Anticoncepcional Primera 20 – Benefícios, efeitos e mais

O Anticoncepcional Primera 20 é um contraceptivo oral de baixa dosagem que combina os hormônios sintéticos desogestrel (progestogênio) e etinilestradiol (estrogênio). Por ser uma pílula moderna, o Primera 20 é muito utilizado por mulheres que desejam prevenir a gravidez com eficácia, e por possuir poucos efeitos colaterais este anticoncepcional vem ganhando espaço no mercado. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Primera 20.

Benefícios do anticoncepcional Primera 20

  • Prevenção da gravidez;
  • Regularização do fluxo menstrual;
  • Diminuição dos efeitos da TPM (cólicas, enjoos, dores de cabeça e nas mamas, etc);

Efeitos colaterais do anticoncepcional Primera 20

  • Sangramento desregulado;Anticoncepcional Primera 20 - Benefícios, efeitos e mais
  • Amenorreia (ausência de sangramento);
  • Agravamento de endometriose;
  • Infecções vaginais, como a candidíase;
  • Sensibilidade, dor, aumento e secreção nas mamas;
  • Náusea, vômito;
  • Tromboses, aumento da pressão arterial;
  • Desconforto da córnea quando em uso de lentes de contato;
  • Cefaleia, enxaqueca, alterações do humor;
  • Retenção de líquidos, redução da tolerância à glicose, alteração do peso corporal;
  • Irritação na pele, cloasma, eritema nodoso e erupção;

Como tomar o anticoncepcional Primera 20

O primeiro comprimido da primeira cartela deverá ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Isso também é aplicável quando houver troca de um outro anticoncepcional oral. Um comprimido é tomado diariamente no mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias, seguindo-se de uma pausa de 7 dias, neste período deverá haver sangramento. Cada cartela seguinte será iniciada após o término dessa pausa de 7 dias.

Contra-indicações do anticoncepcional Primera 20

  • O produto é contra-indicado durante a gravidez ou quando houver suspeita de gravidez;
  • Distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares, por exemplo, tromboflebites, processos tromboembólicos, ou antecedentes dessas condições;
  • Hipertensão grave;
  • Distúrbios hepáticos importantes ou antecedentes dessas condições, caso os resultados dos testes de função hepática não tenham retornado ao normal; icterícia colestática, antecedentes de icterícia na gravidez ou durante o uso de esteróides;
  • Síndrome de Rotor e de Dubi-Johnson;
  • Presença ou suspeita de tumores estrogênio-dependentes;
  • Hiperplasia endometrial;
  • Sangramento vaginal sem diagnóstico;
  • Porfiria;
  • Hiperlipoproteinemia, especialmente em presença de outros fatores de risco que predisponham a doenças cardiovasculares. Um histórico de prurido intenso ou herpes gestacional durante a gravidez, ou com uso prévio de esteróides.

Bula do anticoncepcional Primera 20

Para visualizar a bula do medicamento, baixe o arquivo em pdf:

Bula Primera 20

Composição do anticoncepcional Primera 20

Cada comprimido de Primera 20 contém 0,15mg (150mcg) de desogestrel e 0,02mg (20mcg) de etinilestradiol.

Preços – Quanto custa o anticoncepcional Primera 20

Cada caixa do anticoncepcional Primera 20 custa cerca de R$20,00 e pode ser encontrado com muita facilidade em farmácias e drogarias de todo o Brasil.

Dúvidas e relatos sobre o anticoncepcional Primera 20

Fique à vontade para utilizar o espaço de comentários para expor suas dúvidas e relatar experiências sobre o anticoncepcional Primera 20, responderemos assim que possível.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.104 Comentários

  1. Franciele says:

    É vdd que o primera 20 tira o nibido?

  2. Crystiana says:

    Oi iniciei a alguns dias a tomar primera 20 porém tomei no 2 dia da menstruação por não ter encontrado o remédio será que se eu fizer sexo desprotegida posso correr risco de engravidar

  3. Jaqueline says:

    tomo primeira a 20 ha 5 anos, nunca tive problemas, so que de uns meses pra cá tenho tido enjoos quando tomo, sera que esta na hora de trocar por outro anticoncepcional ?

    • Lisana Pontes says:

      Não existe prazo de validade para uso de anticoncepcional. Pode ser efeito colateral tardio. Vc Pode pedir ao médico para mudar a medicação na tentativa de não sentir efeitos colaterais, mas isso n quer dizer q vc precise mudar.

  4. Dany says:

    Bom dia..
    No intervalo de sete dias sem tomar o anticoncepcional,pode ter relação sem camisinha?

  5. Amanda says:

    Parei de tomar o primeira 20 por um mês, esperei minha menstruação descer e voltei a tomar de novo. Quando irei poder ter relação novamente ? ou ja posso ?

  6. Monique says:

    Estou tomando o primera 20 há cinco dias e venho tendo enjôo após, mais ou menos, 4 horas do uso. Existe uma estimativa de quando esse enjôo pode parar? Devo persistir no uso e esperar o organismo acostumar? Muito obrigada!

