Dúvidas mais comuns da menstruação

A menstruação é o processo corporal feminino natural da liberação do óvulo não fecundado. O sangramento acompanha a liberação do óvulo, ajuda na regulação hormonal e é um sinal de que você não está grávida. Mesmo sendo comum, o calendário do ciclo menstrual gera diversas dúvidas nas mulheres. Listamos as mais comuns e vamos tentar ajudar a seguir.

duvidas comuns sobre menstruação

1 – Com quantos anos pode vir a primeira menstruação?

Não existe idade certa para o sistema reprodutor chegar a maturidade e começar a produzir óvulos. No geral, estima-se entre os 12 a 14 anos, mas cada vez mais as meninas estão menstruando mais cedo, por volta dos 9 anos. O indicado é logo após a primeira menstruação levar a adolescente ao ginecologista para uma consulta de rotina e ajudar nas dúvidas comuns. Demorar a menstruar também é normal. Há diversos casos do primeiro ciclo começar apenas aos 18 anos. Não é comum mas acontece.

2 – Meu sangramento é bem escuro e pastoso. É normal?

O sangramento menstrual tende a ser mais escuro que o sangue de um corte, mas varia bastante. Algumas mulheres expelem um líquido mais denso (sinais também da limpeza da parede uterina por isso pode vir com coágulos), enquanto outras tem sangue ralo ou quase não sangram durante este período. É bem variável.

3 – Sinto dores na barriga quando estou menstruada. É normal?

Sim, são cólicas menstruais, comuns com a pressão para expelir o sangue pelo canal uterino. Algumas mulheres sentem, outras não, é bem relativo. No geral, um medicamento para dor já ajuda bastante como o Nimesulid.

4 – As pessoas vão saber quando eu menstruar pela primeira vez?

Muitas meninas sentem o medo das pessoas saberem que ela está menstruada ou já começou a ovular. Não há como saber. Seu andar não muda, apenas o corpo que está amadurecendo e faria o mesmo com ou sem menstruação.

5 – Se a menstruação não vier eu estou grávida?

Ausência de sangramento entre os ciclos pode ser um sinal de gravidez, mas pode não ser. Atrasos e adiantamentos no ciclo são super comuns, em especial nas mulheres até os 20 anos. Há quem sempre menstrue com 21 dias depois do último dia certinho, mas nem todas são reguladas, por isso o uso da tabelinha para evitar a gravidez é um risco. Um contraceptivo pode ajudar a regular o ciclo sem problemas. A preocupação com a gravidez deve surgir apenas quando você estiver a mais de 15 dias de atraso.

6 – Meu sangramento dura mais de cinco dias. É normal?

Os médicos informam: um ciclo menstrual pode durar de três a 11 dias. Se você sangrar por apenas três dias, é normal. Se sangrar por 11, também é normal. O anormal é não ter sangramento algum, pois pode significar algum problema médico e depois do segundo mês sem sangramento e sem gravidez, um médico deve ser consultado.

7 – Posso ter relação sexual durante a menstruação?

Sim, pode. O tradicional é sentir incômodo e um desconforto natural, fruto da ausência de lubrificação, mas não há problemas. O sangramento para durante a penetração, bem como durante o banho, por isso você pode também ir para a praia ou piscina, basta usar um absorvente interno.

8 – Posso engravidar enquanto estou menstruada e tiver relações?

Não, este é o período mais seguro de sua tabelinha, quando o óvulo já foi expelido e não há mais chances de gravidez.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$:1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário