Anticoncepcional Selene – Benefícios, efeitos e mais

O anticoncepcional Selene está entre os preferidos das mulheres. É um medicamento indicado para o tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos produzidos pelo organismo feminino, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e síndrome de ovários policísticos (SOP). Além de cumprir sua função perfeitamente, também previne a gravidez indesejada.

Benefícios do anticoncepcional Selene

  • Prevenir a gravidez;
  • Tratar a acne;
  • Distúrbios hormonais e menstruais;
  • Seborréia;
  • Hirutismo;
  • Perda de peso;
  • Tratar síndrome de ovários policísticos;
  • Controle de oleosidade da pele e cabelo;

 Efeitos colaterais do anticoncepcional Selene

  • Dores de cabeça;
  • Sinusite;
  • Enxaqueca;
  • Enjôo;
  • Manchas escuras no rosto;
  • Menstruação adiantadaanticoncepcional-selene

Como tomar o anticoncepcional Selene

Cada cartela de Selene possui 21 comprimidos que deve ser iniciado no primeiro dia de menstruação (primeiras 24 horas de sangramento), sendo ingerido um comprimido por dia, durante 21 dias consecutivos, de preferência no mesmo horário. Após o término da cartela, deverá haver uma pausa de 7 dias sem medicação. Durante a pausa, deverá  ocorrer a menstruação ou um sangramento semelhante. Uma nova cartela de Selene deverá ser iniciada no oitavo dia da pausa, de acordo ao tratamento prescrito por seu médico. 

Embora o Selene também funcione como um contraceptivo oral, ele não deve ser utilizado exclusivamente em mulheres para contracepção, mas sim reservado apenas para mulheres que necessitam de tratamento para as condições andrógeno-dependentes. Recomenda-se ainda, que o tratamento seja retirado de 3 a 4 ciclos após a condição indicada ter sido resolvida e que o Selene não seja continuado unicamente para fornecer contracepção oral.

Contra-indicações do anticoncepcional Selene

O anticoncepcional Selene é contra-indicado durante a gravidez; período de lactação; alterações graves da função hepática; antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave; síndrome de Dubin-Johnson e de Rotor; tumores hepáticos (atuais ou já tratados); processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos (por exemplo: acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio); anemia falciforme; carcinoma de mama ou de endométrio, tratados ou atuais; diabetes grave com alterações vasculares; alterações do metabolismo lipídico; antecedentes de herpes gravídico; otosclerose agravada durante gestações precedentes.

Composição anticoncepcional Selene

Cada comprimido de selene contém: 0,035 mg de etinilestradiol e 2,0mh de acetato de ciproterona.

Os excipientes são: amido, croscarmelose sódica, povidona, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, goma laca, macrogol, talco, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio.

Bula

Para visualizar a bula, com todas as informações sobre o Selene,  clique no link abaixo e acesse o arquivo em PDF:

Bula Selene

Quais são os preços do anticoncepcional Selene?

O selene pode ser encontrado facilmente em farmácias físicas ou virtuais, com preços que variam entre R$ 18,50 a R$ 43,00.

Dúvidas e relatos sobre o uso do anticoncepcional Selene

Gostaria de tirar as suas dúvidas ou relatar algo sobre o anticoncepcional? Deixe um comentário nos informando a sua dúvida para que possamos tirá-las ou conte-nos a sua experiência.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

4.272 Comentários

  1. Carol Machado says:

    Faz 2 anos que eu tomo Selene no começo deu dores de cabeça dores no corpo e tudo mais.
    Hoje meu metabolismo já acostumou,tem vezes que sinto muita dor de cabeça mas é por causa da sinusite.
    Uns falam que engorda mas nunca engordei por causa do anticoncepcional.

  2. paloma says:

    terminei a primeira cartela hoje, mas não desceu pra mim ainda e acho que vai demorar, eu continuo tomando até descer a menstruação ou eu paro de tomar mesmo assim é faço o período de sete dias?

  3. Maria Lucivânia da Silva says:

    Eu tomo o ciclo 21 e quero mudar pra o selene, mais eu li q o selene da enxaqueca e sinusite e eu já tenho enxaqueca e sinusite. Vai aumentar as dores de cabeça e a sinusite?

