Efeitos colaterais do uso prolongado de pílula anticoncepcional

O uso do anticoncepcional hoje em dia é considerado seguro tanto a médio como a longo prazo, mas os médicos deixam seus alertas. Aquelas que tem usado pílula anticoncepcional por um período de tempo maior que três anos podem precisar de uma melhor avaliação médica por problemas de saúde de outras áreas. Segundo estudos divulgados recentemente, mulheres que usam contraceptivo oral por mais de três anos aumentam as chances de desenvolver glaucoma, uma doença ocular que pode causar a segueira, comum em idosos.

Efeitos colaterais do uso prolongado de pílula anticoncepcionalA pesquisa foi revelada em 2014 e gerou algumas controvérsias. O glaucoma é uma condição médica que afeta o nervo óptico, causando a perda de visão, mas com reversão por meio de cirurgia. Muitos médicos discordam da associação de glaucoma e o uso do anticoncepcional e os dados ainda estão sendo analisados pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, apenas riscos menores podem realmente afetar a saúde da mulher e merecem cuidado.

Estudos já mostraram que mulheres que usam por muito tempo o anticoncepcional podem ter problemas na produção de estrogênio na menopausa, e isso pode causar outros efeitos colaterais no corpo. Há ainda a questão de dificuldades na perda de peso, comum em quem teve problemas com retenção de líquidos por conta do contraceptivo. Poucas são as que depois de engordar usando o medicamento conseguem perder o peso em igual proporção. Na maior parte das vezes o problema fica.

Manchas na pele é um dos efeitos colaterais de uso prolongado mais comuns. Caso surjam, o procedimento indicado é voltar ao seu ginecologista e fazer uma suspensão por ao menos três meses. É importante salientar ainda que não existe qualquer relação entre o uso prolongado de anticoncepcionais e a dificuldade de engravidar. Assim que suspende o uso do medicamento a mulher pode engravidar a qualquer momento. As vezes isso não acontece nos primeiros vezes por diversos fatores externos, e o estresse e ansiedade são alguns desses.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

3 Comentários

  1. vanessa melo says:

    ola tomei a cartela todinha certinha dai chegou o dia da pausa so q resolvi fazer a pausa de dois dias e voltei a tomar o remedio selene o terceiro dia posso ter relação desprotegida ja desde o primeiro dia da volta do remedio msm tendo feito pausa so d dois dias…desde ja agradeço

  2. Letícia Carina says:

    Estou com uma dúvida. Tomo o anticoncepcional oral yaz a aproximadamemte 3 anos e recentemente viagei pro exterior e a minha cartela acabou ao final da viagem, e lá não foi possível comprar uma nova. Eu menstruei em uma terça feira, e tive relação sexual sem proteção na sexta, quando ainda estava um pouco menstruada e a ejaculação foi fora. Não iniciei novamente a pílula, porém gostaria de saber se nesses primeiros dias, mesmo ainda estando menstruada e não tendo ocorrido ejaculação dentro da vagina, ocorre a possibilidade de gravidez? Dizem que após um período prolongado de uso o corpo demora até 3 meses pra retornar ao ciclo normal, isso é verdade?

Deixe um comentário