Os mitos sobre o anticoncepcional

O uso do contraceptivo como método efetivo para prevenir a gravidez existe há mais de cinquenta anos, mas a menos de 20 que é popular em todo o mundo. A medicina evoluiu, os anticoncepcionais também. Contudo, os boatos antigos que deixavam as mulheres com medo de usar o medicamento ainda existem e fazem algumas não usar mesmo, temendo até ficar doente. Mas muitos dos relatos, para a felicidade das mulheres que lutam por uma gravidez planejada, são apenas mitos.

Se usar anticoncepcional por muito tempo não irá engravidar mais

Esta “lenda urbana” surgiu porque algumas mulheres, há cerca de 20 anos, estavam com dificuldades para engravidar e usavam o medicamento. Mas a gravidez e o corpo feminino possuem uma relação complexa. Você sabia que se estiver estressada demais pode adiantar ou atrasar seus ciclo? Isso pode dificultar a ovulação, em especial se o casal usa o método da tabelinha.

Há quem diga que o anticoncepcional forma uma massa no útero e por isso ele não deixa que a mulher engravide. Mais uma lenda de 20 anos atrás e sem fundamento. Os medicamentos hoje são tão leves que atrasando um dia apenas, pode haver sangramento.

 Não dá para engravidar usando anticoncepcional

Infelizmente dá, mas se tomar o medicamento incorretamente. Não começar no dia certo (1 dia da menstruação), tomar medicamentos que cortam o efeito do contraceptivo e não ingerir no horário correto afetam a proteção do medicamento, e a mulher pode engravidar.

Alimentos cortam o efeito do anticoncepcionalOs mitos sobre o anticoncepcional

Mito total. Não existe qualquer alimento de sua dieta que possa comprometer o uso do medicamento. O que pode acontecer é uma refeição te fazer mal, você vomitar depois de seis horas de usar o medicamento e acabar engravidando. O corpo ainda não tinha absorvido o hormônio do medicamento, por isso a gravidez pode ter acontecido. Mas por comer algo simplesmente, é apenas um mito ou lenda urbana.

Anticoncepcional emagrece

Não existe comprovação médica que alguém possa perder peso usando anticoncepcional. O engordar, por conta da retenção de liquido que os hormônios ingeridos podem causar, é verdade, mas também não é regra.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$:1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

9 Comentários

  1. Beka says:

    Tomo o diane 35 e sempre faço a pausa de 7 dias, já uso a 4 meses só que neste mês, veio estranho estou a 2 dias só vindo uma barra caramelo…. É normal??? E sim tomo o anticoncepcional curtinho.

    • Beka says:

      Aff uso diane 35 a 4 meses e faço a pausa de 7 dias, só que este mês veio estranho uma borra caramelo, por dois dias seguidos, é normal??? E uso sempre a noite mas não o mesmo horário.

  2. laryssa says:

    queria saber se tem algum problema se eu começar a tomar anticoncepcional o perlutan sem consutar os medicos que riscos eu posso ter ?

  3. gilvania says:

    olá, estou tomando allestra 20 queria mudar …
    tenho que esperar a próxima pausa menstrual?

  4. Giuliano says:

    holami papa lleva medio a o enfermo de pnkoiasrn pero el pnkoiasrn q el tiene no le da temblor sino q le pone los musculos rigidos ya no habal bien ni coordina las cosas me gustaria saber q medicamentos le podemos suministrar para mejorarlo ya q lleva poco tiempo asigracias

  5. amanda says:

    Olá, gostaria de saber se ao tomar corretamente a pilula anticoncepcional todos os dias na hora certa e ter relações sem camisinha e sem praticar o coito interrompido, tem chances grandes de engravidar?

  6. Fabiane says:

    Olá, queria tirar uma dúvida, tomo anticoncepcional a uns 10 meses, porém durante a pausa de sete dias, sempre atraso dois dias para iniciar uma nova cartela, e nesse mês tive relação sem camisinha quando já estava no oitavo comprimido da nova cartela, sendo que atrasei para inicia-la, será tem grandes riscos de eu engravidar? Ando sentindo algumas coisas, já faz duas semana, pode ser psicológico?

  7. fabiana melo bastos says:

    sufametazol +trimetropina pode cortar o efeito do anticoncepcional

Deixe um comentário