  7. lurrégia says:

    Já começei errado , começei a tomar o primera 20 mês passado ,e depois da minha menstruação ter acabado , daí tudo bem , segunda feira passada tive uns sagramento bem parecido com a menstruação porém muito pouco e bem escurecido como vem escrito na bula , acabei a cartela na segunda mesmo e dei a pausa dos 7 dias , porém estou agoniada não sei se o corrimento foi a menstruação ou não e quando devo voltar a tomar o rémedio

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  8. Deborah says:

    Boa tarde, já fiz uso do Primera 20 porém havia parado e agora quero voltar, minha menstruação desceu ontem á noite, então tudo bem iniciar a nova cartela hoje apesar de teoricamente ser o segundo dia da menstruação?

    • Lisana Pontes says:

      O mais indicado é no primeiro dia da menstruação.

      • Deborah says:

        Sim, mas como foi ontem a noite que desceu, só pude comprar o remédio hoje. Sei que geralmente a partir do 15 comprimido, já estamos seguras, mas nesse caso, com quanto tempo posso ter certeza de estar protegida?

      • Lisana Pontes says:

        A partir do 15° comprimido, você pode ter relações sem camisinha. E pode tomar o anticoncepcional no 2 dia da menstruação.

      • Lisana Pontes says:

        Vc pode tomar a primeira pílula durante as primeiras 24 horas da menstruação (equivale o primeiro dia). Só tenha relações desprotegidas a partir da terceira semana de uso.

  9. Luciana Santos says:

    O Anticoncepcional Primera 20 melhora na Falta de Libido tenho 26 anos fico com falta de libido quero q meu libido volta, se resolve durante quanto tempo de comprimido ja começa o resultado comecei a tomar ñ tem 1 mês obrigada e quanto a acne quanto tempo tbm começa a fazer resultado? Obrigada

    • Lisana Pontes says:

      Dentre os diversos efeitos colaterais que os anticoncepcionais podem causar, alterações na libido é um deles. É preciso ir ao médico para que ele prescreva uma medicação mais adequada para melhorar a acne. Se esse foi o prescrito por seu médico, você deve notar melhora em até 90 dias.

  10. Luciana Santos says:

    Comecei a tomar Primera 20 q a minha médica passou so q eu tomei o primeiro comprimido no 5 dia da minha menstruação tem algum problema? Ou se eu posso tomar o segundo mês no primeiro dia da menstruação… Bjos Obrigada….

    • Lisana Pontes says:

      Sim. O medicamento tem que ser tomado no primeiro dia da menstruação. Quem inicia a primeira cartela no 5° dia da menstruação, com os anticoncepcionais de hoje, não há garantias de proteção. Iniciando a primeira cartela no 5° dia do ciclo não haverá garantia alguma de que nessa primeira cartela a eficácia contraceptiva seja completa.

  11. jailson says:

    Minha namorada toma primera 20 a um ano e quatro meses, sempre tomou correto. Infelizmente por causa dos nossos horarios esse mês ela acabou tomando o remédio fora uma hora depois do horario que deveria por uns 6 dia dentre todo o mês, e um dia que ela acabou ficando sem tomar e tomou só de manhã no outro dia. Agora chegou a hora de menstruar as colicas vieram num dia e agora não tem mais nada, a menstruação esta atrasada e estamos muito preocupados. Nós sempre mantemos relações sexuais sem camisinha e com ejaculação dentro.

    • Lisana Pontes says:

      Tomando até 12 horas do horário habitual, não apresenta risco de gravidez. A desregularização do anticoncepcional, pode ser efeito colateral.

  12. Raquel says:

    comecei a tomar o primera20 dia 20/12/16 dai imendei 1 cartela ai mestruei hoje dia 03/02/2017 ai eu tenho q dar uma pausa de quantos dias pra começar a tomar de novo?

  13. camila says:

    Boa tarde, tomo o primera 20 e comecei a emendar por 6 meses (essa é a primeira vez que emendo por 6, antes emendava por 3. Tudo com autorização da minha médica). Mantenho relações sexuais diariamente, sem camisinha, mas ele não goza dentro (só as vezes). Hoje estou passando muito mal, com náuseas e muito sangramento, como se fosse menstruação, mas ainda faltam 9 dias para as pílulas acabarem e eu fazer a pausa. Corro risco de estar grávida? O que pode ser?

    • Lisana Pontes says:

      Teoricamente não. Se você toma o anticoncepcional corretamente não corre o risco de ficar grávida. É normal. Os anticoncepcionais orais apresentam diversos efeitos colaterais.

  14. suelen says:

    Boa tarde, tomo primera 20 faz 1 mês. No domingo agora, um dia antes de eu começar a 2 cartela, tive relações com camisinha (primeira vez). Na segunda e em diante estou tomando o anti normal. Ontem (17/01) tive relações novamente, 1 com camisinha, e 1 sem (porém, ele não gozou). Continuo tomando o anti normalmente. Corro algum risco?

