Anticoncepcional Selene – Benefícios, efeitos e mais

O anticoncepcional Selene está entre os preferidos das mulheres. É um medicamento indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos produzidos pelo organismo feminino, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e síndrome de ovários policísticos (SOP). Além de cumprir sua função perfeitamente, também previne a gravidez indesejada.

Benefícios do anticoncepcional Selene

  • Prevenir a gravidez;
  • Tratar a acne;
  • Distúrbios hormonais e menstruais;
  • Seborréia;
  • Hirutismo;
  • Perda de peso;
  • Tratar síndrome de ovários policísticos;
  • Controle de oleosidade da pele e cabelo;

 Efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

  • Dores de cabeça;
  • Sinusite;
  • Enxaqueca;
  • Enjôo;
  • Manchas escuras no rosto;
  • Menstruação adiantadaanticoncepcional-selene

Como tomar o anticoncepcional Selene

Cada cartela de Selene possui 21 comprimidos que deve ser iniciado no primeiro dia de menstruação (primeiras 24 horas de sangramento), sendo ingerido um comprimido por dia, durante 21 dias consecutivos, de preferência no mesmo horário. Após o término da cartela, deverá haver uma pausa de 7 dias sem medicação. Durante a pausa, deverá  ocorrer a menstruação ou um sangramento semelhante. Uma nova cartela de Selene deverá ser iniciada no oitavo dia da pausa, de acordo ao tratamento prescrito por seu médico. 

Embora o Selene também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes. Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o Selene não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral.

Contra-indicações do anticoncepcional Selene

O anticoncepcional Selene é contra-indicado durante a gravidez; período de lactação; alterações graves da função hepática; antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave; síndrome de Dubin-Johnson e de Rotor; tumores hepáticos (atuais ou já tratados); processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos (por exemplo: acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio); anemia falciforme; carcinoma de mama ou de endométrio, tratados ou atuais; diabetes grave com alterações vasculares; alterações do metabolismo lipídico; antecedentes de herpes gravídico; otosclerose agravada durante gestações precedentes.

Composição anticoncepcional Selene

Cada comprimido de selene contém: 0,035 mg de etinilestradiol e 2,0mh de acetato de ciproterona.

Os excipientes são: amido, croscarmelose sódica, povidona, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, goma laca, macrogol, talco, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio.

Bula

Para visualizar a bula, com todas as informações sobre o Selene,  clique no link abaixo e acesse o arquivo em PDF:

Bula Selene

Quais são os preços do anticoncepcional Selene?

O selene pode ser encontrado facilmente em farmácias físicas ou virtuais, com preços que variam entre R$ 18,50 a R$ 43,00.

Dúvidas e relatos sobre o uso do anticoncepcional Selene

Gostaria de tirar as suas dúvidas ou relatar algo sobre o anticoncepcional? Deixe um comentário nos informando a sua dúvida para que possamos tirá-las ou conte-nos a sua experiência.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

3.494 Comentários

  1. Jessia says:

    Tomo anticoncepcional a dois anos direto. Parei de tomar o anticoncepcional dia 26 de fevereiro, sempre menstruo cinco dias após a pausa. Tive relações no dia 19 de março sem preservativo, mas ele não lembra se gozou dentro ou não. Qual a chance de estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      A chance existe. Esse processo é biológico, não tenho como te dar exatidão em números. Mas, normalmente uma mulher que deixa de tomar anticoncepcional (dps de 2 anos) pode levar de 6 meses a um ano para conseguir engravidar.

  2. Gislene says:

    Posso emendar as cartelas para não descer a menstruação

  3. cristielle says:

    Olá nunca tomei anticoncepcional vou tomar o selene porém sinto muitas cólicas , posso tomar remédio de dor? E o selene? pode corta o efeito?.

    • Lisana Pontes says:

      Cada organismo responde ao tratamento com anticoncepcionais de maneira particular. Aconselho procurar um médico para prescrever a medicação correta.

  4. Aline says:

    Olá boa noite!! Estou na minha terceira cartela, porém, sinto dores de cabeça, enjôo, mau estar, devo trocar de remédio ou é necessário esperar mais um tempo?

    Obrigada..

    Abraços

  5. Maiane santos says:

    Tenho ovário policistico quando tomo o anticoncepcional selene sinto umas dores no pé da barriga isso é normal

  6. Maria says:

    Comecei a tomar Selene esse mês já estou no 19 dia e estou tendo tipo corrimentos escuros é normal ? Pois nunca tomei antes anticoncepcional?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Escape, assim como outros sintomas descritos na bula, é um efeito colateral da medicação, que costuma ocorrer durante os primeiros meses de uso do anticoncepcional, fase em que o organismo está se adaptando a medicação.

  7. Adrielle says:

    Ola, boa tarde!
    Eu gostaria de tirar uma dúvida.
    Vou começar a tomar o selene, só que me indicaram que eu tomasse quando minha menstruação descesse só que no terceiro dia de menstruação. É certo? Tem algum problema? Obrigada!

    • Lisana Pontes says:

      O melhor dia para começar a tomar a primeira cartela é no primeiro dia da menstruação, ou seja nas primeiras 24 horas do sangramento. Por exemplo, se você ficar menstruada por volta das 22 horas, nada de desespero se não tiver a cartela do anticoncepcional na mão, você poderá iniciar a cartela até as 22 horas do dia seguinte. Iniciar a primeira cartela no primeiro dia da menstruação irá ajudar na regularidade do ciclo menstrual.

  8. Sibeli says:

    Gostaria de saber se o selene engorda?

  9. Rafaella says:

    Oi o Selene deixa os seios doloridos e inchado por causa do hormônio ? Tomei a cartela certa , me desceu na pausa dos 7 dias porém depois que acabou meus seios estão inchados e dolorido .. queria saber se é normal ?

