Quais os riscos de interromper o anticoncepcional no meio da cartela?

Nos dias de hoje há diversas maneiras de evitar uma gravidez indesejada e uma das formas mais comuns e escolhidas pelas mulheres são os anticoncepcionais. As pílulas devem ser escolhidas com auxílio de um médico e nunca por conta própria. As dosagens de hormônio variam e podem causar desconfortos, efeitos colaterais ou até mesmo não fazer efeito devido ao uso inapropriado. Portanto, antes de sair por aí comprando um anticoncepcional igual o da sua amiga ou porque achou barato ou pesquisou na internet, procure auxílio médico, principalmente se você pretende interromper o anticoncepcional no meio.

 interromper o anticoncepcional no meio

Mesmo com aconselhamento médico, muitas mulheres não se adaptam aos anticoncepcionais receitados e acabam querendo substituí-los por outros. Para trocar o anticoncepcional você também precisa ir ao médico, pois ele irá te explicar como funciona a transição e irá receitar outra pílula que seja recomendada para você. Mas ainda assim, há mulheres que se sentem constrangidas ou “pressionadas” pelo médico na hora de pedir para trocar o anticoncepcional e acabam parando com a pílula no meio da cartela, aí moram os riscos.

Efeitos de interromper o anticoncepcional no meio

Quando você interrompe uma cartela pela metade, os efeitos do anticoncepcional podem ser cortados, ou seja, você precisa se prevenir porque você não está mais segura de não engravidar. Além disso, outro efeito comum quando a cartela é interrompida é o atraso ou adiantamento da menstruação ou até mesmo ou aumento ou redução dos dias em que você fica menstruada. Com isso, o seu ciclo menstrual fica desregrado e nem com a tabelinha você pode contar, pois você não sabe mais quais serão os seus dias férteis.

Logo, parar com uma cartela na metade é muito prejudicial para quem utiliza apenas o anticoncepcional como método contraceptivo. Por esse motivo, quando se tem como objetivo trocar a pílula deve-se procurar um médico para auxiliá-la na transição. Fique atenta!



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.316 Comentários

  1. Beatriz says:

    Eu parei de tomar meu anticoncepcional da cartela de 21 comprimido só tomei 8 e continuei tendo relação sem mim previne com nada,e hj estou com um sangramento como se estivesse menstruada mas não sinto cólica,posso ta grávida?

  2. Vanderlucia says:

    Olá tomei 6 comprimido cartela Selene
    e parei .minha menstruação deceu de novo e com cólicas e dores n pé da barriga.cm fasso pra regularizar de novo.e tenta engravidar.

  3. Tania says:

    ola eu estava tomando o norestin a 7 meses e agr dei a pausa de 7 dias pra trocar de remedio e minha mstruacao nao desceu entao comecei tomar o selene e queria tirar uma duvida queria dar uma pausa pra ver se a mestruacao desce ai eu volto tomar de novo isso e errado?

  4. Ana says:

    Tomei uma cartela do anticoncepcinal previane em agosto mas interrompi pois tomei a pirula do dia seguinte. Dai em setembro depois q menstruei começei a tomar a mesma cartelinha pois estava pela metade e ag comprei outra para continuar os ultimos dias da outra cartela. Tem possibilidades de engravidar? ou isso é errado?

  5. Lourru says:

    parei de tomar anticoncepcional 4 mes , não engravidei , voltei tomar tomei 1 mês , e parei novamente , mês de agosto nao tomei mas , mas agora esse mês de setembro tomei mas nao dei conta parei faltando uns 5 comprimido . porque ta me fazendo muito mal.
    mas no intervalo do mês de agosto pra setembro não desceu e eu não esperei pra iniciar a do mes de setembro. corro risco de estar gravida?

  6. Rafa says:

    Parei na metade no meu AC diane 35 e logo depois tive sangramento, logo após tive relação com meu marido posso estar gravida ??

  7. Monica says:

    Gostaria de tirar uma dúvida. Eu tomo o anticoncepcional Tamisa 30 de 21 cápsulas, mas esse mês, eu tinha na minha bolsa uma cartela cheia e uma vazia, no dia q fui tomar o remédio peguei a cartela q estava vazia e vi q nao tinha mais nenhum remédio entao pensei q ja tinha acabado, fiquei sem tomar quarta,quinta e sexta. No sabado eu fui arrumar minha bolsa e encontrei minha cartela que estava com alguns remédios, e no sábado voltei a tomar mas como eu ja tinha ficado esses dias sem tomar quando foi do domingo eu menstroei. Queria saber se ja q desceu pra mim eu deixo fazer a pausa de7 dias e espero pra tomar uma nova cartela ou eu continuo tomando os que sobraram??

  8. Flavia says:

    Boa tarde!
    Começou descer para mim eu tomei o anticoncepcional ciclo 21 aí parou de vir, agora não vou mais tomar. Volto a vir para mim hoje novamente pois o anticoncepcional tinha interrompido, quando vai ser meu dia fértil ?

  9. Maria says:

    Quero menstruar antes do final da cartela de anticoncepcional. Penso em dar a pausa no meio e depois voltar a tomar normalmente, há algum problema?