  15. Bzinha says:

    Tomava o primeira 20, a quase 2 anos,derrepente comecei a passar mal depois que tomava ele sentia vontade de vomita e muita azia ? Por que isso aconteceu depois de tanto tempo de uso ?

    • Lisana Pontes says:

      Pode ser efeito colateral da medicação. Pois, cada organismo responde ao tratamento com anticoncepcionais de maneira pessoal. Você pode ter adquerido com o passar do tempo, antes de parar com a medicação, procure o seu médico.

  16. Tati says:

    Minha menstruação desceu dia 27/12/16, onde iniciei o uso do anticoncepcional Primera 20. Desde então, minha menstruação não diminuiu. Mas até agora..dia 08/01/17 estou com pequenos sangramentos quando vou ao banheiro e me limpo, não sei se é algo normal..estou no décimo segundo comprimido da primeira cartela e isso não para. Posso seguir com o uso do anticoncepcional normalmente? Tomo todos os dias exatamente no mesmo horário.

  17. L says:

    O primera 20 pode controlar o fluxo menstrual a partir da 3 pílula? Comecei esse mês e já estou no quarto dia da menstruação, porém ela enche o absorvente, mas não me obriga a trocá-lo. Posso estar com algum problema?

  18. rafaela says:

    A muito tempo eu tomava o ciclo 21 esse foi o meu primeiro anticoncepcional,depois disso não tomei mais nenhum . To com suspeita que eu possa estar gravida,ontem a noite uma amiga minha me deu um comprido pra mim tomar do primeira 20. De acordo com isso eu deveria a passar tomar agora direitamente.?

  19. Renata says:

    Bom Dia

    Eu tomo no 7º dia depois da pausa em vez do 8º tem algum problema ?

  20. Ecilene says:

    Antes eu tomava ciclo 21 só que agora meu médico me passou o primeira 20,pois minha menstruação veio hoje td bem devo começar hoje. Gostaria de saber se no mês seguinte devo começa no quinto dia da minha menstruação? Pq dura uns 3 dias pra minha menstruação descer e dura 5 dias menstruada, como faço pra começar a cartela seguinte?

    • Lisana Pontes says:

      O primera 20 vem com 21 comprimidos, vc eve tomar os 21 dias consecutivos e dar pausa de sete dias, independente da menstruação, iniciar uma nova cartela no oitavo dia da pausa.

  21. Priscila says:

    Boa tarde!

    Eu usava o anticoncepcional Selene, passei no médio para realizar a troca, médica me passou o primeira 20, estou na terceira cartela.Quanto tempo preciso ficar tomando o remédio para ter confiança para ter relação sem preservativo?

  22. ewellyn says:

    pretendo engravidar e já tomo primera 20
    a 3 anos e 5 meses
    vou parar a medicação
    quanto tempo posso levar para conseguir engravidar??

    • Lisana Pontes says:

      Normalmente, casais saudáveis, levam de seis meses a um ano para engravidar. Mas, nada impede q ocorra uma gestação antes desse prazo, depende do seu organismo.

  23. Ariane says:

    Boa noite tomo o primera 20 no início do mês e sempre minha menstruação vem no fim do mês e até agora não veio o que devo fazer?

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma corretamente, a ausência de sangramento é um efeito colateral da medicação. Independente a menstruação vc deve iniciar a nova cartela no dia correto.

  24. Thalyta says:

    Boa noite eu tomava outro anticoncepcional mes passado ja passei os 7 dias minha menstruação nao derceu ainda posso tomar o primeira 20 normalsem nenhum problema. vi que o outro anticoncepcional causou algumas coisa numa pessoa e fiquei com medo posso mudar pro primeira 20 quando minha menstruação desce

  25. rafaela says:

    Obrigada!

  26. rafaela says:

    Boa noite,tomo o primera 20 já fazem 7 anos,tomei minha ultima cartela,no 3 dia minha menstruaçao desceu normal,só que eu não inicieis uma nova cartela no 8 dia,já se passaram 23 dias do meu ciclo sem tomar o remédio,hoje minha menstruarão desceu,queria começar uma nova cartela,como eu faço?tomo nesse primeiro dia da menstruarão?ou não?

  27. Gi says:

    Tomo o primera 20 há 3 semanas, mas na primeira semana tive relação desprotegida. Posso correr o risco de engravidar ? O que devo fazer ?

  28. gisele says:

    Bom dia. Tomo o primera 20 há nove anos e me dou superbem, sem nenhum problema. Não pretendo ter filho. Preciso parar por um tempo para dar um “descanso” ao organismo ou posso tomar até entrar na menopausa. Tenho 34 anos.

  29. Keite says:

    Eu comecei tomar primeira20 faz pouco tempo,
    E tomo por conta de um cisto no ovário e regularizar a menstruação. Eu queria mudar, e queria saber se causa alguma coisa??

Deixe um comentário