Anticoncepcional Selene – Benefícios, efeitos e mais

O anticoncepcional Selene está entre os preferidos das mulheres. É um medicamento indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos produzidos pelo organismo feminino, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e síndrome de ovários policísticos (SOP). Além de cumprir sua função perfeitamente, também previne a gravidez indesejada.

Benefícios do anticoncepcional Selene

  • Prevenir a gravidez;
  • Tratar a acne;
  • Distúrbios hormonais e menstruais;
  • Seborréia;
  • Hirutismo;
  • Perda de peso;
  • Tratar síndrome de ovários policísticos;
  • Controle de oleosidade da pele e cabelo;

 Efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

  • Dores de cabeça;
  • Sinusite;
  • Enxaqueca;
  • Enjôo;
  • Manchas escuras no rosto;
  • Menstruação adiantadaanticoncepcional-selene

Como tomar o anticoncepcional Selene

Cada cartela de Selene possui 21 comprimidos que deve ser iniciado no primeiro dia de menstruação (primeiras 24 horas de sangramento), sendo ingerido um comprimido por dia, durante 21 dias consecutivos, de preferência no mesmo horário. Após o término da cartela, deverá haver uma pausa de 7 dias sem medicação. Durante a pausa, deverá  ocorrer a menstruação ou um sangramento semelhante. Uma nova cartela de Selene deverá ser iniciada no oitavo dia da pausa, de acordo ao tratamento prescrito por seu médico. 

Embora o Selene também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes. Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o Selene não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral.

Contra-indicações do anticoncepcional Selene

O anticoncepcional Selene é contra-indicado durante a gravidez; período de lactação; alterações graves da função hepática; antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave; síndrome de Dubin-Johnson e de Rotor; tumores hepáticos (atuais ou já tratados); processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos (por exemplo: acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio); anemia falciforme; carcinoma de mama ou de endométrio, tratados ou atuais; diabetes grave com alterações vasculares; alterações do metabolismo lipídico; antecedentes de herpes gravídico; otosclerose agravada durante gestações precedentes.

Composição anticoncepcional Selene

Cada comprimido de selene contém: 0,035 mg de etinilestradiol e 2,0mh de acetato de ciproterona.

Os excipientes são: amido, croscarmelose sódica, povidona, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, goma laca, macrogol, talco, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio.

Bula

Para visualizar a bula, com todas as informações sobre o Selene,  clique no link abaixo e acesse o arquivo em PDF:

Bula Selene

Quais são os preços do anticoncepcional Selene?

O selene pode ser encontrado facilmente em farmácias físicas ou virtuais, com preços que variam entre R$ 18,50 a R$ 43,00.

Dúvidas e relatos sobre o uso do anticoncepcional Selene

Gostaria de tirar as suas dúvidas ou relatar algo sobre o anticoncepcional? Deixe um comentário nos informando a sua dúvida para que possamos tirá-las ou conte-nos a sua experiência.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

3.508 Comentários

  1. Isa says:

    Comecei a usar o selene faz 1 semana e tive relações no periodo fertil mas com camisinha e não estourou, posso estar grávida?

  2. Amanda says:

    quando começei a tomar o selene, senti que meu rosto esta com mais espinhas.. criou muitas isso é normal nas primeiras cartelas?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. É efeito colateral. Costuma ocorrer principalmente durante os primeiros meses de uso, fase em que seu organismo está se adaptando a medicação.

  3. Rosileide says:

    Quando devo tomar o primeiro comprimido do Selene

  4. Anônimo says:

    Bom dia , tomo anticoncepcional IUMI e estou engordando , posso trocar para o Selene ?? Como faço essa troca ?!

  5. fernanda says:

    ola comecei tomar celene a um mês e durante esse mes tive relação sexual sem proteção , mais tomei a pilula do dia seguinte, corro risco de engravidar? o remedio acabou faz três dias e minha menstruação ainda não desceu

    • Lisana Pontes says:

      Não corre risco de engravidar. Continue tomando o selene corretamente. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  6. Flaviah says:

    Existe selene em forma de injeção?

  7. Thaynara says:

    Eu tomo selene a 4 anos e gostaria de parar para engravidar será que demoraria para engravidar?

    • Lisana Pontes says:

      Cada organismo reage de uma maneira particular. MAs, em geral, uma mulher leva de 6 meses a um ano para engravidar após suspender o uso dos anticoncepcionais.

  8. Lilian says:

    Bom dia!!!
    É seguro o uso continuo de Selene como método contraceptivo?
    Posso usá lo a longo prazo???
    Ou devo fazer uma pausa?

    • Lisana Pontes says:

      O selene é para uso com pausa de sete dias entre as cartelas. Embora o Selene também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes. Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida.
      Se vc uso o selene somente como método de contracepção, aconselho procurar um médico para q ele prescreva uma medicação mais adequada.

  9. Cleidiane says:

    E verdade a informação que o selene ajuda na perca de peso?
    Estou buscando um anticoncepcional que me ajude na perda. O meu ginecologista me indicou selene ou DICLIN, não sei qual tomar.

  10. Elisabete says:

    Tomo selene sem a pausa faz um ano após a descoberta de um míoma e um pólipo. A ginecologista me orientou pq sinto cólicas e assim evitar o sangramento. As vezes eu tenho alguns escapes e sinto colicas, retornei na gineco que me orientou a tomar dois comprimidos por dia caso isso acontecesse. Eu nunca ouvi casos de tomar dois comprimidos ao dia. Isso pode ser perigoso?

  11. Laisa says:

    Estou amamentando, estava tomando cerazette agora minha medica disse para voltar a tomar o selene , não quero que meu leite seque meu bebê só tem 5 meses. Corro risco se tomar ??

    • Lisana Pontes says:

      Provavelmente seu leite irá diminuir a produção. Mas, se as mamadas estão entre 3 a 4 diárias, é aconselhável trocar a medicação para não ocorrer risco de gravidez.

  12. Juliana says:

    Gostaria de saber se o medicamento Proctyl pode reduzir a eficácia do Selene quando usado concomitantemente.
    Obrigada.

  13. Juliana says:

    Estou tomando o selene e observei o aumento dos meus seios .Pode haver a chance de está grávida ?

    • Lisana Pontes says:

      Aumento da mama é um efeito colateral que pode ocorrer ou não, cada organismo responde ao anticoncepcional de maneira particular, não tenho como assegurar q isso irá ocorrer.

  14. Samara says:

    Uso o selene como anticocepcional corro risco de engravidar??

  15. Ligia says:

    Tomo o Selene há mais 6 anos. O efeito contraceptivo dele diminui com o tempo?

  16. anna says:

    Boa tarde

    queria saber se posso parar e começar dinovo pra regularizar a mestruaçao,pq estou na terceira cartela e no quinto dia de pausa e nada e comecei bem antes da mestruaçao descer ?

  17. anna says:

    Boa tarde

    queria saber comecei tomar no dia 1 de janeiro antes do primeiro dia da mestruaçao,ja estou na terceira cartela e no quinto dia de pausa e nada paro pra começar certo ou volto tomar domingo,tem algum problema ?

  18. Emily says:

    Olá, tenho visto nos comentários que é comum durante o uso do Selene, corrimentos escuros (escapes). Gostaria de saber se também é normal que esses escapes aconteçam durante as relações e se eles tem um cheiro ruim?

    • Lisana Pontes says:

      Teoricamente, sim. Podem ocorrer. Mas, aconselho ir ao médico para investigar sobre os escapes, pois ele não deveria ter um cheiro ruim. normalmente, os escapes apresentam cheiro parecido com o de menstruação.

Deixe um comentário