O que deixa o sangue marrom na menstruação?

Na grande maioria dos casos, o sangue marrom na menstruação é simplesmente sangue velho a ser dissipado, ocorrendo normalmente ou no início ou no final do período de uma mulher. Outras possíveis causas muitas vezes envolvem o organismo feminino. Manchas de sangue marrom podem ocorrer naturalmente durante uma ovulação ou pode ser um sinal precoce de gravidez. 

Uma mulher que toma uma pílula anticoncepcional oral ter sangue marrom na menstruação é bem comum. Em outros casos, sangue marrom na menstruação especialmente se acompanhada de dor, inchaço ou outros sintomas, pode ser um sinal de um pólipo, erosão cervical ou doenças semelhantes.

O sangue marrom na menstruação é, na maioria dos casos, sangue velho que levou mais tempo para ser liberado do corpo. Sangue residual do período anterior pode levar uma mulher a apresentar sangramento marrom no início de seu fluxo. No final, o sangue antigo que não foi gradualmente ser expelido a partir do corpo, conduz a hemorragia.

A ovulação pode ser uma causa do sangue marrom na menstruação

A ovulação de uma mulher, geralmente no meio do ciclo, também pode levar ao sangue marrom na menstruação mínimo ou de descarga(escape). Se uma mulher tiver sangue desta cor quando o fluxo é mais leve do que o habitual, pode ser um primeiro sinal de gravidez. As mulheres que são sexualmente ativos e experimentaram este deve fazer um teste de gravidez. Se estes sintomas são combinados com outros sintomas, tais como dor aguda abdominal, pode ser um sinal de uma gravidez ectópica e o médico deve ser contactado o mais rapidamente possível.

Sangue marrom na menstruação é normal

As mulheres que tomasangue marrom na menstruação m pílulas anticoncepcionais estão especialmente sujeitas a alterações hormonais importantes, e muitas vezes isso pode levar a sangue marrom durante a menstruação. Quando isso ocorre um mês depois que uma mulher começou a usar anticoncepcionais, não há porque se preocupar. Se isso ocorrer depois de recentemente ter começado a tomar anticoncepcional, é normal, pois pode levar muito mais tempo para o seu ciclo voltar ao normal.

Nos casos mais graves, sangue marrom na menstruação pode ser um sinal de infecção. Isto é especialmente verdadeiro se for acompanhado de corrimento anormal, como a coagulação, e outros sintomas, como dor abdominal ou inchaço.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

310 Comentários

  1. Mariana says:

    Minha menstruação ocorre no final marrom e dura mais

  2. Lucia says:

    Mentruei todos os.meses nao ta atrasado. Mas meu utero ta estranho mesmo assim. Me socorre

  3. Lucia says:

    Oi menstruo normalmente sempre e sem atraso. Iniciei a pilula Iaz e parece 7 dias antes assim q vi a resportagem sobre trombose. Meu.ciclo veio.normal. ai voltei a tomar a pilula mas apenas por sete dias e parei denovo…novamente uma semana depois desceu mas sinto dores no pe da barriga menstruo aa vezss vermelho aa vezes marrom. A barriga e o.utero ta todo estranho . Tive relacao mas tomei pilula do dia seguinte na cartela doa sete dias. Posso estar gravida? Ou isso e por conta de parae e tomar a pilula. Meu utero esta confuso chego a pensar q estou gravida mas gases ta demais. Nao sei o q fazer. Pois nunca atrasou meu ciclo. E gravida. To ficando em paranoia

  4. DyCastro says:

    Bom dia!

    Minha menstruação veio do dia 23.08 à 26.08.2016, tive relação desprotegida dias 28 e 31.08.2016.
    Hoje após me limpar, depois de fazer xixi, saiu uma borrinha marrom, o que pode ser?

  5. Juliana says:

    Tomo anticoncepicional a mais de 12 anose, tomo certinho só que este mês terminei a cartela e cinco dias depois como de costume desceu pra mim só que está vindo marron e nem está sujando o absorvente sexta feira e dia de voltar a tomar o remédio isso é normal?

  6. Laura says:

    Oi, comecei a tomar anticoncepcional dia 11/08, tive relação desprotegida no quinto, sexto e nono dia após o início da cartela. Sempre tomo certo, mas comecei sentir dores como cólica, nos seios e alguns enjoos. Fiz teste de farmácia e deu negativo. Veio um sangue escuro no último dia da pílula. Será normal? Estou preocupada. Obrigada!

    • Lisana Pontes says:

      Relações desprotegidas antes da 15ª pílula (da primeira carela), oferecem risco de gravidez indesejada. Essas dores, enjoos, são efeitos colaterais comuns que costumam ocorrer durante o uso das primeiras cartelas.

  7. livia says:

    Ola! Eu nao tomo anticoncepcional, meu periodo sempre e de 5 a 6 dias, com um fluxo de sangue bem razoavel, normalmente ela vem certinha, em junho veio dia 19, julho veio dia 18, so que esse mes veio dia 17, ate ai normal, so que comecou com uma borra pela manha e a terde ja estava vermelho, mais o fluxo so ficou um dia ou 2 e parou. Agora depois de 4 dias de vez em quando sai uma borra marron, sera que posso esta gravida? Fiz um teste de farmacia no 3 dia , quando o sangue parou , mais deu negativo, o que vc me aconselha?

    • Lisana Pontes says:

      Se vc teve relações desprotegidas, existe a possibilidade de ser gravidez e esse sangramento ser nidação. Aconselho esperar mais uns dias e repetir o exame.

  8. Hellen says:

    Olá tomo AC a 7 anos e fazem 3 anos que tomo aixa ,e de dois meses para cá meu fluxo diminui muito não vem sangue somente borra de café ,bem pouco por 4 dias, não esqueço nunca de tomar a pilula .Pode ser gravidez ? e me sinto inchada .

  9. Joyce says:

    bom dia tomo anticoncepcional a mais de 8 anos, mas sempre fiz algumas paradas, porem agora tomo ciclo 21 a mais de 01 ano sem interromper, de uns meses para cá percebi que minha menstruação esta vindo pouca e escura, tom amarronzando. Isso pode ser efeito do anticoncepcional?

  10. Martina says:

    Olá,

    Eu comecei a usar anticoncepcional faz menos de um mês… Minha menstruação veio normal durante os 5 dias, mas já está no décimo segundo dia e o sangue marrom continua vindo… É vem bem pouquinho… Pode ser por causa do anticoncepcional? Nunca demorou tanto a ir embora…

    Agradeço desde já!

    • Lisana Pontes says:

      Sim, é efeito colateral da medicação. Esses efeitos costumam ocorrer durante o uso das primeiras cartelas. Continue tomando normalmente q irão cessar.

Deixe um comentário