Evitar gravidez por tabelinha de forma correta

A tabelinha é um dos métodos mais conhecidos para evitar a gravidez e costuma dar certo, mas tem suas variantes. Um dos diferenciais é se realmente você consegue seguir a tabela e não partir para esquecimentos, o que causa o grande problema e a possível gravidez. Muitas mulheres costumam culpar a sua tabela quando engravidam, mas com certeza fizeram algo errado.

Como funciona a tabelinha menstrual?

Seu ciclo menstrual começa no primeirodia de sangramento. Nesta data você conta o seu primeiro dia do ciclo. Um ciclo comum possui 21 dias, sendo o 14 o seu dia fértil. Nesta data você vai estar ovulando e um óvulo que sai do útero apenas vive 3 horas. O grande problema disso é que o óvulo vive 72 horas, mas o esperma vive 3 dias no seu corpo e enquanto isso, ele pode fertilizar sim e você pode engravidar.

A tabelinha para engravidar consiste em não ter relações no 14 dia do seu ciclo. Como margem de segurança, é preciso não ter relações dois dias antes e dois dias depois do seu 14 dia. Ou seja, você deve manter distância de relações sem camisinha entre os dias 12 e 16 de sua tabela.

É seguro evitar gravidez por tabelinha de forma correta?

Se você seguir a risca, sim. Isstabelinha para não engravidaro porque o nosso organismo é muito bem regrado quanto à ovulação. Contudo, há variantes. Se você tem problemas com a tabela e não tem menstruação regrada, pode engravidar. Há sempre mulheres com ciclos mais longos que as outras e isso é um diferencial. Não dá também para usar o ciclo de sua amiga, mesmo vocês menstruando no mesmo dia. Cada corpo é um corpo.

Para saber se você tem um ciclo regrado, marque em um calendário a data de sua menstruação e a siga por ao menos três meses. Se o sangramento variar sempre em quando vai começar, não é um método seguro para evitar a gravidez.

E lembre: tabelinha não evita o contato com doenças sexualmente transmissíveis. Ainda é mais seguro usar camisinha.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

7 Comentários

  1. josé says:

    boa tarde!
    tomo anticoncepicional toda manha umas 7 horas !
    tive relação,e tomei em seguida,,resolve ??

  2. carol says:

    tomo o ANTICONCPCIONAL MIRAnova faz um 1ano e 6 tomo ele bem certinho, no ultimo dia da minha mestruaçao tive ralaçao sem preservativo faltando 7 dia para minha mestruaçao decer estou tendo um escorremento marom com sangue o que pode ser

  3. Mariana says:

    Oi preciso de uma ajuda urgente,tomo anti a muito tempo só que sou super esquecida no começo da cartela esqueci mais de 24 horas mais tomei e tudo certo tomo todo dia as 23:00 aí no décimo nono dia esqueci e só fui tomar no dia seguinte com a do outro dia, aí na pausa desceu normalmente só que hoje no dia de iniciar a nova cartela a camisinha estourou estou morrendo de medo devo tomar a pílula do dia seguinte e voltar a tomar o anti normalmente?

  4. Marilene says:

    Olá, é a primeira vez que tomo o anticoncepcional tamisa que foi recomendado pra mim. veja bem tomei corretamente dia 06/08/2014 terminei a cartela dia 26/08/2014 fiz o intervalo por 7 dias e veio minha menstruação nos 4 dias de pausa. tomei uma nova cartela dia 03/07/2014 tomo todos os dia as 23:00 as vezes adianto uns minutinhos tem problema ? Há tomar Dramin pra enjôo faz cortar o efeito? e uma dose de vinho corta o efeito tbm?

  5. cintia says:

    Oi tomei.minhas drageas 21 dias e tem pausa de 7 sete dias ai era pra começar a.tomar o.remedio.no setimo dia que era na quarta ai.eu esqueci e hoje e terça tenho risco de engravidar…..

  6. Ana says:

    Olá! Comecei a tomar Femina há 17 dias pela primeira vez como minha médica me receitou, porém durante esse período tive 2 relações sexuais e nas mesmas o meu parceiro acabou gozando dentro de mim. E estou preocupada e em dúvida, corro o risco de estar grávida?

Deixe um comentário