Principais dicas para uso adequado do anticoncepcional

Dentre os métodos seguros para prevenir a gravidez, o anticoncepcional é o mais indicado pelos médicos porque é considerado seguro e, se tomado corretamente, com menos riscos que qualquer outro método. Também traz outros benefícios ao organismo feminino, como diminuição do fluxo, sem ou com menos cólicas, dentre outros. Mas para aproveitar ao máximo o uso do medicamento, é preciso ter alguns cuidados e fazer seu uso corretamente.

Tome seu anticoncepcional sempre na hora correta

Não é que você não possa atrasar um ou dois minutos. Muito pelo contrário: até 12 horas de atraso, o medicamento continua fazendo efeito. O problema é deixar de tomar depois disso. O hormônio interrompido pode trazer diversos problemas ao organismo, como sangramentos de escape, cólicas e outros menos sérios, e pode acontecer a gravidez. O medicamento só funciona corretamente se os hormônios forem ingeridos em sua dosagem diária até o final da cartela.dicas-para-tomar-anticoncepcional

Dicas: coloque um lembrete em seu smarthphone sobre o uso do medicamento. Um despertador, mensagem de texto ou algo semelhante já vai te ajudar a lembrar.

Esqueceu de tomar o anticoncepcional hoje? Não abandone a cartela

Um dos maiores erros ao ingerir o anticoncepcional é abandonar a cartela. Os hormônios do medicamento envia a mensagem constante de que há gravidez a seu útero e o óvulo foi fecundado. Quando você priva o corpo desses hormônios, a mensagem é enviada de que não precisa mais se privar do sangramento, e você vai ter um escape.

O problema de isso acontecer no meio da cartela é que não será sua pausa comum de 7 dias, mas um sangramento por privação hormonal, uma hemorragia que pode durar diversos dias e só vai cessar quando a cartela começar novamente. Corre-se o risco de ficar anêmico por conta do sangramento fora de hora.

Comece seu anticoncepcional no 1 dia de sangramento

O dia correto de começar uma cartela pela primeira vez é sempre no 1 dia de sangramento. Se não é a primeira vez, dê a pausa indicada na bula, que vai de 5 a 7 dias. Começando no 1 dia, você acompanha seu ciclo normal e garante o corte do período fértil, o responsável pela gravidez. Se você não começa na data, poderá engravidar.

Vomitou? Tome outra pílula do seu anticoncepcional

Infelizmente você vai ficar com a cartela incompleta e vai precisar comprar outra, mas não pode deixar de tomar se seu vômito foi de até 3 horas depois de ingerir o medicamento. Isso garante que você absorva toda a quantidade de hormônio do medicamento e não sofra com a privação hormonal.

Dá para unir sim as cartelas de anticoncepcional

Vai viajar ou tem um evento importante e não quer menstruar? Basta unir as cartelas de seu anticoncepcional sem qualquer problema. Mas as mesmas regras de ingestão continuam: tomar todos os dias no mesmo horário e não interromper a cartela na metade. No mais, pode fazer isso quantas vezes quiser.

Um dos problemas de unir duas cartelas ou mais é que haverá um inchaço por retenção de líquido, o que incomoda algumas mulheres. Você pode sentir as mamas sensíveis, algumas dores de cabeça se tiver sensibilidade ao medicamento e sensibilidade nos olhos se fizer uso de lente de contato, mas sem riscos de não conseguir mais ter filhos.

Pode tomar o anticoncepcional com refrigerante sim!

E com qualquer outra bebida. O importante é tomar a pílula todos os dias, na hora correta. Não importa com qual líquido ele vai ser ingerido, o medicamento vai continuar fazendo efeito. Mesmo que seja bebida alcoólica. dicas-para-tomar-anticoncepcional1

Você pode tomar por quantos anos quiser!

Há 20 anos, tais medicamentos eram tão fortes que a interrupção era sugerida pelos ginecologistas para o ‘corpo’ se livrar do medicamento e se limpar. O anticoncepcional formava uma massa no útero, que atrapalhava a gravidez mesmo sem sua ingestão por anos. Mas este problema já foi corrigido pelos laboratórios há mais de 15 anos, e por isso não há ricos de tomar o medicamento por anos seguidamente.

