Como mudar de marca de anticoncepcional

Se você começou a usar uma pílula anticoncepcional e agora está sentindo efeitos colaterais ou por algum motivo a pílula não te agrada causando algum tipo de desconforto, é hora de mudar. Porém, a mudança de uma pílula anticoncepcional para outra não é tão simples. É preciso cumprir os procedimentos corretos para não correr risco de haver uma gravidez indesejada.

O principal causador das dores de cabeça, enjoos e outros efeitos colaterais são as altas doses de progesterona, um dos hormônios presentes na composição da pílula. Se esse é o seu caso, você precisará conversar com seu médico para decidirem o que é possível fazer por você.

Uma das alternativas é a escolha de uma pílula anticoncepcional com teor diferente de hormônios, se isso for possível no seu caso. Mas se o motivo da troca for o custo da pílula recomendada pelo médico, peça auxilio a ele para escolher uma equivalente ou escolha você mesma um com o mesmo teor de hormônios da que tomava anteriormente.

Onde comprar o anticoncepcional?

Confira os melhores preços de anticoncepcionais e medicamentos, descontos e promoções!
Comprar Anticoncepcional Online

Como mudar de anticoncepcional de forma correta

Sem saber como fazer para trocar de anticoncepcional, muitas mulheres cometem um grave erro: mudar de anticoncepcional durante o período menstrual, ou seja, enquanto toma as pílulas antigas. O resultado disso são efeitos colaterais mais graves como sangramentos fortes, dores de cabeça intensas. náuseas e outros. Para mudar de pílula anticoncepcional é necessário continuar com a pílula atual até o fim da cartela e quando começar uma nova, introduzir a pílula escolhida.

Fique atenta. As novas pílulas anticoncepcionais só começam a fazer efeito com no mínimo sete dias de uso. Sendo assim, logo que mudar a marca das pílulas, mantenha relações sexuais com preservativo pelo menos até o meio da cartela por segurança. Caso contrário, há sim chances de você engravidar mesmo utilizando as pílulas anticoncepcionais. Isso acontece porque o organismo da mulher precisa de um certo tempo para se adaptar ao novo comprimido. 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

939 Comentários

  1. Edileuza says:

    Boa noite,

    Dra, o correto é iniciar a nova cartela no 7º dia da pausa ou no 8º dia, após a pausa dos 7 dias?

    Agradecida!

  2. Andrea says:

    Posso mudar de microeditor para o delete sem intervalo?

  3. Andrea says:

    Não quero menstruar e quero trocar meu anticoncepcional posso emendar um anticoncepcional novo se a pausa de 7 dias

  4. Usei o Evra por 7 anos, mas agora fui diagnosticada com Sindrome dos Ovários Policísticos. Minha endocrinologista me receitou o Diane 35. Estou na semana de pausa do Evra. Minha pergunta é: devo tomar o primeiro comprimido assim que ficar menstruada ou no dia em que deveria colocar o novo adesivo?

  5. Isabela Almeida says:

    Olá eu tomo o Molière 20 gostaria de mudar pro Aixa ou Microdiol, queria saber qual dos dois é melhor e como passar do Molière que contém 24 comprimidos para um de 21?

  6. Kel says:

    Faz algum tempo q uso yasmin e como o custo é alto passei a tomar um genérico (drospirenona+etinilestradiol) da Legrand. É confiável? Fiquei com medo pq um médico disse q não era e q eu podia engravidar. Ele até me indicou Allestra 20 q o custo é menor. Para iniciar o Allestra devo concluir a cartela do outro e iniciá-lo após a pausa?

    • Lisana Pontes says:

      Sim, é confiável. Se quer trocar de anticoncepcional,vc deve concluir a cartela q esta tomando, ter a pausa ou não (vc decidi),e durante os primeiros 15 dias da nova cartela, deve ter relações sexuais protegidas.

  7. Patricia says:

    Usava yasmim 28 e troquei pelo elani 28; continuo protegida?

  8. Gabriella Renata Prates says:

    Boa tarde, Dra.!
    Tenho 25 anos, e há 4 anos tomo o tamisa 20. Só que percebi que ele estava me engordando, então fui até o ginecologista e ele me receitou o Iumi. Pediu para que eu tomasse no primeiro de dia da menstruação. Estou tomando como fui orientada, só que depois de 15 dias tomando, estou sentindo dor nas mamas, dor de cabeça e dor na parte inferior das costas. Gostaria de saber se esses sintomas são efeitos colaterais do remédio,ou uma possível gravidez, visto que tive relação sexual sem nenhuma proteção adicional no 7°. dia da cartela.
    Aguardo retorno.
    Estou desesperada!
    Aguardo no meio da noite preocupada.