  4. Fernanda says:

    Bom dia mim chamo Fernanda, comecei a tomar a primeira caixa Celene ainda estou no décimo quarto agora,mas estou sentindo dores nos seios e leves cólicas todos os dias gostaria de saber se esses sintomas é normal, a ginecologista mim indicou o Celene para o tratamento de policístico e também um cisto que se formou no meu ovário esquerdo por nome de possível cisto complexo. Sim e faz uma semana que percebi que estou sem libido isso é normal.

  5. Andréia says:

    Tomei selene por 5 anos e parei de tomar, mestruou normal no primeiro mês e já fazem dois meses que não mestruou mais. Meu namorado fez vasectomia a 10 anos. Não posso ta grávida. Mais porque não desce?

  6. Leidiane says:

    Tem o selene, em ejeção?

  7. karinemaiara@hotmail.com maiara da silva Vieira says:

    O anticoncepcional prejudica o rim ??
    não sei se é inchaço mais engordei 10 kilos e não consigo imagrecer …

  8. Jo says:

    Boa noite,
    Gostaria de saber se o selene causa na mulher a disposição ou diminuição do desejo sexual?

  9. sabrina says:

    A unica vantagem do SELENE pra mim é que com ele nao tenho mais acne,minha pele é muito limpa. Mas a dor de cabeça que se estende por cinco dias ou mais que nao passa com remedio nenhum é insuportavel.

  10. Dara says:

    Olá iniciei a cartela no terceiro dia da menstruação conforme o médico prescreveu finalizei o ciclo de 21 dias e na pausa minha menstruação veio num tom marrom e em pouquíssima quantidade o que pode ser ?

  11. Crystal Lopes says:

    Comecei nesse mês a fazer uso de Selene, Minha menstruação não vinha a exatamente 7 meses devido a SOP, no primeiro dia de sangramento já comecei a tomar, senti de fato que desinchar estava sendo algo bem relevante, só que comecei a ter muitas espinhas na zona T … oque posso constatar nessa situação?

  12. Grazi says:

    Boa noite,

    Estou na segunda cartela do Selene, na primeira nao senti nada, porém agora, estou com dores de cabeça e formigamento nas pernas e rosto, devo parar o uso?

    Obrigada

  13. Gabriela says:

    Oii eu tomava o anticoncepcional selene e minha pele estava limpinha agora que tive que mudar de anticoncepcional para o yaz ele também é bom pra acne?

  14. Jessica says:

    Olá eu tenho ovário policístico e estou fazendo tratamento, comecei a tomar por 3 meses o IUMI, depois meu médico mudou pro SELENE. Terminei a 2° cartela, estou na pausa, e já passou 5 dias e minha menstruação ainda não veio, tive relação sexual por 2 vezes durante esse mês mais com o uso da camisinha, e dia 20 agora começo a 3° cartela. Se minha menstruação não vir, devo começar a nova cartela? Mesmo eu sabendo que tomei os comprimidos td certo e meu parceiro usou camisinha eu fico muito preocupada..

  15. Maicon says:

    Oi, minha namorada toma selene, no dia 3 e 4 desse mes ela tomou antibiotico e antiinflamatorio, e ela menstruou do dia 4 ao dia 8, transamos dia 15, sendo que nao houve ejaculação dentro da vagina, é possível que o antibiotico e antiinflamatorio tenham cortado o efeito e ela esteja gravida?

  16. Adma says:

    Já uso Selene há 5 anos, parei só pra engravidar. Nunca tive nada com ele, minha menstruação sem veio regulada com ele. Fica os 5 dias normais. Uso com pausa de sete dias. Se a cartela termina na segunda só volto a usar na outra segunda e nesse intervalo a menstruação desce.

    • Lais says:

      Eu tomo selene a 7 anos…. um excelente anticoncepcional pra min. Sempre acaba na terça…. só volto tomar na outra terça.

      “Engravidei tomando ele” esqueci 3 dias de tomar rsrsrs.