Os problemas de tomar por tanto tempo são alguns efeitos colaterais, mais severos em algumas pessoas e mais fraco em outras, como a retenção de líquido que causa o ganho de peso, manchas na pele e sensibilidade nos seios. Mas quanto os riscos de não conseguir mais engravidar, não há problemas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

18 Comentários

  1. alaide says:

    tomo o remedio minian alguns meses ,mas reparei que em mes no perido da pausa desceu bem pouco sangue , um dia so e com aparencia de borra de cafe , mas comprei a cartela seguinte e continuei tomando , gostaria de saber se e normal ?

    • Lisana Pontes says:

      Sim, é normal. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  2. Luana says:

    Oi me chamo Luana tenho oito anos de casada e nunca tomei anticoncepcional por querer engravidar mas não consegui e agora desisti da ideia de engravidar . E agora resolvi evitar , só que tenho muito pelo no corpo não sei se é distúrbio hormonal eu posso tomar Diane 35 tenho medo que eles façam nasce mais pelos .

  3. dani says:

    Parei de tomar a minha injeção a 5 meses será que demorará muito ainda para engravidar. .

  4. mia says:

    Boa tarde,
    Tomava diclin por 4 anos, a médica mudou para tess eu juntei a 1 e a 2° cartela qnd faltava cinco dias para terminar segunda cartela a camisinha estorou, tomei uma pilula do dia seguinte por medo isso aconteceu em agosto, depois dei a pausa e mestruei normalmente ai voltei a tomar a pilula, so que tomek duas pilulas e resolvi para por não ter mais relação, 7 depois de ter parado de tomar tive um escape e sintomas normal menstruação.Posso esta grávida? estou com medo msm tendo feito tudo certo.
    A outra dúvida é se posso tomar o anticoncepcional no domingo seguindo os dias q vem descrito na cartela msm o o sangramento ter iniciado na terça? Ja q não estou tendo relações e msm se tiver vou usar camisinha

  5. josimere pedro says:

    parei meu anticoncepcional a quase um ano (injeção noregyna) posso voltar a qualquer momento sem que eu precise ir ao ginecologista,e continuar com o mesmo sem problemas?

  6. mariane says:

    oi estou tomando ciclo 21 sei que nao tem muito beneficio mas resouvi usa por conta propria posso me relaciona sem camisinha normal

  7. bibi says:

    repopil é uma boa opçao ja que foi minha tia quem me recomendou

  8. Dayane says:

    Bom Dia, tomo o anteconcepcional a 7 anos, e a2 mês tomo todo descontrolado. Tem dias que eu tomo e tem dias que Nao, e dias que eu nao tomo eu tenho relação sexuais, corro risco de estar gravida?

  9. Mislene Renata says:

    Olá tomo anticoncepcional a três messes no primeiro mês tomei o mês todo e não fiz a pausa dos sete dias emendei logo a segunda cartela quando estava no 12°comprimido eu acabei tendo relações sem camisinha e desde então estava tendo relação sem camisinha depois eu emendei de novo a terceira cartela porém depois do 5°comprimido me deu escape e parei no 12°comprimido e desceu. fiz a pausa dos sete dias e voltei a toma a quarta cartela mas no msm dia tive relação desprevenida antes de toma o remédio. Corro o risco de estar grávida

  10. Bárbara says:

    Tomava Elani ciclo 21, e então comecei a tomar o Elani 28. e na segunda cartela do 28, houve sangramento com um pouco de cólica. Isso é normal? Porque estava acostumada a fazer a pausa de 7 dias com o Elani 21. Como agora estou tomando continuamente meu corpo deve estar se acostumando ainda, certo?

  11. Larissa says:

    começei a tomar o anti Tamisa 20 estou no final da 1ª cartela e esta vindo um sangramento mais não esta forte só uns pinguinhos , e percebi um inchaço na minha barriga e poucas dores nos seios , sendo que eu fico assim quando estou perto de ficar mestruada , é normal ou devo me preocupar ?

  12. kezia says:

    Com quantos dias posso ter relação depois de ter tomado o anti concpicional pela primeira vez¿

  13. carla says:

    Tomo anticoncepcional Selene há 3 meses e nos dois meses que tomei fazia uma pausa de 6 dias e tomava no 7 dia.Agora na terceira pausa fiz de 7 dias porem no oitavo dia fiz sexo sem camisinha um pouco antes de tomar o anticoncepcional.devido a essa mudança deveria ter me protegido,ou apenas um dia de mudança na pausa não interfere muito?posso engravidar tendo feito isso? aguardo resposta ,obrigada.

Deixe um comentário