    • Lisana Pontes says:

      Podem ser efeitos colaterais da medicação e existe a possibilidade de gravidez já que o recomendado é esperar até, pelo menos, a 15ª pílula para ter relações sexuais desprotegidas.

  9. Angela Rosa says:

    OIá! Comecei a tomar Diane 35 por conta própria, iniciei certinho no primeiro dia da menstruação e tomei a 1º ontem as 17:15. Hoje acordei pela manhã (07:00) sentindo náuseas e acabei vomitando catarro e água porque também estou um pouco gripada. Agora to sentindo um pouco de enxaqueca também. O que devo fazer? Esperar essa cartela inteira terminar mesmo se as sensações continuarem até o fim dela? E se os efeitos não passarem posso começar a tomar outra marca após a pausa?

  10. Priscylla neves says:

    Olá, tomava o Selene e troquei para o iumi, porém, como a quantidade de comprimidos é diferente, meu período ta meio doido.. na primeira pausa depois da troca veio uma borra de café 1 semana antes da pausa, e na pausa não veio nada. Na segunda pausa, veio normal (dentro do período de pausa), na terceira veio como no primeiro mês (borra de café antes da pausa). Sinto como se meu corpo ainda tivesse adaptado ao ciclo de 21 dias, pois quando vem a borra de café, sinto cólicas fracas e dores de cabeça fracas tb, como se fosse tpm. Gostaria de saber se continuo com o iumi ou volto pro Selene

    Desde já agradeço!!!

    • Lisana Pontes says:

      Vc pode continuar com o iumi. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  11. Vitoria says:

    Boa noite
    Desde a primeira cartela que usei , inicio a cartela toda quarta-feira apos a pausa. Porem no mês passado passaram 7 dias de pausa e na quarta esqueci de tomar, entao comecei a nova cartela na quinta.Depois de quantos dias ate regularizar de novo e nao ter risco de gravidez ?
    Obrigasa

  12. Letícia Cristina says:

    Boa tarde, comecei a utiliza o anticoncepcional, já utilizei uma cartela, e quero trocar para outro tipo de anticoncepcional, pois ultilizo o ciclo 21 e quero mudar para o Selene pq quero acabar logo com os acnes. Será que me prejudicaria em alguma coisa. Na troca de anticoncepcional?

  13. Maria says:

    Bom dia, estou na pausa dos 7 dias de uma cartela para outra, e desejo mudar de marca de anticoncepcional, porém, eu esqueci de tomar 1 comprimido na cartela anterior, ao iniciar a próxima cartela (nova marca) com quantos dias estarei protegida?

  14. Maria says:

    Dra, bom dia.
    Terminei o uso da cartela antiga que é o Repopil e estou na pausa dos 7 dias, desejo trocar pelo Tamisa 20, quantos dias após o uso do novo estarei protegida?

  15. Ana says:

    Ola tenho 17anos e tomo Tamisa 20 faz 2 anos, gostaria de mudar para o ciclo 21, mas queria saber se pela minha idade posso toma-lo pois fui na ginecologista com 16 anos e a mesma me receitou Tamisa 20, gostaria de mudar sem passar na ginecologista, posso toma-lo? Já ouvi muitas pessoas dizerem q ciclo 21 e para mulheres mais velhas.isso é verdade?

  16. Meirr says:

    Olá , troquei d pílula e é o terceiro mês de pausa e não mestruo… não estou grávida..mas a dúvida é será que isso é normal?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  17. Oi, eu tomava o noretin ai minha medica me receitou o yasmin, só que durante que eu tomava o norestin nao mestruava, agora vou tomar o yasmim. Queria saber se quando eu terminar de tomar a cartela yasmin e dar o intervalo de 8 dia e eu mestruar posso iniciar a nova cartela?????

  18. Ana Elisa says:

    Bom dia, deixei de amamentar há 01 mês, porém ainda estou usando o anticoncepcional Cerazzete, esse que é recomendado para quem amamenta. A minha cartela acabou hoje e desejo mudar para um anticoncepcional para quem não está mais amamentando. Quais orientações devo seguir para durante esta troca não engravide? Obrigada!

  19. Isabel says:

    Tem problema serio
    Nunca consigo ficar tomando um só anteconcepcional sempre troco faz seis anos que tomo mais ja tomei a maioria de todos não sei o pq não consigo ficar tomando um só tipo

  20. Carol says:

    Bom troquei de anticoncepcional e tomei sem pausa sendo q eles possuim dosagem hormonais diferentes há algum risco?

    • Lisana Pontes says:

      Vc deve seguir a recomendação como se fosse a primeira vez. O recomendado é esperar até, pelo menos, a 15ª pílula para ter relações sexuais desprotegidas.

Deixe um comentário