Pílulas anticoncepcionais e trombose – Aliada ou inimiga?

Existem diversos métodos contraceptivos que são eficazes, quando usados da maneira correta. Mas, o queridinho da mulherada é, sem dúvidas, a pílula anticoncepcional.

As pílulas anticoncepcionais são composições hormonais que contém estrogênio e progestógeno. Elas previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações no muco cervical (do colo uterino). Além disso apresentam muitos benefícios , mas também pode ser prejudiciais se não usadas de maneira prudente e correta.

O que é trombose?

Um corpo humano saudável é dotado de um sistema de coagulação altamente eficaz, que evita a perda de sangue excessiva. Ao sofrer um corte, as plaquetas, por exemplo, convergem para o local do ferimento e formam um trombo para bloquear o sangramento. Apos algum tempo, esse trombo se dissolve e o vaso e recanalizado e circulação volta ao normal.

Existem algumas pessoas que apresentam distúrbios de homotesia (conjunto de mecanismos pelos quais se mantêm o sangue fluido dentro do vaso, sem coagular, trombose, nem extravasar, hemorragia) e formam trombos (coágulos num lugar onde não houve sangramento). Normalmente, esse coágulos se formam nos membros inferiores. Como a estrutura do trombo é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que pode retornar aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, de acordo ao tamanho do coágulo, pode ocorrer um entupimento (embolia pulmonar) uma complicação muito grave, que pode causar morte súbita.

A trombose é uma doença grave e pode não apresentar nenhum sintoma, mas, podem ocorrer dores ou inchaços nas pernas, veias superficiais da pele dilatadas, aumento das circunferências medidas da perna doente em relação à outra perna (medimos no tornozelo, na panturrilha e na coxa, dos dois lados), palidez ou cianose (cor azulada) da pele e eventualmente dor quando palpamos o trajeto da veia que suspeitamos ser o local principal da formação da trombose.

Causas da trombose

A trombose pode ser causada por alguns motivos, dentre eles o uso de a pílula anticoncepcional. Mas, também podem provocar trombose, a imobilidade provocada por internações hospitalares; Síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus; Terapia de reposição hormonal; Varizes; Cirurgias; Cigarro; Gravidez.

Pílula anticoncepcional como aliada

A pílula anticoncepcional é um excelente aliado quando falamos em prevenção da gravidez indesejada e tem vários benefícios para mulher. Dentre eles, ajuda a regularizar o ciclo menstrual, diminui o fluxo, melhora a cólica, os sintomas da TPM, inchaços e diminui a acne. Além disso, reduz o risco de doença inflamatória pélvica, diminui a pera óssea, reduz também a chance de desenvolver endometriose, mioma, cistos funcionais do ovário, doenças benignas da mama, anemia e a incidência de câncer no ovário, e útero e de intestino.

A pílula anticoncepcional como inimiga

Realmente as pílulas anticoncepcionais aumentam as chances de desenvolver trombose, todas elas, não existe uma pílula que apresentam mais risco que outra. Porém. esse fator de risco é muito pequeno, quando sozinho. Para que o anticoncepcional se torne de fato perigoso e potencialize as chances de uma paciente desenvolver trombose, alguns fatores devem ser somados ao uso da pílula, como predisposição genética, sedentarismo, hipertensão, diabetes, alto nível de colesterol, obesidade, alcoolismo, fumo, idade avançada .

Nos casos que as pacientes apresentem, pelo menos um dos fatores de risco elencados, é aconselhável não utilizar a pílula anticoncepcional. Esse método contraceptivo deve ser substituído por outro, como DIU de cobre ou DIU de hormônio, por exemplo.

Apesar do aumento no risco de trombose, os anticoncepcionais são considerados medicamentos muito seguros, e podem ser comprados sem receita médica. A trombose venosa profunda (e uma de suas complicações, a embolia pulmonar) é tão rara que, mesmo com o aumento do risco devido ao anticoncepcional, continua sendo uma complicação rara.

Cuidados para evitar Trombose causadas por uso do anticoncepcional

Muitas mulheres tomam pílulas anticoncepcionais como água, sem prescrição médica. Normalmente, seguem a orientação de uma amiga, vizinha e começam o tratamento com as pílulas, por conta própria.

A principal maneira de evitar o desenvolvimento de trombose é, além de ter uma vida ativa e saudável, evitar a automedicação. Não tomar anticoncepcionais por conta própria, o correto e recomendado é procurar um médico para que ele, após exames físicos, laboratoriais e anamnese, descubra se a paciente pertence a algum grupo de risco e a partir daí prescreva a medicação adequada ou até mesmo sugira um outro método contraceptivo.

Outra medida que deve ser tomada é consumir álcool com parcimônia e moderação e, no caso de fumantes, parar de fumar. O cigarro têm componentes que lesão as veias e artérias, o que somado ao uso do anticoncepcional elevam as chances do desenvolvimento de uma trombose.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Quer um Cartão de Crédito com limite de até R$:1200,00 para comprar medicamentos e produtos de higiene podendo dividir em até 5x s/Juros?

Cartão de Crédito MasterCard Farmácias Pague Menos
Cartão de Crédito VISA Farmácias Pague Menos

 

Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

9 Comentários

  1. vinicius says:

    Muito bom, obrigado pelo conteúdo

  2. says:

    Olá, tomo anticoncepcional ha 5 meses, religiosamente nunca esqueci nenhum e nem atrasei. nessa ultima cartela ocorreu um corrimento marrom antes do fim. O que pode ser, li sobre escape, será que é isso/, não tem nem sangue, apenas fica um sujeira amarronzada na calcinha, estou muito nervosa pois li sobre nidação, mas tomei muito corretamente todas a pilulas.

  3. Juciara says:

    Oi bom dia. .Gostaria de saber se sentir cólicas leves,incômodas fora do período menstrual é normal?obrigada

  4. jenefer says:

    Mas existe algum problema em emendar mais de suas cartelas

Deixe um comentário