera que ainda pode ter remédio ainda no meu corpo sendo que tomei ele por 4 anos?

    Grata

    • Site Anticoncepcionais says:

      Muitos fatores contribuem para uma não gravidez, sendo em especial o estresse quando se quer muito engravidar. Se fez um check e está tudo ok e suspendeu o medicamento, melhor esperar que vai dar tudo certo e ir tentando

  8. Joice says:

    Eu esqueci de tomar o remédio por 2 dias o que faço no terceiro dia????

  9. Luíza says:

    Oi, tomo mercilon conti e no mês passado decidi parar de tomar pq não estava mais me adaptando, sentia uma tpm muito forte. Porém eu não tomei os ultimos dois comprimidos amarelos e tive relação sexual nesse período, menstruada e sem proteção. E agora minha mentruação está atrasada, corro risco de estar grávida ou é normal esse atraso mesmo??? Obrigada

  10. Chayeni says:

    Acabou minha 1° cartela de mercilon e já é o 3° dia e não menstruo sangue vivo e sim borra de café é normal ou posso estar grávida?

  11. Mary says:

    Vou viajar no mês de Janeiro, ou seja daqui dois meses praticamente, e queria tomar pilula para não menstruar durante a viagem… Mercilon de 28 comp seria uma boa escolha? obrigada!

  12. Pamella says:

    Ola! Comesei a usar mercilon contin a 5 dias. Estou sentindo uma pressao forte nuca e tonteira. Fora a pressao que ta caindo. Isso é normal

  13. Elaine says:

    Posso tomar o mercilon Amamentando?

  14. Samatha says:

    olá,tomo o anticoncepcional Mercilon conti há 3 meses para controlar as espinhas e acertar o ciclo menstrual(meu médico indicou para isso pois ainda sou virgem)mas tenho 13 anos com um corpo basicamente formado mas não tenho “curvas” na cintura,esse anticoncepcional pode fazer meu corpo não se desenvolver?

  15. Mikaelle says:

    Boa noite !!!
    Tomo Mercilon Conti 28 comprimidos (sem pausa) tive alguns esquecimentos mais ja tomo a 3 anos e sempre esqueço. Acabei a cartela e não menstruei, estou preocupada mais mesmo assim iniciei a nova cartela sem nenhuma pausa. Tenho chances de estar grávida?

    O

  16. Daniela says:

    bom dia meninas!

    Algumas de vocês que tomam mercilon, teve alguma problema relacionado com a perda da líbido?

    tenho tomado uma a pílula chama Mínima, e depois que iniciei a cartela, nunca mais tive vontade de namorar!

    • Site Anticoncepcionais says:

      A diminuição do libido é um dos efeitos colaterais do medicamento mais comuns, previsto na bula.
      Infelizmente não há como prever quem vai sentir ou não, apenas tomando para saber como seu organismo vai reagir ao medicamento.

  17. Ana Teresa says:

    Olá!
    Tomo Mercilon de 21 comprimidos.
    Acabei a segunda cartela à cinco dias e a menstruação ainda não desceu, apesar de sentir dor na região. Devo tomar a nova cartela normalmente? Sempre tomei dentro do mesmo horário.
    Tenho namorado e não usamos camisinha.

    • Site Anticoncepcionais says:

      Atrasos ou adiantamentos do sangramento na pausa do medicamento são bem comuns e podem não ser sinal de gravidez.
      Diversos fatores causam o atraso, incluindo apenas estresse.
      Se for um atraso superior a 10 dias, faça um teste de gravidez antes de começar uma nova cartela.

  18. Taliane says:

    Olá, tomo mercilon conti já tem 4 meses e a partir do primeiro dia que comecei a tomar percebi que estou teno efeito colaterais muitas dores abdominais enjôos dor na regiao a baixo do umbigo ,e muitas espinhas , pode ser reacao alérgica??

  19. Rubia says:

    Estou tomando Mercilon Conti há quase 3 meses, nunca tomei anticoncepcional antes. Eu tinha muitas cólicas e com o uso do remédio diminuíram, porém tenho fortes enjôos e até dores abdominais, além de alterações de humor e diminuição da libido. Gostaria de saber se o efeito vai passar ? Quando acabar a cartela do Merciln Conti posso iniciar um novo anticoncepcional? Estarei protegida caso faça isso?

  20. Simone says:

    Olá, tomo mercilon Conti para diminuir o fluxo,só que fico sangrando praticamente p mês todo,sem falar nas forte dores que sinto de cabeça, pq?

  21. Raquel says:

    Ola perdi minha cartela no segundo comprimido verde e é minha primeira cartela, e ja veio minha menstruaçao tem problema eu fazer 7 dias de pausa e começar outro anticoncepicional? Pois descobri que tenho SOP e terei que trocar o anti.
    Posso considerar esses 7 dias que faltaram eu tomar pq perdi a cartela e após começar a tomar outro de 21 cp?

  22. Adriely says:

    Olá, estou tomando Mercilon Conti, tomei todos os comprimidos brancos, porém qndo chegou o dia de tomar os verdes que são os de ordem 22 e 23 da cartela eu acabei me confundindo e tomando primeiro os últimos 28, 27 e 26.. Hj percebi o erro.. E agora o que faço? Tomo o último amarelo e depois começo outra cartela?

  23. Alda says:

    Boa noite estou preocupada , tomo o remédio mercelon cont a um ano e tive um problema veio minha mestruacao nas pilulas brancas. Mais continuei a tomar o remédio quando foi embora tive relação depois voltou de novo o sangue . tenho risco de estar grávida???? Agora foi embora de novo não veio mais , não to tomando o remédio ainda ta na pílula branca oq eu Fasso ???

  24. Niccole says:

    Olá, esse mês de junho passei 21 dias menstruada, mas com pouco fluxo, fui a ginecologista e ela informou que estou com problemas hormonais devido o anticoncepcional Mercilon Conti, já o tomo a 2 anos e minha menstruação sempre veio regular e eu dou a pausa de 7 dias. Gostaria de saber se nesses 2 anos eu errei dando a pausa e q por isso veio a desregulamentação ou acontece mesmo se tomar no período prolongado ??!! Ah!! Ela também pediu para q eu terminasse essa cartela e desse uma pausa de 1 mês, há essa necessidade mesmo? Desde já obrigada!!!

  25. Kelly says:

    Gostaria de saber se mercilon Conti serve para interromper a menstruação. Pois pedi um anticoncepcional para interromper a minha menstruação. Mas ao ler a bula verifiquei que após as pílulas branca ocorre a menstruação, então fiquei confusa se de fato interrompe ou não a menstruação.

  26. Tayná says:

    Olá!
    Estava tomando o anticoncepcional Mercilon e não deu pausa já emendei com o Mercilon Conti, tem algum problema?

  27. Ana says:

    Ola. Estou no primeiro mês do Mercilon e tive relacao no 4 dia que eu comecei a tomar, posso engravidar?

    • Site Anticoncepcionais says:

      Se toma corretamente, sem riscos de gravidez desde o primeiro dia de uso.
      Mas continue tomando assim sempre, mantendo o horário e todos os dias no caso de contraceptivo oral. Não perca a data da injeção se usa desta forma.

  28. Fernanda says:

    Nunca tomei anticoncepcional. Como forma preparatória para um procedimento de fertilizaço, iniciei o mercilon. Ocorre que já faz 10 dias que o fluxo não interrompe, apesar de ter diminuído. Além disso, estou totalmente despirocada. Meu sistema nervoso está totalmente fora do controle. Isso ê normal e passa? Obrigada

Deixe um comentário