Até quanto tempo depois da relação posso tomar a pilula do dia seguinte?

A pilula do dia seguinte é um dos métodos mais populares de combate à uma gravidez. É uma método contraceptivo de emergência, com base hormonal, pode evitar uma gravidez quando nem a camisinha e nem o anticoncepcional tradicional ou o DIU foram usados. Ela não evita as doenças sexualmente transmissíveis, mas pode ser de grande ajuda.

Uma das maiores dúvidas é se a pílula do dia seguinte é realmente eficiente e depois de quanto tempo pode ser tomada e fazer efeito. O ideal é sempre tomar o mais próximo possível de sua relação sexual. Os laboratórios informam na bula que ingerindo até 12 horas ela tem efeito de mais de 90%, mas quanto mais cedo ela for tomada, melhor. Acima de 12 horas, o medicamento tem um efeito reduzido para apenas 88%.

Há duas versões da pílula do dia seguinte. Uma com comprimido de dosagem única e outra com dois comprimidos, um para cada 12 horas. Ambas são de igual eficiência se usados corretamente. Pode-se comprar o medicamento em qualquer farmácia, mas diversos postos de saúde em todo o Brasil já fornecem o produto gratuitamente. O preço por unidade é de R$ 20 em média, mas há variantes de acordo com a marca.

Depois que tomar a pílula, espere a menstruação vir para só depois começar a tomar seu anticoncepcional normalmente. O fluxo deve vir bem mais intenso por conta da pílula do seguinte, mas deve se regularizar com a ajuda do anticoncepcional.

Quem não pode tomar a pílula do dia seguinte?

Mesmo sendo vendida sem receita médica, é indicado que pessoas com distúrbios metabólicos como insuficiência hepática e tromboembolismo. É sempre importante conversar com seu médico antes, principalmente em caso de histórico médico de trombose. Por mais que um produto seja vendido sem a necessidade de receituário médico, todos os devidos cuidados devem ser tomados.

 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$:1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Aline says:

    Tive relação sexual e o preservativo rompeu. Menstruei no dia 22 e meu ciclo é regular. Corre algum risco de engravidar? Até qtas hrs posso ingerir a pílula do dia seguinte?
    Grata.

  2. Stephane Silva says:

    Sei que o risco de gravidez quando se estar em um dia fértil de médio risco de gravidez é perigoso. Mais se tomar a pílula do dos seguinte tem chance de gravidez ?

  3. Queila Teixeira says:

    Como estava desprotegida, fiz no dia 17/07 sexo oral com contato muito rápido do pênis na vagina (sem penetração) e por precaução tomei o poslov, sendo que 72 horas após o ato…Algum risco? (menstruei no dia 30/07 quando iniciei o uso do Femiane, mas minha menstruação que estava vindo com fluxo moderado, veio quase nada e muito grosso.

Deixe um comentário