Mitos e verdades sobre a menstruação

Por mais antiga que seja a menstruação, há sempre mitos envolvendo os dias de sangramento mensal da mulher. Ela é o sinal de que não há gravidez, a resposta do corpo para um óvulo não fecundado e eliminação do mesmo, um processo natural do sistema reprodutor feminino. O sangramento da menstruação pode durar de 3 a 11 dias sendo considerado normal, mesmo a maior parte das mulheres não ultrapassando os 7 dias. A seguir, alguns mitos e verdades sobre a menstruação que você pode até conhecer.

Posso estar grávida e ainda menstruarmito. Você pode ter pequenas hemorragias durante a gravidez e facilmente confundidas com a menstruação, mas não é a mesma coisa. A menstruação é a eliminação do óvulo, então se ele foi fecundado, você não menstruar.

A mulher engorda quando está menstruadamito. Ela pode inchar porque há maior retenção de líquido, mas vai embora quando o período menstrual finaliza.

Não pode ter relações sexuais menstruadamito. Há mulheres que até sentem mais prazer porque há mais irrigação de sangue na região pélvica, outras realmente não curtem. Mas não faz mal algum e o sangramento cessa durante a penetração.

TPM é psicológicomito. Ha alterações hormonais importantes e no corpo que causam o mau humor, a cólica e um cansaço maior. Algumas mulheres sentem mais sono e mal conseguem executar as atividades diárias. Mas há hoje bons medicamentos no mercado e tratamentos eficientes para controlar os sintomas da TPM que tanto incomodam as mulheres mais sensíveis ao período.

Mal cheiro na menstruação é comummito. Pode ser sinal de infecções causadas por fungos e bactérias ou inflamações uterinas. O cheiro da menstruação é levemente forte, mas mal cheiro é sinal de algo mais grave, é bom ir ao médico.

A menstruação deve durar exatamente uma semanamito. Mesmo quem toma anticoncepcionais pode ter sangramento maior que os 7 dias previstos na cartela na pausa.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

3 Comentários

  1. Ana B. says:

    Estava tomando anticoncepcional (Yaz, há anos) até que veio um pequeno escape. Continuei tomando e na semana seguinte veio outro escape, o que fez com que eu parasse de tomar o anticoncepcional. Dois dias depois veio um sangramento de quase uma semana. Mais cerca de uma semana veio um corrimento clara de ovo com cólica, seios bem doloridos e uma dor do lado direito inferior do umbigo meio forte. Durou alguns dias, passaram outros e não desceu mais. Estou 25 dias atrasada. O que pode ser?

    • Site Anticoncepcionais says:

      O sangramento de escape é um dos efeitos e pode ser mais leve ou mais intenso, e é bem comum.
      Vem no meio da cartela sem aviso prévio, podendo durar horas ou dias. As vezes apenas suja a calcinha e é bem ralo mesmo.
      Pode surgir por diversos motivos, como estresse, atrasos ao tomar o medicamento, esforço físico, dentre outros.
      Ele pode surgir em quem usa anti há muito tempo ou pela primeira vez. Com apenas um escape, não é motivo para troca.

  2. lidiane says:

    Posso estar gravida será!transei no ultimo dia da minha menstruaçao e a noite ja iria começar a tomar o nordette mas Jah tinha transado,será q tem risco?

Deixe um comentário