Os efeitos do estresse sobre a menstruação

Todos os dias respondemos diversas dúvidas de mulheres que estão com medo de atrasos e riscos de gravidez. Mesmo com mulheres que tomam anticoncepcional o atraso pode ser comum, mas deixa muitas pessoas loucas mesmo (seus companheiros também ficam!) pensando que pode haver uma gravidez. O motivo de tanto atraso mesmo tomando o contraceptivo pode ser apenas o velho e conhecido estresse.

Médicos de todo o mundo sugerem que os efeitos do estresse sobre a menstruação são diversos. Ele pode não só afetar o fluxo sanguíneo como o seu aparecimento. Ou seja: você pode ter atrasos no sangramento por estar muito estressada, mesmo na sua pausa após finalizar o medicamento, por exemplo. Em alguns casos pode agravar os sintomas da síndrome pré-menstrual. Para muitos doentes, os níveis mais elevados de estresse levam a uma TPM mais grave.

O que causa o estresse no seu ciclo

O impacto do stress sobre a menstruação se acredita ser causado por desequilíbrio hormonal. O estresse pode, por vezes, resultar em excesso de produção de cortisol, um hormônio que acredita-se ser o responsável por sentimentos de ansiedade e depressão. Quando os níveis de cortisol estão elevados, as pessoas às vezes se sentem ansiosas demais. Embora outras condições fisiológicas podem causar a superprodução de cortisol, o estresse é geralmente uma das causas mais comuns.

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O estresse pode atrasar seu sangramento

O estresse pode freqüentemente causar desequilíbrios de outros hormônios além de cortisol. Os níveis estrogênio também podem ser afetados pelo estresse. Se os níveis hormonais ficam desequilibrados, a sua menstruação pode ficar irregular, ou, em casos severos, a menstruação pode parar completamente. Além disso, o estresse pode inibir a produção de serotonina, o hormônio que se acredita ser responsável pela sensação de felicidade e bom humor.

Alguns especialistas acreditam que mudanças na dieta podem ajudar algumas mulheres a combater os efeitos do estresse sobre a menstruação. Consumo de carboidratos, especialmente se aproximando da época da menstruação, pode ajudar a manter os níveis de serotonina altos. Pães integrais e cereais, além de nozes e vegetais ricos em fibras, também são recomendados. Não são apenas esses alimentos considerados saudáveis, mas eles tendem a manter os níveis de serotonina mais altos por longos períodos de tempo do que os carboidratos mais processados.



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2 Comentários

  1. Penolope says:

    Acho melhor voce procura um medico pq pode ser grave e no mesmo instante pode ser simples mas e melhor o medico tira essa duvida pq no site eles ajudam muito mas procurar um medico e bom cheiro boa sorte

  2. kelly says:

    Ja estou no quinto dia de pausa,e ha dois dias vem vindo sinal mas a menstruaçao nao desce!o que pode ser?nesse mes nao tive relaçao e na pausa do mes passado veio normalmente.

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