É possível engravidar depois de fazer laqueadura?

O que é laqueadura?

Laqueadura é o processo cirúrgico de esterilização do sistema reprodutor feminino. No processo realizado em sala de cirurgia fecha-as tubas uterinas para que o óvulo não possa descer ou aconteça a subida do espermatozoide. A cirurgia é de pequena gravidade, simples, e geralmente realizada após um parto aproveitando a presença da mulher já na mesa cirúrgica, mas pode ser pré marcada também sem gravidez. Durante o processo corta-se as trompas e amarradas para que nada passe até o útero e não aconteça a fecundação. Depois da laqueadura a mulher pode ter relações sexuais sem problemas de gravidez.

Não confundir laqueadura como estelectomia. Na estelectomia é removido todo o sistema reprodutor feminino e podem surgir diversos problemas hormonais como a perda de pelos, engordar, dentre outros. Na ligação das trompas, o nome popular da laqueadura, ainda há menstruação e regulação hormonal da mulher continua intocada.

engravidar depois de fazer laqueadura

É possível a uma mulher engravidar depois de fazer laqueadura?

Apesar de ser bem raro, a mulher pode sim engravidar depois de fazer uma laqueadura. Isso acontece porque o organismo feminino pode fazer o que se chama reversão espontânea, quando as trompas voltam a se ligar e permitem a passagem do esperma até o óvulo ainda para fecundar. Como na laqueadura não é removido o útero, a mulher continua ovulando.

Mas os casos são mesmo raros, chegando a menos de 1%. O risco em números é de uma mulher a cada duas mil cirurgiadas, muito menor que o da pílula anticoncepcional, que é de dois ou três para cada cem.

Laqueadura pode ser reversível

Mulheres que optaram pela gravidez depois da laqueadura podem voltar a engravidar. É só fazer a cirurgia de regressão, quando voltar a ter as trompas ligadas. O método não é doloroso e funciona com anestesia raquidiana ou peridural, que deixa de fazer efeito em menos de um dia e mantém a mulher acordada durante a cirurgia e oferece menos riscos ao corpo.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$:1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

4 Comentários

  1. Gabriel says:

    Gostaria de saber se o médico pode dar um aval sobre isso. Afinal, conheço mulheres que querem engravidar mais já fizeram laqueadura também..

    • Lisana Pontes says:

      Sim, é possível engravidar após a laqueadura, mas a chance é muito pequena. As mulheres que desejam engravidar após a realização da laqueadura, podem se submeter a cirurgia de reversão. O sucesso deste procedimento depende da condição atual das tubas. Se elas estiverem doentes, dilatadas ou com cicatrizes, o sucesso fica reduzido. Apesar disso, essa condição só pode ser verificada durante a cirurgia.
      O médico ginecologista deverá ser procurado para orientá-la sobre a laqueadura e no caso de desejo de reversão.

  2. janaina says:

    tenho 45 anos e estou entrando na menopausa, fiz laqueadura há 7 anos depois disso quando menstruo fico com sintomas terríveis minha ginecologista indicou anticoncepcional, fico com medo dos efeitos colaterais, pois antes da ligadura eu tomava e ficava muito gorda.

Deixe um comentário