  10. Lua says:

    Olá eu tomava ciclo 21 e troquei por repopil 35, eu parei faltando 9 comprimidos pois essa e a segunda cartela e tive relações várias vezes desprotegida posso estar gravida?

  11. Mariana says:

    Mestruei dia 9 passei cinco dias mestruacao de no 6 sexto dia comecei toma o Microvilar tomei 4 comprimido ai Parei de tomar o Microvilar pq estava com sintomas , só q eu n terminei a cartela completa , e mestruei novamente esse mês será q posso já começa toma outra cartela de anticoncepcional , de microvilar eu ia mudar pra o ciclo 21

  12. Marta says:

    Boa tarde!
    Parei o anticepcional faltando 7 comprimidos pra acabar a cartela e já faz 6 dias q parei e a minha menstruação n veio e eu estou tendo relação sem preservativos posso estar grávida?

  13. Marta says:

    Boa tarde!
    Parei o anticepcional faltando 7 comprimidos pra acabar a cartela e eu estava tendo relação sem camisinha passou 7 dias e a menstruação n veio posso estar grávida???

  14. Aline queiroz says:

    Tomo repopil a 6 meses e parei antes de terminar , faltava 9 comprimidos. Tive relação desprotegida com meu marido é minha menstruação desceu 4dias depois que parei de tomar o anticoncepcional. Posso está grávida?

  15. Najela says:

    Boa tarde!!
    o que significa um ovário (esquerdo) reduzido de volume?
    medindo 2.7 x 1.1 x 1.6 cm, com volume de 2.7 cm³

  16. Ana Paula says:

    Eu táva tomando iumi mais parei antes da cartela acabar faltando apenas 9 comprimido e até agora minha mestruacao não veio já faz 45 dia que minha mestruacao não vem alguém pode me ajudar.ou me esplica.

  17. Ana says:

    Boa noite, estou desesperada nunca unha tomado anteconcepcional a 11 anos.so consegui engravidar porque fiz tratamento.
    Já tenho 2 anos e pouco e cai na conversa de colega que arrependimento.
    Fui inventar de tomar remédio por conta própria , interrompi Porque estou sentindo muita tontura e enjoo, vomitando muito .comecei tomar 5 de agosto.mistrurei dia 29,30 e 31.De julho.
    Tô misturando até hoje.não corta de jeito nenhum.
    Tô mesturando desde 8 /8/2017.
    Não falei para meu marido porque ele não queria que eu tomasse.
    Se eu contar ele vai ficar muito zangado.
    Me ajude , meu e-mail.
    Gastronutricao@hotmail.com
    Vou olhar la na minha pasta .

    O que eu faço,

  18. patricia says:

    parei o remédio faltando 2, e fiz a pausa de sete dias e comecei a tomar novamente no oitavo dia, tive relação estou protegida?

  19. Cassiane says:

    Olá, tomava o microvlar ah alguns anos e mês passado parei a cartela pela a metade e aninha mestruacao n desceu sempre desce no começo do mês e até agora nada, e n fiz relação. O q deve ter acontecido?

  20. Lie says:

    Tomo anticoncecional cerazatte a 4 meses. Amamento a livre demanda
    Tive relação a três dias atrás e parei de tomar a pílula hj. Corro risco de gravidez?

  21. Lie says:

    Tomo anticoncecional a 4 meses.
    Tive relação a três dias atrás e parei de tomar a pílula hj. Estou amamentando a livre demanda e estava usando cerazatte Corro risco de gravidez?

  22. Quemelly says:

    Estou na segunda cartela de selene é já tomei 3 comprimidos, quero parar de tomar anticopecional esta me deixando muito mal, como faço?

  23. mileide says:

    Oii! Mes passado por esquecimento fiquei sem tomar o clico 21 por 2 dias(Eu so tomei 8 comprimidos). Então esperei minha menstruação desser.Ela desceu no terceiro dia. Dei a pausa de 7 dias e comecei outra cartela. Acabou a 8 dias e não menstuei. Posso está grávida???

  24. Mariana says:

    Eu comecei a tomar o anticoncepcional Stezza hoje so que passei mal com ele tomei so um comprimido o de início e minha menstruação veio hoje se eu não tomar mais pelo fato de ter me feito mal acontece alguma coisa? Minha menstruação vai ser prolongada? To tomando mais para vir menos o fluxo o medico me receitou para diminuir o fluxo. Precisava de uma resposta imediata pois demora o retorno com o medico aqui na minha cidade so em novembro

  25. Thaty says:

    Tomo selene a 6 meses e parei antes de terminar , faltava 5 comprimidos, como não encontrei meu selene estou aguardando descer para iniciar uma nova cartela, mais fiz relação com meu esposo, posso está gravida?

  26. luciana says:

    Fiz o intervalo do anticosepcional normal, e voltei a tomar depois de dois dias interrompi a cartela e sangrei por três dias e uns dias depois mantive relação desprotegida mais com coite interrompido corro o risco de esta grávida? E como ficou meu ciclo.

  27. LM says:

    Estou no inicio da cartela do Gracil, porem esqueci dois dias, nesse período tive relação porem estou com um sangramento bem escuro ja tem uns dois dias.Não chega nem a suja o absorvente direto.
    Posso esta gravida?
    e tenho SOP.

Deixe um comentário