Preciso mesmo parar por um tempo de tomar anticoncepcional?

Mulheres com mais de 40 anos costumam dizer que “tomando muito anticoncepcional você pode não ter filhos”. Para a idade delas esta lenda é real, pois há cerca de 30 anos os anticoncepcionais eram tão fortes que causavam problemas uterinos sérios, diminuindo a fertilidade. O medicamento criava uma massa no útero e o corpo precisava se limpar, sendo preciso uma pausa de alguns meses. Hoje não há mais problemas com isso.

Os anticoncepcionais modernos possuem uma baixa taxa hormonal, sem causar riscos tanto ao organismo como um todo como a fertilidade da mulher. Ele também traz vantagens como aliviar cólicas, ajudar a regular a menstruação e a mulher e ajudar a escolher quando se quer ser mais: basta suspender o medicamento.

Mas algumas mulheres ainda ficam com medo de tomar o medicamento: tomar por anos não faria mal? Preciso parar por um tempo para limpar o organismo? Não é melhor parar um tempo para dar ao corpo um descanso?

A resposta para isso tudo é não: você não precisa parar de tomar o medicamento por qualquer motivo. Os anticoncepcionais modernos são mais fracos e por isso não há uma necessidade de limpeza, como havia há 20 anos atrás. Eventualmente a mulher que toma tal medicamento vai sentir um fluxo menstrual mais intenso, com alguns grânulos mais escuros e uma dor maior. Isso quer dizer que seu corpo está eliminando qualquer excesso que possa ter de medicamento e limpando a si mesmo. A pausa não é necessária, a menos que seja por outros motivos.

Uma pausa no anticoncepcional pode ser bacana se você sofre de retenção de líquido. Isso deixa a mulher um pouco mais inchada, causando dores nos seios também. Neste caso, a pausa pode ser bacana, pois vai ajudar o corpo a eliminar o líquido retido e diminuir o problema de retenção e aumento de peso.

 

 

 

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

3 Comentários

  1. Anna says:

    Tomo o anticoncepcional Mínima ha 3 anos e gostaria de fazer uma pausa de 2 a 3 meses no uso, tendo em vista que não terei relações nesse período. Contudo, o anticoncepcional me faz não menstruar mesmo na pausa, já fiz vários exames e minha ginecologista disse que esta tudo normal e para eu continuar o uso sem problemas. Não estou conseguindo entrar em contato com a minha medica já que estou de intercâmbio e gostaria de saber se no meu caso posso fazer essa pausa no uso sem problemas. Obrigada.

  2. joselia says:

    Ola eu tomo roacutan a 9 meses ..e gostaria de saber se eu posso fazer uso do anticonsepcional IUME.

  3. franciany says:

    Ola! Tomo anticoncepcional trimestral e neste mes era pra ter tomado dia 7, e acabei esquecendo. Hoje ja faz 4 dias, corro risco de engravidar e ainda posso tomar?

Deixe um comentário