Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Nos dias de hoje há diversas maneiras de evitar uma gravidez indesejada e uma das formas mais comuns e escolhidas pelas mulheres são os anticoncepcionais. As pílulas devem ser escolhidas com auxílio de um médico e nunca por conta própria. As dosagens de hormônio variam e podem causar desconfortos, efeitos colaterais ou até mesmo não fazer efeito devido ao uso inapropriado. Portanto, antes de sair por aí comprando um anticoncepcional igual o da sua amiga ou porque achou barato ou pesquisou na internet, procure auxílio médico, principalmente se você pretende interromper o anticoncepcional no meio.

 interromper o anticoncepcional no meio

Mesmo com aconselhamento médico, muitas mulheres não se adaptam aos anticoncepcionais receitados e acabam querendo substituí-los por outros. Para trocar o anticoncepcional você também precisa ir ao médico, pois ele irá te explicar como funciona a transição e irá receitar outra pílula que seja recomendada para você. Mas ainda assim, há mulheres que se sentem constrangidas ou “pressionadas” pelo médico na hora de pedir para trocar o anticoncepcional e acabam parando com a pílula no meio da cartela, aí moram os riscos.

Efeitos de interromper o anticoncepcional no meio

Quando você interrompe uma cartela pela metade, os efeitos do anticoncepcional podem ser cortados, ou seja, você precisa se prevenir porque você não está mais segura de não engravidar. Além disso, outro efeito comum quando a cartela é interrompida é o atraso ou adiantamento da menstruação ou até mesmo ou aumento ou redução dos dias em que você fica menstruada. Com isso, o seu ciclo menstrual fica desregrado e nem com a tabelinha você pode contar, pois você não sabe mais quais serão os seus dias férteis.

Logo, parar com uma cartela na metade é muito prejudicial para quem utiliza apenas o anticoncepcional como método contraceptivo. Por esse motivo, quando se tem como objetivo trocar a pílula deve-se procurar um médico para auxiliá-la na transição. Fique atenta!


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

958 Comentários

  1. Bela says:

    Comecei a tomar o anticoncepcional pela primeira vez sem ser o no primeiro dia da menstruação após 4 comprimidos ela veio devo para de tomar o anticoncepcional ou continuar?

  2. Inha says:

    Hoje quanto fui vê minha cartela, tinha 4 comprimidos. Mais teria que ter 3 esqueci algum dia de tomar 1, mais estou tomando no horário certinho, tenho risco de estar grávida ?
    Será que estou grávida ???

    • Lisana Pontes says:

      Esquecimentos diminuem a eficácia contraceptiva e aumentam as chances de ocorrer uma gravidez. Continue tomando e caso haja atraso mo fluxo, faça um teste.

  3. Amanda says:

    Olá, fazia exatamente 2 dias que minha menstruacao havia ido embora. Eu transei sem preservativo, mais ele não ejaculou e nem chegou a soltar o líquido antes. ( pois eu havia interrompido.) No dia seguinte tomei 3 comprimidos Yasmim, depois mais 3. E passou 6 dias minha menstruação veio novamente.
    Será que ela fez o efeito da pílula do dia seguinte? Me ajude!!

  4. Paty says:

    A minha menstruação veio em junho, e depois q iniciei a cartela só tomei três comprimidos uma semana depois a minha menstruação desceu de novo e depois disso não desceu até agora é normal

    • Lisana Pontes says:

      Se vc teve relações desprotegidas nesse período, faça um teste. Caso contrário, procure um médico para te ajudar a regular o seu ciclo.

  5. Leonora dos Santos Gomes says:

    Olá, tomo allestra 20. Porém tive um caso grave de circulação e trombos suspendi os comprimidos, tomei apenas 7 comprimidos. Já marquei consulta, nessa caso há chances de gravidez mesmo usando preservativos desde o dia que suspendi a pílula?

  6. Júlia says:

    Olá.
    Fiquei uns dois meses sem tomar o anticoncepcional, voltei a tomar no começo de julho quando veio a menstruaçao, mas tomei apenas por 1 semana e parei pois estava me dando dor de cabeça. Fui ao meu geo e ele trocou o remedio. Porém minha menstruaçao nao veio ainda esse mes. Será que desregulou?
    Obs: sempre uso camisinha nas relaçoes, nunca tive relaçao sem preservativo.

    • Lisana Pontes says:

      Sim. tomar por uma semana pode causar certa irregularidade no ciclo, assim como ouros fatores (estresse, alimentação, ansiedade, etc).

  7. Wanessa says:

    Olá, eu tomava o anticoncepcional Adoless e parei de tomar ele no final, faltando 4 comprimidos e desde então não paro de menstruar, estou quase a duas semanas menstruando, não está forte , mas mesmo assim me preocupa, o que pode ser?

  8. Kaline says:

    Nunca tomei anticoncepcional.
    Quero engravidar, minha médica passou o glacial, comecei tomar no meu primeiro dia de menstruação. Tomei apenas 11 comprimidos, tive relacoes no dia 30 e 31 (fertil).
    Dia 1 sangrei , hj é o 3° dia e agora a noite desceu sangue marrom, pouquinho. Posso estar gravida ?

  9. Leticia says:

    Olá, eu tomo Yas 24 a 3 anos e estou tendo muitas dores de cabeça, quero trocar o anticoncepcional.
    Falta 3 pilulas para terminar a cartela e a menstruação descer, posso parar ou termino? No caso estou tendo relações sem proteção.
    Vou consultar uma ginecologia para trocar o medicamento.

  10. Belle says:

    Boa noite ! Gostaria de saber se posso interromper o anticoncepcional na metade, pra tomar outra marcar, e continuar onde parei com o outro ???

  11. Priscila says:

    Tomei Selene por 10 dias e parei, há riscos de engravidar, após esses dias?

  12. Polyane says:

    O anticoncepcional que estava tomando é arcely

  13. Naná says:

    Boa tarde!!

    faltando 10 dias para a menstruação vir, é possível saber se estou grávida?
    estou sentindo um pouco de cólica, muito leve, pode ser um sinal?

  14. Amanda says:

    Tomei 15 anticoncepcional nordeste, mais quero engravida, se eu ter relacao sem usar preservativo engravido ?

  15. Josely says:

    Perdi meu anticoncepcional e n sei quanto faltava pra acabar, o que faço???

  16. sabrina says:

    Fiz relação no meu ultimo dia de mestruada e tomei o anticoncepcional 5 dias e depois parei, corro risco de engravidar?

  17. Jheeh says:

    Mas será qe posso apenas parar de tomar , oi preciso ir no médico ? Pra poder parar

  18. Bruna Duarte says:

    Tomei o anticoncepcional por 12 dias, parei e a menstruação está atrasada. Tive relações sem proteção, mas não estava no período fértil. É normal o atraso? Posso estar grávida?

Deixe um comentário