Melhores Anticoncepcionais para adolescentes

Logo após ter a primeira menstruação, a menina já está apta a tomar anticoncepcionais. Mas os médicos indicam que se comece a tomar anticoncepcional apenas por indicação médica e não em um uso independente. Como tais medicamentos são compostor de hormônios e podem alterar o corpo, um acompanhamento com um ginecologista pode ser bacana tanto para prevenir alguns efeitos colaterais, fazer a troca quando necessário, como orientar melhor as menos experiências quando efeitos colaterais não comuns começarem a surgir. Para uma mulher, por exemplo, um escape é bem comum, mas para uma garota de 15 anos um sangramento fora da data pode ser bem assustador. 

anticoncepcional para adolescentes

A escolha do melhor anticoncepcional para adolescentes é bem pessoal e os médicos não chegaram a um consenso de qual seria mais indicado para quem é mais jovem e qual seria menos danoso para seu corpo. Isso porque cada organismo reage de uma forma diferente aos hormônios contidos nos medicamentos, sejam eles em cápsulas, injetáveis, adesivos ou de uso subcutâneo. Por serem mais em conta em valor e mais antigos no mercado, os anticoncepcionais em pílulas são os mais populares entre as adolescentes.

Como escolher o melhor anticoncepcional se sou adolescente?

anticoncepcional para adolescenteSe a escolha é pessoal, só dá para saber como seu corpo irá reagir ao medicamento testando mesmo. Todos ajudam a prevenir a gravidez e tem como vantagens a regulação do ciclo, diminuição do fluxo e diminuição da tensão pré menstrual, que costuma ser muito mais forte entre as adolescentes. O que muda mesmo é como o corpo se comporta com cada medicamento.

Os anticoncepcionais em pilulas são os mais comuns entre as mais jovens tem um destaque entre suas composições: conseguem combater a acne em alguns casos. Mas há uma desvantagem: o estrogênio, hormônio mais comum no mercado, costuma causar como efeito colateral a retenção de líquido, por isso a mulher costuma engordar durante seu uso. Muitas meninas adoram os resultados destes medicamentos porque ‘ganham corpo’, mas outras podem ganhar diversos quilos na balança por conta desta retenção forçada. Os mais vendidos são Diane 35, Ciclo 21, Microvlar e Belara.

Já os anticoncepcionais em adesivo não costumam ser populares porque desgrudam muitas vezes, mas previnem a gravidez em igual forma. Mas nem sempre o corpo absorve o medicamento como o desejado ou o organismo está relativamente lente para o método, e o resultado será algumas cólicas e talvez alguns escapes. O sangramento no meio do ciclo, conhecido como escape, é muito mais comum de acontecer com quem usa adesivo de que com quem usa outro método contraceptivo e é um dos motivos de reclamação constante de mulheres de todas as idades. 

Já os injetáveis ocupam o último lugar na preferência de uso por conta dos casos comuns de irregularidades no ciclo. Mesmo os trimestrais podem apresentar algumas surpresas para elas, como sangramento fora de hora ou adiantamentos na menstruação. Mas trazem como vantagem a possibilidade de engravidar mais rapidamente quando seu uso é suspenso.metodos-contracetivos-anticoncepcionais

Camisinha ou anticoncepcional para jovens?

Se a adolescente já possui uma vida sexual ativa, a camisinha não deve ser eliminada pelos riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Os anticoncepcionais no mercado são muito bons, por isso a melhor indicação é fazer o uso dos dois métodos e com acompanhamento médico ao menos nos primeiros meses para saber como seu corpo se comportou. Tratamentos podem combater os efeitos colaterais mais comuns, como o aumento de peso, aumento de espinhas e secura vaginal, um efeito mais comum em mulheres que ingerem as pílulas.

