Minha menstruação adiantou. O que aconteceu?

No organismo tudo é relativo. As vezes o tempo altera de temperatura e você fica gripada. Mas pode acontecer também de você tomar um banho de mar gelado e não ficar doente. Vai entender, não é mesmo? O mesmo ocorre com a menstruação: ela não é fixa e nem do mesmo jeito em todas as mulheres. E quando muda, assusta bastante.

menstruação irregular

Uma menstruação irregular é comum e não deve te assustar

Em uma menstruação extremamente regulada, seu ciclo menstrual deve durar 28 dias. Os primeiros 21 são sem sangramento, que correspondem ao caminho do óvulo no útero e os últimos 7 ao sangramento, o descarte do óvulo. Para você ficar mais tranquila, são poucas pessoas que finalizam os 21 dias, sangram os 7 e voltam ao normal no 8 dia. No geral, há variações bem drásticas de ciclo para ciclo.

O grande problema das mulheres é quando antes do dia 21 de sua tabelinha, o sangramento surge. Se for de apenas um dia e pouco intenso, nada mais é que um escape. Mas se vier intenso como sua menstruação, é ciclo adiantado. Seria normal isso? A resposta é sim!

O ciclo menstrual pode adiantar ou atrasar por diversos fatores. Um deles é o estresse, em que a mulher extremamente nervosa manda mensagens mentais de que não há gravidez e está na hora de menstruar mesmo, do descarte do óvulo não fecundado, alterando mesmo sem querer a sua produção hormonal. Uma produção hormonal diferente começa com altos níveis de estresse e a menstruação vem. Para isso não há problemas: é só relaxar, praticar um hobby que sua menstruação regula de novo.

O nervosismo pode influenciar bastante no ciclo. Há diversos casos de mulheres que, antes de uma prova de concurso ou vestibular, por exemplo, menstruaram normalmente, mesmo estando 10 dias adiantados. Logo, o emocional influi bastante em seu ciclo.

O esforço físico em excesso pode também causar alterações no sangramento. É comum mulheres começarem a malhar ou levantar peso demais no dia a dia terem escapes ou menstruação adiantada. 

Alterações hormonais são comuns e causam o adiantamento ou atraso do sangramento. Nestes casos, o anticoncepcional poderá ajudar a regular. Se nem ele resolver, está na hora de ir ao ginecologista fazer mais exames. Alguns medicamentos simples podem solucionar o problema. 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

236 Comentários

  1. Caroline Santos says:

    Olá Lisana, então, eu estava tomando o anticoncepcional Selene, tomei o primeiro comprimido logo quando a menstruação subiu, tomei durante 5 dias os comprimidos, e parei por que fiquei doente, e passou uns dias a menstruação desceu novamente, assim que a menstruação subiu comecei a tomar novamente , e tive que parar de novo, isso com 4 dias tomando, pq percebi que ele estava me causando náuseas, logo apos uns dias a menstruação desceu de novo.. isso é normal? A menstruação ficou confusa.. logo após a menstruação descer novamente dessa última vez , optei tomar anticoncepcional injetável , aí tomei mesigyna, tomei dia 25 de maio, aí hoje dia 11 de junho percebi uma borra marrom, acho que vou menstruar de novo.. isso é normal? Tô assustada, quase querendo parar de tomar de vez anticoncepcional pra ver se volta ao normal.. minha amiga mandou eu ir tomar a próxima dia 25 desse vez de novo. O que faço? Tô desorientada . As minhas interrupções do selene causou isso? E ficou confusa ?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Irregularidades no ciclo podem ocorrer, principalmente quando o anticoncepcional não é tomado corretamente. Não precisa ficar desesperada. Próximo dia 25/06 vc repete a injeção de mesigyn (todo dia 25 de cada mês) que seu ciclo irá regularizar.

  2. Rafa says:

    Comecei tomar injeção tem um mês e só tomo depois que minha menstruação acaba, aí espero um dia sem descer nada no outro tomo, está certo ?
    E mas uma coisa, esse mês ela veio antes e tomo a injeção dia 15, e agora oque eu faço tomo agr que acabou ou espero dar dia 15 ? Me Ajudeeem !

    • Lisana Pontes says:

      Depende de qual injeção vc toma. Algumas são recomendadas a aplicação no oitavo dia da menstruação e outras, são aplicadas todo mês na mesma data, independente da menstruação. Essa informação você pode encontrar na bula.

