Posso tomar anticoncepcional por conta própria?

O anticoncepcional seja em qual for sua versão (injeção, comprimido ou adesivo) pode ser livre. Você pode sim ir até uma farmácia ou posto de saúde e adquirir o produto e começar a tomar de acordo com as indicações da bula do medicamento. Para uma mulher saudável, não há qualquer risco e você conta com diversas vantagens como prevenir a gravidez, regular o ciclo menstrual, melhorar os sintomas da TPM, ajuda a ganhar peso em quem precisa e em alguns casos até perder, te deixa com a possibilidade de uma gravidez controlada, dentre outros.

tomar anticoncepcional por conta própriaOs riscos de tomar anticoncepcional por conta própria

Medicamentos anticoncepcionais são remédios mas não possuem tarja nem preta e nem vermelha, ou seja, podem ser comprados sem receita médica. É o que a maioria faz, mas indicamos não fazer isso antes de consultar seu médico. A opinião de um ginecologista é muito mais importante e sábia que os conselhos de um site e de um amigo porque acima de tudo, ele conhece seu histórico médico.

O principal motivo de você dever ir ao médico antes é que contraceptivos podem agravar alguns quadros médicos, como quem já teve trombose. Se for o seu caso, você pode usar apenas alguns e não todos os presentes em farmácias. Há um indicado para o seu problema, que pode se agravar ainda mais se for uma fumante.

Em caso de cistos também pode agravar o caso e há contraceptivos que ajudam a curar o problema. Mas você vai saber se tem cistos apenas se for ao médico fazer um check up, não é mesmo? O medicamento também pode agravar doenças hormonais ao invés de regular e aumentam as chances de surgimento de câncer de mama em quem já teve ou surgimento de cistos na mama.

O melhor a fazer é marcar uma consulta médica com seu ginecologista, fazer um check up e só depois pedir uma indicação e começar o uso. Enquanto isso use camisinha.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

15 Comentários

  1. Vanda says:

    Tomo microvilar posso troca por yaz ou yasmim

  2. Nathalia says:

    Comecei a tomar o anticoncepcional Neovlar por conta própria, e apos terminar a minha quarta cartela comecei a tomar o Microvlar. Ultimamente tenho sentido alguns sintomas de gravidez, tem alguma possibilidade de estar gravida? E se eu estiver, o anticoncepcional que eu tomei pode me prejudicar? Respondam por favor!!!

  3. Tamires says:

    Eu comecei a tomar mirelle, por conta própria, procurei pelos anticoncepcionais mais fracos e encontrei esse, não me causou nenhum efeito colateral nem mal estar, estou terminando a primeira cartela. Posso continuar tomando ele? Além desse existe algum outro que seja mais fraco?

  4. camila says:

    Inicie a primeira cartela de anticoncepcional e esqueci o ultimo, tomei 20 comprimidos, dei a pausa e iniciei a segunda cartela…se eu tiver relaçao agora tem algum risco de engravidar? ja tomei 13 da nova cartela..

  5. Leticia says:

    Nunca tomei nenhum anticoncepcional mas casei agora tenho ki tomar quero tomar injeção tenho 19anos 53kl qual o nome da injeção mas indica pra mim mim responde por fv. Obrigada

  6. Kelly says:

    Ola tomei a injeçao pela 1 vez e gostaria de saber se posso ficar gravida pq so tomei uma vez e tive relação sem camisinha ja segunda vez pra tomar a injeçao eu nao tomei por favor respondam obg

    • Site Anticoncepcionais says:

      Se toma corretamente, sem riscos de gravidez desde o primeiro dia de uso.
      Mas continue tomando assim sempre, mantendo o horário e todos os dias no caso de contraceptivo oral. Não perca a data da injeção se usa desta forma.

  7. ADRIANA says:

    Bom dia,

    Vou viajar para a praia no dia 16 de janeiro com minha filha e a menstruação dela está prevista para descer entre os dias 17 e 18 , o bviamente ela NÃO QUERIA MENSTRUAR DE FORMA ALGUMA, uma vez que espera por esta viagem..queríamos um método somente para não descer a menstruação, pois ela tem apenas 12 anos.
    Se ela tomar um anticoncepcional desde agora a menstruação dela não virá até o final do mês correto?? Será que poderiam indicar um de baixa dosagem hormonal mas que segure a menstruação para ela poder aproveitar a viagem??
    Agradeço desde já a atenção.

    • Lisandra says:

      Ela pode tomar o Adoless, Diminut, Tantin, qualquer um desses são de dosagem hormonal baixa, o mais unificado é ela tomar antes de viajar ou começar logo assim que comprar e quando chegar de viagem é só suspender o uso e a menstruação dela logo descerá.

    • Lisandra says:

      Ela pode tomar o Adoless, Diminut, Tantin, qualquer um desses são de dosagem hormonal baixa, o mais indicado é ela tomar antes de viajar ou começar logo assim que comprar e quando chegar de viagem é só suspender o uso e a menstruação dela logo descerá.

  8. rebeca says:

    tomei o remédio antes da minha menstruação descer, eu paro de tomar assim mesmo ou continuo? Como fazer a pausa de sete dias e quando devo iniciar a próxima cartela?

  9. jakeline says:

    o anticoncepcional começa a agir depois de quanto tempo?

Deixe um comentário