Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Nos dias de hoje há diversas maneiras de evitar uma gravidez indesejada e uma das formas mais comuns e escolhidas pelas mulheres são os anticoncepcionais. As pílulas devem ser escolhidas com auxílio de um médico e nunca por conta própria. As dosagens de hormônio variam e podem causar desconfortos, efeitos colaterais ou até mesmo não fazer efeito devido ao uso inapropriado. Portanto, antes de sair por aí comprando um anticoncepcional igual o da sua amiga ou porque achou barato ou pesquisou na internet, procure auxílio médico, principalmente se você pretende interromper o anticoncepcional no meio.

 interromper o anticoncepcional no meio

Mesmo com aconselhamento médico, muitas mulheres não se adaptam aos anticoncepcionais receitados e acabam querendo substituí-los por outros. Para trocar o anticoncepcional você também precisa ir ao médico, pois ele irá te explicar como funciona a transição e irá receitar outra pílula que seja recomendada para você. Mas ainda assim, há mulheres que se sentem constrangidas ou “pressionadas” pelo médico na hora de pedir para trocar o anticoncepcional e acabam parando com a pílula no meio da cartela, aí moram os riscos.

Efeitos de interromper o anticoncepcional no meio

Quando você interrompe uma cartela pela metade, os efeitos do anticoncepcional podem ser cortados, ou seja, você precisa se prevenir porque você não está mais segura de não engravidar. Além disso, outro efeito comum quando a cartela é interrompida é o atraso ou adiantamento da menstruação ou até mesmo ou aumento ou redução dos dias em que você fica menstruada. Com isso, o seu ciclo menstrual fica desregrado e nem com a tabelinha você pode contar, pois você não sabe mais quais serão os seus dias férteis.

Logo, parar com uma cartela na metade é muito prejudicial para quem utiliza apenas o anticoncepcional como método contraceptivo. Por esse motivo, quando se tem como objetivo trocar a pílula deve-se procurar um médico para auxiliá-la na transição. Fique atenta!



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.022 Comentários

  1. Thamires says:

    Oi, interrompi o Tâmisa 20 pela metade. E agora estou tendo sangramento a 15 dias. Oque eu faço pra parar de descer?

    • Lisana Pontes says:

      Caso não deseje mais tomar anticoncepcional, a opção é aguardar seu ciclo regularizar naturalmente. Ou pode retomar o uso do anticoncepcional corretamente que o ciclo irá regularizar.

  2. Laís says:

    Olá,
    eu emendei uma cartela de Selene, estou tomando a 1ª fileira, e quero interromper para dar a pausa de 7 dias. Posso fazer isso? Pois li que interromper no meio pode ser prejudicial, porém o selene não mostra por onde começar a cartela e afins. A dúvida é se posso fazer isso, tendo tomado, teoricamente ”28” comprimidos.
    Obrigada.

  3. Anastacia says:

    Tomava o anticoncepcional Dalyne há quase quatro anos, ocorre que por causa dos efeitos colaterais interrompi o uso. Tomei a cartela até o final, mestruei, acredito que pelo dia 5 de fevereiro e depois não iniciei outra cartela. Ocorre que tive relações desprotegidas somente na primeira semana do anticoncepcional antes de interromper seu uso e depois só fiz uso da camisinha. Até o presente momento não desceu mais minha mestruação, corro o risco de estar grávida?

  4. Liliane says:

    Olá… tomo o AC ciclo 21 a uns 3 ou 4 meses irregularmente, esqueço alguns compridos às vezes, porém no mês passado fiz uso de antibiótico e tive relações, Por medo do antibiótico ter cortado o efeito do AC parei de tomar para ver se minha menstruação descia e se não estava grávida… minha menstruação desceu normalmente, ao ver q ela desceu voltei a tomar o restante dos compridos ao terminar de tomar os 5 q faltavam, minha menstruação veio de novo, esperei ela parar de vim q foi no sábado e hoje, segunda, iniciei uma nova cartela… estou protegida? Em quantos dias posso ter relação sexual? E se não estiver protegida como devo proceder com o uso para voltar a ficar segura?

    • Lisana Pontes says:

      A partir da 15° pílula, você já deve ter relações desprotegidas. Escolha um horário confortável para você tomar e não ter possíveis esquecimentos.

  5. Mayra says:

    Tomo selene a 3 anos, e a mais ou menos uns 3 meses atras tenho emendado as cartelas, pra não menstruar, mas agora no último mês houve um sangramento, fiquei preocupada. oq pode ser ?

  6. juliana souza says:

    Eu tomo diane 35 há alguns anos, mas estou querendo passar um tempo sem usar para ver como meu organismo reage e realizar exames de dosagem hormonal. Minha pausa da última cartela encerrou sábado, ou seja, estou no 4º comprimido da nova cartela, porém gostaria de saber o que acontece se eu parar de tomar após esses 4 comprimidos, se ficarei com os hormônios desregulados, por exemplo?! Obs.: tenho micropolicistos no ovario.

    • Lisana Pontes says:

      Provavelmente seu ciclo ficará irregular . Como você tem SOP, aconselho procurar seu médico antes de suspender a medicação. Mas, caso queira suspender, sugiro que faça isso aí final da cartela, não iniciando uma nova.

  7. Celle says:

    Tomo anticoncecional a 4 meses.
    Tive relação a três dias atrás e parei de tomar a pílula hj. Corro risco de gravidez?