  10. Aline says:

    Olá comecei a tomar o Selene no mês de fevereiro minha pausa pro remédio começa hoje tive relações sem camisinha com meu noivo durante o mês tenho chances de engravidar.?

  11. Priscilla says:

    Tenho escapes com colicas varias vezes parei a cartela parar decer porem so tive um sangramento rosa por menos de a hora posso estar gravida

    • Lisana Pontes says:

      Se você toma corretamente, não há risco de gravidez. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional.

  12. ligiane says:

    posso tomar o selene no decimo dia?

    • Lisana Pontes says:

      Teoricamente, você pode iniciar cartela em qualquer dia do ciclo, estando ou não menstruada. Mas, você precisa ter certeza que não está grávida e fica ciente de que iniciar a cartela em dia diferente do primeiro dia da menstruação, pode causar irregularidades no ciclo durante os primeiros meses.
      Importante: Sempre use camisinha durante o uso da primeira cartela do anticoncepcional.

  13. Helem says:

    Com quanto tempo de uso do anticoncepcional eu posso ter relaçao sem camisinha?

  14. Nayra says:

    tem algum problema tomar contraceptivo e o comprimido junto?
    a injeção é mais segura mas o selene me ajudou nas acnes e no ganho de peso

  15. Luana santos says:

    Tomo anticoncepcional sempre as 10 horas da noite , tive relação às 11 horas da noite e só lembrei de tomar o anticoncepcional durante o ato, uns 15 minutos antes da ejaculação. Será que estou protegida? Caso o corpo nao tenha absorvido o remédio a tempo, eu ja estava protegida ou posso engravidar?

  16. Vania says:

    Olá emendei cartela de Selene três meses esqueci 7 dias mas n seguidos ,dei pausa e como era pra vir tive relacao desprotegida tres dias , ja faz 26 dias e n desceu fiz um teste deu negativo o que deve ser será?

  17. keila says:

    Se a menstruação vim durante o anticoncecional e na pausa de 7 dias não descer é normal ?

  18. Michelle says:

    Olá, minha menstruação é só 5 dias. Gostaria de saber se tenho que tomar a pílula só no 7 dias ou passo voltar a tomar quando parar descer

  19. Ane says:

    Estava tomando selene com o primeiro dia tomando no segundo tive relação e no dia seguinte tive corrimento rosado e com uma borra de café já faz 10 dias que estou tendo sangramento com corrimento amarronzado tô preocupada pois hoje já venho um sangue com com coagulação no xixi e tô tendo cólica fraca o que pode ser???

  20. Luana says:

    Eu tomo o selenevai fazer 1 mês, e sempre que termino a cartela a minha menstruação demora 5 dias pra vir. Isso é normal?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  21. Amanda says:

    Olá! Se eu tomar o Selene nos dias de pausa a menstruação não irá descer ?

  22. Samira says:

    Estou na pausa dos sete dias, tive relação sem camisinha, devo tomar a pilula do dia seguinte ou ele proteje esses dias

  23. Geovana says:

    Comecei a tomar ele indicado pela minha médica devido ao excesso de espinhas na época d tpm,uso a uns 8 meses,posso continuar usando normalmente p evitar aparecimento de espinhas, ou seria bom trocar? Vejo muitos comentários sobre que o uso contínuo pode causar trombose e queria saber se é verdade.

    • Lisana Pontes says:

      Cada organismo responde ao tratamento com anticoncepcionais de maneira particular. Podendo ou não ocorrer os efeitos colaterais, sendo impossível prever.

  24. joicy says:

    Olá. Quero saber se posso tomar o Selena sempre no primeiro dia da menstruação em qual querida q ela vim, eu so menstruo com noite dias depois q termino a cartela. E assim q tomo dura so tres dias no mmáximo.Esse mês mesmo ja estou no sétimo dia ainda n veio como fasso pra tomar. Devo ou não tomar nesseintervalo de sete dias .mesmo sem vim ?

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  25. Maria says:

    Tomo selene e todo dia desce um negocio preto e ate quando faço xixi e tenho colicas e normal ?

  26. Geleice says:

    Se eu esquecer de tomar um comprimido posso tomar os dois no outro dia .e continuar a cartela

  27. Rafaela says:

    Ola,eu estou tomando o selene q minha go passou por causa das minha acnes e tava tendo muita dor de cabeça com outra concepcionais,mas estou na segunda cartela e minhas acnes pioraram e estou com o seio muito dolorido e muita falta de sono (insonia).
    Gostaria de saber se eu irei só ter resultado depois de três meses!!!! Ou devo suspender o uso? Isso é normal!!!

  28. Rafaela says:

    Ola,eu estou tomando o selene q minha go passou por causa das minha acnes e tava tendo muita dor de cabeça com outra concepcionais,mas estou na segunda cartela e minhas acnes pioraram e estou com o seio muito dolorido e muita falta de sono (insonia).
    Gostaria de saber se eu irei só ter resultado depois de três meses!!!! Ou devo suspender o uso? Isso é normal!!!

  29. Camila says:

    Ola, gostaria de saber se posso tomar o Selene antes do início da menstruação. Eu tive relação com meu namorado sem camisinha e queria saber se comecando a tomar vai prevenir a gravidez. Obrigado ! Desde já agradeço

  30. Tata says:

    Minha mestruaçao veio quando ainda estava usando anticoncepcional, e esta a mais de uma semana, com o fluxo grande, e usai duas cartelas seguidas da primeira vez( que seria agora)! Isto é normal? Ter mestruaçao durante o anticoncepcional?

Deixe um comentário