      • Rafa says:

        Lá Fala oitavo dia é melhor ainda se eu tomar no 9• mas não entendo desses trem.
        E sobre ela ter vindo antes eu tomo agora que minha menstruação acabou ou só no mesmo dia que tomei a outra mês passado ?

      • Lisana Pontes says:

        Se for perlutan, por exemplo, vc deve tomar no oitavo dia da menstruação, independente de quando ela ocorra.
        Mas, se for mesigyna, deve tomar todo mês na mesma data.

      • Rafa says:

        É o perlumes !

      • Lisana Pontes says:

        No caso do Perlumes deve ser aplicada no oitavo dia da sua menstruação, não importa se isso ocorrer antes de 30 dias. Vc conta o primeiro dia de sangramento como dia 1 e no dia 8 (oitavo dia), aplica a njeção.

  3. anônimo says:

    Tomo perlutan a 3 meses,no primeiro mês veio no ciclo normal,mas na segunda e terceira vez quando estava com 18 dias de tomada desceu era pra ter vindo dia4/02 e veio dia 1 e agora era pra ter vindo dia 1/03 e veio 27/02 pouca e escura o q faço me ajude por favor

  4. Magna says:

    Minha menstruação deceu faltando 3 pílulas é agora só que foi só a borra é pouca tomo a próxima cartela normalmente porquê já tá com 6 dias que acabei a cartela.

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  5. Ester lindbergh says:

    Ola, Boa tarde! Tenho 18 Anos. Sou Casada e Tenho um filho de 10 Meses. A cerca de 3 meses uso anticoncepcional injetavel .tomo a Perlutan. Ela Regulou a minha mentruacao. Quando foi dia 27/12/2016 usei uma diferente que ganhei da minha mae a Noregyna 5+. quando foi dia 15/01/2017 “Menstruei”. E Hoje 17/01/2017 Parou. Ontem 16/01/2017 por ter vindo bem pouquinho tive relacao com meu Esposo Ele ejaculou dentro. Oque devo fazer ? M eajudem por favor ! Devo tomar o anticoncepcional denovo quando ?? E outra.. tomo a Pilula do Dia Seguinte Hoje ??

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto. Não precisa tomar a pilula do dia seguinte se tomar corretamente.

  6. bianca says:

    Oi estou amamentando e a sei meses nao mestruava. Entao mudei o remedio tomei injecao mesegyna dia 21 e mestruei hoje dia 07 tomo ela soh dia 21 de novo ou no setimo dia da mestruacao?

  7. Thaise says:

    Terminei minha primeira cartela do allestra 20, tomei os 21 dias e no meu 3° dia de pausa minha menstruação desceu. Quando iniciei, a médica disse que devo tomar no primeiro dia de menstruação. O que devo fazer? Ja posso tomar ou tenho que aguardar passar os 7 dias?

  8. Guaciria says:

    Oi minha menstruação veio treze dias adiantado será que atrasará para o próximo mês

  9. Mikaela says:

    Tomei noregyna dia 17/08 que foi o primeiro dia da minha mestruacao . E minha mestruacao veio de novo dia 31/08 isso e normal ? Pq devo fazer ir tomar a injeção de novo ?

  10. Marcela Portela says:

    Bom dia! Tomo anticoncepcional Selene a cerca de um ano (antes tomava microvlar, por três anos), o último comprimido da cartela é sempre em uma sexta feira, e somente na quinta ou até mesmo na sexta seguinte, a menstruação desce. Porém este mês ainda estou na última semana da cartela (termina amanhã) e hoje acordei “menstruada”. Isso nunca aconteceu antes, ela já adiantou um, dois dias, mas já na semana de pausa, e sempre tenho corrimento e cólica antes, desta vez não tive nenhum sinal, e hoje ceio com uma certa intensidade, em relação ao primeiro dia, normalmente. O que pode ser?

  11. Ana catarina says:

    Olá boa tarde eu tomei perlutan dia 6/8/16 porem meu ciclo iniciou dia 22 ate dia 29/8 porem eu não sei se tomo a injeção ou espero ate dia 6 q completaria 30 dias so q se eu espera corre o risco de desce tudo de novo.. O q eu faço

  12. Daniela says:

    Oi gente mim ajudem tenho dúvida menstrue dia27-07-16 e tomei o primeiro anteconcepisional injetável mas minha mestruacao veio hj dia17-08-16 e normal

  13. Jessica says:

    Ola Lisana, eu tenho 18 anos nunca tive relacao e nunca tomei anticoncepcional porem minha mestrucao ja tem uns tres ou dois meses que esta vindo com 10 dias antes, o que pode ser?