      Mas já faz faz 4 anos que estou nele de novo

    • Natalia says:

      Diz que ele vai perdendo o efeito com o tempo e não deve ser utilizado unicamente para prevenção de gravidez, você tomou 5 anos e não usava proteção? tenho medo de perder o efeito

  17. Renata says:

    Comecei a tomar selene em junho. .fiz 4 meses de selene..porém dia 27 de agosto minha menstruação desceu somente dois dias..e tive relações sem proteção dia 07 de agosto..sou correta nos dias do selene..mas nunca tomo na hora certa. .será q posso estar grávida?

  18. Renata says:

    Boa noite,tomei selene ano passado e não tive problemas..voltei a tomar esse ano e já estou 4 meses tomando,minhas manchinhas de espinhas estavam diminuindo no início do selene..mal dava pra a notar as manchas e agora depois de 4 meses estão aparecendo espinhas enorme..será normal ou tem algo de errado comigo?

  19. shirley bezerra says:

    Bom dia!!

    Comecei tomar a primeira cartela de selene prescrito pela minha dermatologista,tomei o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação e desde que comecei a fazer minha mesntruação não para de vim,hoje fazem 20 dias já o fluxo é pequeno porém não para. Hoje eu termino a cartela.É normal passar tantos dias assim com fluxo menstrual????????

    • Ana Paula says:

      Oi. Isso aconteceu comigo em todos os medicamentos no início. Já experimentei 4 e parava por medo. Até que conversei com um ginecologista. Ele falou que é normal , na sua primeira pausa , junto com início da segunda cartela , o sangramento para e assim a menstruação regula .

  20. Suzana says:

    Iniciei a cartela no 1 dia da menstruação e continuo tomando .mas ja faz 10 dias e ainda estou menstruando.isso é normal ?

    • Ana Paula says:

      Oi. Isso aconteceu comigo em todos os medicamentos no início. Já experimentei 4 e parava por medo. Até que conversei com um ginecologista. Ele falou que é normal , na sua primeira pausa , junto com início da segunda cartela , o sangramento para e assim a menstruação regula .

  21. lua says:

    Engravidei tomando selene, meu filho já vai fazer 3 anos…

  22. Carol says:

    Assim, eu estou tomando o anticoncepcional Selene pois estou fazendo tratamento do cisto no ovário… Só que esse mês eu quero tomar ininterrupto, não quero que desça pra mim, sera que se eu fizer isso vai prejudicar no meu tratamento?

  23. Rafaela says:

    Olá. O Selene é basicamente igual ao Diane 35? Eu tomava a anos o Diane 35 e agora á farmacêutica me deu o Selene. Fico com ele?

  24. Iana says:

    Olá, tomei a primeira cartela de selene parei e não houve sagramento é normal

  25. Ancelia says:

    Faço aplicação com espuma nas farizes, mas meu ginecologista me recomendou o anticoncepcional Selene, tem algum problema por causa do procedimento com os vasinhos?

  26. Cindia says:

    Oi bom dia eu fiz um exame e deu ovário com aspecto policísticos ..eu queria saber se posso tomar o Selene ou tem outro q e mais endicado pro meu caso.?

  27. Nandiara says:

    Estou tomando selene a 3 meses, agora começou a me da umas tonteiras, tem risco de gravidez? E sempre que paro a cartela para a menstruação vir ela demora, ai quando esta dando quase o 7 dia ela desce. Porque?

  28. miriene says:

    Eatou sangrando varios dias …posso tomar selene….vae enterromper o sangramento

  29. miriene says:

    Estou sangrando a vários dias …será quê…se eu tomar selene…vae parar o sangramento….?

  30. marilia says:

    boa tarde!

    eu faço o uso do Selene há 10 anos e faço emenda da cartela( ou seja não tenho pausa menstrual emendo uma cartela na outra) e perigoso? e corro risco de engravidar?

    • Geciele says:

      Oi Marília Eulália tb faço emendas das cartelas mas foi indicação médica da ginecologista pois eu sofria muito com cólicas muito fortes e nervosismo…mas só tem seus meses que uso e não pretendo parar pois me sinto ótima.

Deixe um comentário