Os médicos também podem indicar o anticoncepcional como tratamento para regulação de ciclo, diminuição de fluxo e cólicas, problemas comuns entre as jovens. Até mesmo quem não tem vida sexual ativa poderá usar se beneficiar do uso do anticoncepcional regular.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

80 Comentários

  1. Rafaela says:

    Oi, tive minha primeira relação (era virgem) desprotegida no meio da minha cartela tomo o repopil desde os 14 anos agora tenho 19, minha cartela acabou sábado e hoje já é terça-feira e até agora nada de descer, devo me preocupar ou esperar esses 7 dias e voltar a Tomar Normal? Tô preocupa não tô nem dormindo me ajuda.

    • Lisana Pontes says:

      Se vc estava tomando o anticoncepcional normalmente e iniciar a nova cartela no dia correto, não tem com q se preocupar. Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  2. Elayne says:

    Eu tenho 16 anos, e sinto muita dor de cólica e vontade de vomitar, quando estou menstruada, a minha menstruação estar irregular , queria tomar o anticoncepcional ciclo 21. Será q vai ajeitar a minha menstruação?

  3. Ana says:

    Olá, eu tomo roacutan para acne, e queria tomar o anticoncepcional Perlutan. É bom ? Isso pode me causar algum problema??

  4. Dalin says:

    Ola, tenho 21 anos e tendo endometriose gostaria de saber qual anticoncecional devo usar para diminuir os sinais dessa doença

  5. Joana says:

    Tenho 14 anos, estou tomando “Ciclo 21” não fui ao médico. Tomei a primeira cartela e estou me sentindo muito bem. Minha menstruaçao desceu nos 7 dias de pausa.

  6. Isabelle says:

    Olá eu tomo o Iumi e eu tenho 16 anos ele é bom mesmo ?

  7. Me chamo sthefynny ,Tenho 20 anos sou magra e gostaria de saber qual e o melhor anticoncepcional qur posso tomar ????, ja q nao posso ir a um ginecologista por motivos pessoais. !!!

  8. Eliane says:

    Tenho 19 anos e pretendo ter a primeira relação sexual com meu namorado. Conversamos bastante sobre isso, e ambos concordam que devo visitar um ginecologista para tirar dúvidas e comecar a tomar a pilula, mas onde moro nao tenho acesso a esse médico, então gostaria de saber qual a pilula que seria mais recomendável, sabendo que tenho tendência a engordar. “Ciclo 21”, é eficaz mesmo sendo mais fraca com relação a hormônios? Posso tomar mesmo sem consultar o ginecologista?

    • Lisana Pontes says:

      A melhor opção é ir ao médico, para q ele prescreva a pílula mais adequada. A pílula q eu recomendaria com base somente em sua idade, seria a IUMI. Mas, qualquer pílula, tomada corretamente, é eficaz contra a gravidez indesejada.

  9. Olá,tenho 16 anos e gostaria de saber quais sao os efeitos se eu tomar um anticocepcional por 1 ano?

    • Lisana Pontes says:

      Não existe efeito por tomar o anticoncepcional por determinado tempo. Os efeitos colaterais costumam ocorrer durante os primeiros meses e tendem a amenizar e até mesmo sumir com o uso.

  10. Laís says:

    Emendei uma cartela na outra, mas esqueci de tomar um comprimido da cartela emendada, tomei os dois comprimidos no dia seguinte (o que havia esquecido, e o do dia normal), cinco dias depois tive relações, corro algum risco de engravidar?

  11. TAYNARA says:

    – Ola! Entao Tenho Uma Duvida.. Eu Tenho 14 Anos Nao Tomo Nenhum Medicamento E Nao Passo Por Nem Ginecologistas Mas Mesmo Assim Ja Cheguei A Toma Um Anticoncecional Que Se Chama ” Ciclo 21 ” Ele Agiu Muito Bem Em Meu Corpo So Mesmo Com Ele Ganhei Mas Pesso Mas Ele Agiu Otimamente Mas So Usei Em Um Mes Depois Nao Usei Mas, E Agora Estou Tendo Relação E Alem De Tudo Minha Menstruação Esta Vindo Muito Atrasada Tem Meses Que Eu Neem Vem Mas O Mes Seguinte Dece, Você Acha Que Devo Volta A Toma Ciclo 21? Para Regular Minha Menstruação E Evita De Engravida?