    • Lisana Pontes says:

      Diversos são os motivos que podem alterar o ciclo menstrual, dentre eles podemos citar fatores emocionais. As emoções interferem nos hormônios, os quais são responsáveis pela manutenção de uma variedade de funções no organismo.
      Outros motivos que podem levar a alterações no ciclo menstrual são o estresse, doenças, ansiedade, mudanças bruscas de horários, excesso de peso, perimenopausa, menopausa e gravidez. No entanto, não é preciso ficar desesperada. Diante desta situação, procure por um profissional para que ele possa avaliar corretamente as causas de tal disfunção.

  14. Bruna says:

    Minha menstruação veio no terceiro dia de pausa, eu inicio a partir de quando desceu ou espero os 7 dias e tomo no oitavo?

  15. edilane says:

    Boa tarde.minha menstruação desceu no dia22/06 no dia 24eu tomei injeção de um mês. Mas agora dia 06ela desceu de novo o que pode ter acontecindo

    • Lisana Pontes says:

      Anticoncepcionais injetáveis são causadores comuns de irregularidade menstrual e sangramento vaginal contínuo (pode durar semanas), normalmente neste casos precisa mudar de método contraceptivo.

  16. paula says:

    Oi Boa noite ,parei de anticoncepcional aí minha menstruação foi embora dia 28 /06 16 e hoje dia 05/07/2016 ela desceu novamente o que pode ter ocorrido? Isso e normal?

    • Lisana Pontes says:

      O ciclo menstrual pode adiantar ou atrasar por diversos fatores. Um deles é o estresse, nervosismo, ansiedade, alterações hormonais (quando quantidade de progesterona no organismo seja insuficiente para suprir a necessidade para segurar o endométrio no lugar), alterações no ciclo ( quando o período fértil que de aproximadamente 7 dias, pode encurtar para 4, 5 pela quantidade aumentada de hormônios), dentre outros fatores.

  17. Dayana says:

    Eu tomei injeção dia 10 e Junho minha ginecologista falou para tomar agora sempre no dia 10.
    Porém minha menstruação desceu antes, tomo a injeção agora ou só dia 10?

  18. Su says:

    Ola.. mknha menstruacao veio 6 dias antes do previsto. E em pouca quantidade e marrom. Tbm nao estou sentindo colica parei mes passado com a anticonceocional por conta propria pois estava fazendo meu cabelo cair muito. É normal acontecer da menstruacao vir so marrom e sem colica e pouca quantidade, quase nada? Nunca aconteceu isso. Sempre sinto colica e passo 7 dias menstruada.

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  19. anonimo says:

    Bom dia, minha menstruação veio dia 18/06 até dia 20/06, comecei a tomar a pilula no ultimo dia da menstruação para dar uma regulada quando foi dia 25 eu nao tomei mais, e agora dia 30/06 desceu novamente, gostaria de saber se minha menstruação adiantou, começo a contar a partir do dia 30 para saber quando virá de novo? e eu nao tive periodo fertil este mes que passou?

    • Lisana Pontes says:

      a menstruação deve descer durante a pausa. Se isso não ocorrer, inicie a nova cartela, independente da menstruação. Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

  20. Janaína Carla Mendes Lima Da Paz says:

    Boa Noute, minha menstruação acabou agora dia 06/06, e hoje minha calsinha estava toda suja com muita borra de sangramento, a 23 dias da menstruação, parei com meu anticoncepcional praticamente 8 de maio, porém na minha última gravidez eu demorei cerca de 5 meses para engravidar, tenho 28 anos! Poderia me explicar? Obrigado!

    • Lisana Pontes says:

      O ciclo menstrual pode adiantar ou atrasar por diversos fatores. Um deles é o estresse, nervosismo, ansiedade, alterações hormonais (quando quantidade de progesterona no organismo seja insuficiente para suprir a necessidade para segurar o endométrio no lugar), alterações no ciclo ( quando o período fértil que de aproximadamente 7 dias, pode encurtar para 4, 5 pela quantidade aumentada de hormônios), dentre outros fatores.

  21. valeria says:

    Troquei meu comprimido a dois meses mas tem a msm composição. E antes do dia desceu o que pode ser.

  22. Natali says:

    Olá, faço uso de anticoncepcional, após um problema de saúde tomei antibióticos e acabou que eu fiquei menstruada porém não para mais de descer, isso é normal?
    Estou preocupada que talvez possa ter relação com gravidez.