  8. Luca says:

    Boa noite,fiz a cirurgia essure e meu marido fez vasectomia,tem um prazo de três meses pra ficar totalmente estéril mas se meu marido está vasectomizado há quase um ano e falta somente um mês pra eu ser liberada pra ter relações desprotegidas, tomei meia cartela de anticoncepcional e acabei ficando menstruada duas vezes no mesmo mês fiquei dia 3 durou 5 dias dps a cartela acabou dia 21 acabou descendo novamente por conta dá interrupção do medicamento e a pergunta é….Isso é normal??Agora quando deve descer de novo hj já é dia 7 será q vai alterar pra dia 21?Por favor estou enlouquecendo, obrigada!!!

  9. Mayara says:

    Olá! Meus ciclos sempre foram Entre 27/28 dias e eu não tomava anticoncepcional.

    Tomei o AC por 7 dias e parei por causa dos efeitos colaterais. Depois de 10 dias a menstruação desceu e ficou cerca de 8 dias (ficava sempre 5/6 dias).
    Depois que ela acabou, tive relações normais, sem prevenção.

    Agora, já estou no dia 34 do ciclo e nada dela descer, posso estar grávida?
    Não fiz nenhum teste, e durante este ciclo tive várias oscilações de muco, pra vinha elástico, ora pastoso, e tive algumas pontadas/cólicas mas não sei quando ovulei.

    Obrigada!

  10. Pâmella says:

    Quero parar de tomar AC, mas tive relação à 14 dias atrás. É a minha primeira cartela, mas como não vou ter mais relação, não vou mais tomar (ainda faltam 8 comprimidos). Quero saber se mesmo com a relação de 14 dias atrás, tem algum risco de gravidez?

  11. sol says:

    Eu ñ tomo anticoncepcional , estava mentruada e tomei o o ciclo 21 no primeiro dia e no 2 pra parar e ñ parou, so que passei mal com o remdio pois ñ me previno , ai ñ tomei mais , ai tive relaçao varios dias depois da mentruaçao acabar sem proteçao nenhuma hj esta com 4 dias minha mentru atrasada posso estar gravida ?????? Presciso de ajuda

  12. Sônia says:

    Tive relações dia 10/01 com ejaculação e não tomei a pílula , e quando lembrei (nao lembro depois de quanto tempo) tomei dois comprimidos do anticoncepcional e parei de tomar a 14 dias do fim da cartela. Tive um corrimento como se fosse a menstruação mas saiu bem pouquinho e escuro e tive enjoos matinais … Fiz um teste e deu negativo , acho q foi muito cedo. Tem o risco de estar gravida ?

    • Lisana Pontes says:

      Tomando até 12 horas do horário habitual, não apresenta risco de gravidez. Mas como você não sabe depois de quanto tempo tomou, faça outro teste.

  13. Cristiane says:

    Então tomei só uma pílula do anticoncepcional e sangrei um pouco depois de uns dias mas eu tive relação no meu período fertil posso estar grávida mesmo com esse escap que desceu pra mim

    • Lisana Pontes says:

      Quando você interrompe uma cartela pela metade, os efeitos do anticoncepcional podem ser cortados, ou seja, você precisa se prevenir porque você não está mais segura de não engravidar. Além disso, outro efeito comum quando a cartela é interrompida é o atraso ou adiantamento da menstruação ou até mesmo ou aumento ou redução dos dias em que você fica menstruada. Faça um teste.

  14. silvia says:

    ola tomei ancocepicional um mês e meio dai parei por fortes dor de cabeça desde então não desses minha menstruação já to atrasada 24 dias fiz um teste de farmácia com uma semana e meio de atraso deu negativo mais agora minha barriga ta inchada abaixo do umbigo semana passada comecei com náusea posso estar gravida

    • Lisana Pontes says:

      Quando você interrompe uma cartela pela metade, os efeitos do anticoncepcional podem ser cortados, ou seja, você precisa se prevenir porque você não está mais segura de não engravidar. Além disso, outro efeito comum quando a cartela é interrompida é o atraso ou adiantamento da menstruação ou até mesmo ou aumento ou redução dos dias em que você fica menstruada. Faça um teste.

  15. Jaqueline says:

    Eu sempre tomei o ciclo 21, e então fui na farmácia comprar e chegando lá, não tinha mas o ciclo 21 e a farmacêutica me passou o Neovlar, dizendo que ele é a mesma composição do ciclo 21, porém ele me dá muitas náuseas, sono e vontade constante de ir ao banheiro. Eu posso interromper a cartela e em seguida tomar a cartela de ciclo 21?

    • Lisana Pontes says:

      São efeitos colaterais do medicamento, pode tomar normalmente a cartela do ciclo 21. Porém tem que ter relações com o uso do preservativo no mínimo 15 dias.

  16. Alexandra branco says:

    Ao fim de 14dias interrompi a pilula faltava 7 dias para acabar. Tenho continuado com as relações, e hoje veio me um corrimento sangue e com muitas cólicas. Tenho possibilidades de engravidar?

  17. Laryssa says:

    Tomei o Nociclin so tomei 6 e parei e n tive relação era pra ter vindo ja mais ainda n veio esta atrasada posso esta gravida?

  18. marcela says:

    quantos dias é normal atrasar a menstruação com a interrupção no meio da cartela ?

  19. Denise says:

    Tomei só 7 remédio ciclo 21 e parei e ti vê relação posso está gravida

  20. Marina says:

    Tomo o ciclo 21 , Minha menstruação veio dia 22 De agosto quando foi embora tomei o remédio por 5 dias e parei. Só que daí então não tive mais relação.. quando foi hoje dia 03 ela veio de novo. Corro o risco de está grávida?pois quero também mudar pra injeção , só q minha consulta com o ginecologista está marcada pra o dia 12.. sendo q ela já desceu hoje.. como vou saber o dia de tomar a injeção pra evitar? Obrigada 🙂

Deixe um comentário