Quais os riscos de se tomar anticoncepcional sem orientação medica?

Na prevenção da gravidez, o anticoncepcional está na lista dos métodos mais populares usados em todo o mundo. As mulheres tomam um anticoncepcionais todos os dias no mesmo horário e estarão prevenidas de engravidar, contando como algumas melhorias no ciclo menstrual como diminuição da TPM, das cólicas e diminuição do fluxo. Por conta disso, muitas começam a usar sem indicação médica. Será que é seguro?

A orientação médica é necessáriaanticoncepcional

Todo medicamento deve ser usado com orientação médica. O anticoncepcional é um medicamento, por isso deve ser usado com acompanhamento por diversos motivos. O grande problema é que, como não preciso receita médica para usar o medicamento, muita gente compra e usa quando quer. Mas há riscos em fazer ingestão de qualquer remédio de tal forma, por mais simples que ele possa ser.

Os riscos de tomar anticoncepcional sem orientação medica

O anticoncepcional é feito de hormônios a serem injetados em seu organismo. Eles podem não fazer nada, como acontece com a maioria, mas podem causar alterações hormonais preocupantes e diversos efeitos colaterais não listados nas bulas. Como muita gente começa a usar sozinha e compara ‘com uma amiga’ que não teve reação, pode não prever um problema e não saber o que fazer, agravando ainda mais o quadro se agir errado.

Um dos efeitos comuns do mal uso do anticoncepcional é a hemorragia. Para o seu corpo, o anticoncepcional escolhido pode ter uma dosagem baixa. A dosagem pode ser analisada e prevista pelo médico que indicará o medicamento correto com base em exame de sangue e outros mais detalhados, bem como avaliando cuidadosamente seu histórico médico. Se você começa a tomar sozinha, pode sangrar desde o primeiro dia, ficar anêmica e ter um quadro grave de problemas de saúde porque continuou tomando. E se suspender a cartela na metade, irá sangrar ainda mais até o corpo se livrar da dosagem hormonal. 

Doenças graves como trombose podem surgir se houver uma pré disposição do corpo para o problema, e o médico pode prever isso. Mas usar o produto por um tempo prolongado, podem surgir varizes e, sem os cuidados devido, a trombose surgir. Estes dois exemplos acima são apenas alguns dos diversos que podem acontecer com o uso do produto sem acompanhamento médico.

Que médico devo procurar?

Caso você queira começar a usar hoje o anticoncepcional, o indicado é procurar um ginecologista. Ele irá avaliar o estado do seu corpo, suas taxas hormonais e pode até indicar o produto para reposição hormonal, ou tratar a TPM e regular o ciclo apenas, aumentando suas chances de gravidez.

anticoncepcional sem receita médica

Baseado em exames mais específicos é que o ginecologista irá avaliar as opções do mercado. Mas o médico deve levar em consideração também o histórico médico, como uma pré disposição à doenças na pele, não recomendando o uso prolongado do anticoncepcional que pode causar manchas. Há ainda uma pré disposição genética à retenção de líquido a ser analisada. Alguns medicamentos são conhecidos por aumento de peso em grande quantidade, enquanto outros são mais suaves e indicados para quem ganha peso com facilidade devido ao problema.

Não tenho plano de saúde. O que faço?

Se você não tem um plano de saúde, procure o posto de saúde de sua cidade. Muitos oferecem anticoncepcionais gratuitamente e orientação de médicos e enfermeiros para fazer o uso do medicamento corretamente. Mas ainda é crucial ler a bula antes de tomar o produto, pois cada anticoncepcional tem uma pausa diferente (mesmo que a maioria seja de 7 dias, não são todos) e alguns são de uso contínuos e outros obrigam fazer a pausa. O médico irá orientar bastante, mas ler a bula do medicamento é acrescentar ainda mais informações ao seu uso.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

11 Comentários

  1. Jhennifer Gomes says:

    Tomo tantin a mais ou menos uns 8 a 9 meses, comecei a tomar sem a ajuda de um ginicologista e tomo ate hoje. Nao me causou efeitos colaterais , pelo contrario me ajudou em varias coisas. Hoje fiz relacao sexual desprotegida com meu namorado um dia antes de eu ir para o comprimido brancos (onde desce a menstruacao)corro o risco de engravidar?

  2. Yasmin says:

    Começei a tomar stezza a 4 meses sem orientaçao medica, uso sem camisinha e meu namorado ejaculou dentro. Tomo direitinho, nunca esqueço, mas posso engravidar?

  3. maria says:

    Eu n tomo a um ano pq parei pra dar um descanso ao organismo agora quero voltar a tomar e eu tomava o ciclo 21.posso voltar a toma lo de novo mais so q ue eu to no segundo dia de sangramento teria q ter começado ontem .ou e no 5 dia q comećo

  4. Juliane says:

    Vou me casar daqui a 2 meses, na minha cidade se eu marca uma consulta com a ginecologista pode ser que eu consiga pra depois do casamento. Mas na lua de mel quero ter a certeza que estou previnida.
    Posso tomar um e quando passar na ginecologista informa-la e se for necessario trocar ? Os riscos sao muitos? Se eu comecar tomar anticoncepcional 2 meses antes ja estou protegida ? E uma semana antes ? Quanto tempo tomando leva para ter efeito e previnir de engravidar ?

    • Vitoria says:

      Oi Juliane.

      O ideal é ir ao ginecologista antes de qualquer coisa, mas esclarecendo: tecnicamente, cerca de 7 dias após o início do uso do medicamento você já está protegida, mas não é o idela, há chances reais sim de gravidez. É necessário para ter certeza que você não engravidará tomá-lo durante um mês e fazer uso de outro método preventivo, como a camisinha. Sim, dois meses é tempo suficiente para que você esteja segura. Se eu fosse você procuraria um que tem maior aceitação no mercado, como o Yasmin (apesar do preço um pouco salgado, as reclamações são poucas sobre efeitos colaterais), e assim que for ao ginecologista informe que tomou a medicação por conta própria. É importante saber que efeitos colaterais são normais até certo ponto, se houver um incomodo muito grande, ou hemorragia mesmo suspenda o uso imediatamente e procure um médico. Boa sorte!

  5. Letícia says:

    eu tomo o ciclo 21,mas queria mudar para o Iumi porque o que eu estou tomando não está fazendo muito efeito, pelo que eu percebo só previne a gravidez mais o meu rosto está lotado de espinha e cólica não passa, e não tem como eu ir ao médico não tenho tempo, Eu posso trocar mesmo assim???

  6. J. says:

    Olá, minha namorada toma o Yasmin (genérico) e ela ainda não foi na ginecologista. Os riscos são maiores dela engravidar ou só de efeitos colaterais mesmo?

    • josy says:

      Se tomar corretamente,a chance de engravidar é muito baixa 0,1% 0,3%, e se não causou efeitos colaterais,e o organismo dela aceitou. ..certamente não vai engravidar. ..mas ainda assim seria bom ela consultar um ginecologista, ele pode informar se esse anticoncecional é o melhor pra ela! !!espero ter ajudado: )

  7. Vanessa says:

    Quanto tempo depois de um aborto posso começar a tomar pilula ? Eu sei que o correto é procurar um medico, mas no meu bairro o sus é precário, pra marcar uma consulta é quase um mês antes.

Deixe um comentário