    • Lisana Pontes says:

      Antibióticos, diminuem a eficácia do anticoncepcional, aumentando as chances de uma gravidez indesejada. Por esse motivo, o fluxo ocorreu. Continue tomando o anticoncepcional q o fluxo deverá cessar.

  23. marcia Rayane says:

    Olá. Tudo bem ? Tenho 16 anos e comecei a tomar o anticoncepcional injetavel este mês 4/06, seguindo as orientações não pode Aver relação desprotegida durante este mês, só após a segunda dose, pois bem estou tendo um sangramento não sei se é mestrucao ou outra coisa do tipo, não tenho o por que me preocupar Pq não tive relação este mês, então não tem como ser gravidez não é msm ? Só queria saber o por que q ela veio 12 dias antecipadas, mais não veio uma mestrucao como antes esta vindo muito fraquinha, isso é normal ? E por causa do anticoncepcional? Obg !

    • Lisana Pontes says:

      Anticoncepcionais injetáveis são causadores comuns de irregularidade menstrual e sangramento vaginal contínuo (pode durar semanas), normalmente neste casos precisa mudar de método contraceptivo.

  24. Vanessa Facina says:

    Ola, parei de amamentar ha uns dois meses, amamentei por dois anos e meio, logo que parei adiantou minha m mais de uma semana fez um ciclo de uns 18 dias, a outra veio c 23 dias,sempre tive ciclo curto mas nao assim, ainda tenho leite!isso altera por quanto tempo?

  25. Bruna says:

    Boa Noite
    Tomo perlutan com ciclos certinhos, da ultima vez desceu bastante mais que o normal, e agora desceu novamente com 10 dias de antecedência, como tomo a perlutan? Tomo no oitavo dia da menstruação?, ou quando completar os 30 da ultima vez que tomei a injeção?

  26. Daiane says:

    Olá tomo ciclo 21 e minha menstruação sempre vem na sexta- feira e esse mês ela veio na quinta-feira de madrugada isso é normal?pq geralmente passo quarta e quinta com um pequeno sangramento marrom e só na sexta feira e que descer o sangue com o fluxo normal e normal adiantar um dia ou significa que minha pílula não está fazendo efeito?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. O ciclo menstrual pode adiantar ou atrasar por diversos fatores. Um deles é o estresse, nervosismo, ansiedade, alterações hormonais (quando quantidade de progesterona no organismo seja insuficiente para suprir a necessidade para segurar o endométrio no lugar), alterações no ciclo ( quando o período fértil que de aproximadamente 7 dias, pode encurtar para 4, 5 pela quantidade aumentada de hormônios), dentre outros fatores.

  27. Bianca says:

    Oi…tive relacao sexual protegida dia 12/06 e no outro dia comecei a ter corrimento marrom parecido com menstruacao…hj acredito q seja msm a menstruacao…mas esta 5 dias adiantada…estou tomando antibiotico por estar com sinusite…sera q tem alguma ligacao???
    Tomo anticoncepcional regularmente no horario correto.

    • Lisana Pontes says:

      Sim, pode ter sido pq do antibiótico. Antibióticos, diminuem a eficácia do anticoncepcional, aumentando as chances de uma gravidez indesejada.

  28. sousa says:

    Oi Luisana, minha namora teve uma menstruação adiantada 11 dias, não tivemos relaçôes neste mês, ela não toma anticoncepionais. O que deve ser?

    • Lisana Pontes says:

      O ciclo menstrual pode adiantar ou atrasar por diversos fatores. Um deles é o estresse, nervosismo, ansiedade, alterações hormonais (quando quantidade de progesterona no organismo seja insuficiente para suprir a necessidade para segurar o endométrio no lugar), alterações no ciclo ( quando o período fértil que de aproximadamente 7 dias, pode encurtar para 4, 5 pela quantidade aumentada de hormônios), dentre outros fatores.

  29. Ithais Feitosa says:

    Minha menstruação veio 10 dias adiantada,tive relações mais com camisinha, nunca aconteceu isso o que pode ser ?

    • Lisana Pontes says:

      O ciclo menstrual pode adiantar por diversos fatores. Um deles é o estresse, nervosismo, ansiedade, alterações hormonais (quando quantidade de progesterona no organismo seja insuficiente para suprir a necessidade para segurar o endométrio no lugar), alterações no ciclo ( quando o período fértil que de aproximadamente 7 dias, pode encurtar para 4, 5 pela quantidade aumentada de hormônios), dentre outros fatores.

Deixe um comentário