  12. Jojo says:

    Gostaria de saber que anticoncepcional devo tomar para Acabar com as Acne ..

  13. Leonardo Perez says:

    Boa noite! Minha filha tem 15 anos, toma anticoncepcional já a 1 ano, e queria saber se pela idade dela, os hormônios em um ritmo maior e o crescimento do corpo dela não comprometem o efeito do anticoncepcional em alguma maneira, fazendo com que não evite a gravidez. Grato!

  14. Fernanda says:

    Oi, gostaria de saber qual o melhor anticoncepcional para previne a gravidez em injeção?

    • Lisana Pontes says:

      Existem anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais. Alguns exemplo são:
      Mensais: Perlutan, Mesigyna, Cyclofemina, Dáiva,
      Trimestrais: Contracep, Depo-provera

  15. luana says:

    Tenho 15 anos quero saber qual anticoncepcional posso tomar

  16. Milena says:

    Ola,queria saber qual e o melhor para regular a mentruacao,pq sou toda desregulada tenho 16 anos

    • Lisana Pontes says:

      O ideal é ir ao médico para que ele prescreva o anticoncepcional adequado para seu organismo. Teoricamente, qualquer anticoncepcional regula o ciclo.

  17. Rafaella says:

    Olá meu nome é Rafaella tenho 16 anos nunca tive relação sexual quero saber qual o remédio melhor pra mim.sem engorda.

    • Lisana Pontes says:

      É difícil prever os efeitos que cada anticoncepcional irá provocar. Inicie o tratamento e caso tenha muito desconforto, entre em contato com seu médico e peça orientações. Lembrando que todos os anticoncepcionais causam efeito colaterais, principalmente nas primeiras cartelas e esses efeitos, tendem a amenizar (até mesmo sumir) com o uso.
      Vá ao médico, ele irá prescrever o medicamento adequado.

  18. kaylane says:

    Olá , meu nome e Kaylane tenho 14 anos , queria saber qual anticoncepcional e melhor pra mim nc tomei nem um antes

    • Lisana Pontes says:

      No post falamos sobre alguns, mas o melhor e mais seguro é vc pedir ao seu médico que prescreva, ele irá te indicar o mais adequado que te deixe mais confortável, não causando prejuízos nem efeito colaterais intensos.

  19. Indisponível says:

    Olá , tenho 15 anos e gostaria de saber , se posso tomar anticoncepcional sem precisar ir ao médico ? É se isso pode prejudicar meu crescimento ?

  20. flavia says:

    ola,gostaria de saber se o anticoncepicional diane 35 previne a gravidez , e se e se com o consumo desse medicamento eu poderia ingerir bebida alcoolica ??

    • Lisana Pontes says:

      Sim, o Diane 35, tomado da maneira correta, é eficaz contra a gravidez indesejada. A ingestão da bebida alcoólica não interfere no funcionamento da pílula. Tenha cuidado apenas com episódios de vômitos e diarreia, se eles ocorrerem no prazo de até 4h após a ingestão da pílula, pode comprometer a eficácia contraceptiva.

  21. Maria says:

    Olá me chamo Maria tenho 20 anos queria saber qual o melhor anticoncepcional q devo tomar nuca tomei nenhum..desejo um q ñ tenha muitos efeitos colaterais..

    • Lisana Pontes says:

      Maria, os anticoncepcionais orais apresentam diversos efeitos colaterais, que vão se apresentar ou não, o que vai variar de acordo a cada organismo. A melhor maneira de escolher um anticoncepcional oral mais seguro, no sentido de te trazer menos desconfortos, é através de um consulta com seu ginecologista. Ele irá solicitar exames, ter acesso ao seu histórico médico e prescreverá o medicamento adequado.

Deixe um comentário