Quanto tempo o anticoncepcional demora para fazer efeito?

Tomar anticoncepcionais é a forma mais moderna e considerada segura para prevenir a gravidez. Contudo, o uso do medicamento gera bastante dúvidas quanto a sua eficácia, pois muitas mulheres já engravidaram mesmo ingerindo o medicamento. Será que não é tão eficiente assim? Na verdade é, mas todas precisam tomar com cautela e seguir a risca o seu uso.

anticoncepcional

O anticoncepcional age instantaneamente. Sua fórmula é absorvida pelo corpo quase no mesmo instante ou segundo depois e já começa a agir na sua corrente sanguínea e atuar para prevenir a gravidez. Mesmo que você vomite alguns minutos depois, não terá problemas, o medicamento continuará a fazer efeito. Contudo, é indicado tomar uma outra medicação se você vomitar até 3 ou quatros horas depois de ingerir o medicamento para garantir que a mesma dosagem hormonal esteja em seu corpo. 

Quando usados corretamente, o índice de falha de um anticoncepcional é de aproximadamente 1% ao ano. Ou seja: suas chances são muito pequenas de engravidar, se seguir corretamente o indicado na bula. Contudo, quanto mais errado você toma ou muda os horários maior é o percentual de chance de dar errado. Isso vale se você atrasar o medicamento, pular alguns dias ou mesmo não tomar por um longo período de tempo. Quanto mais errado você ingere o medicamento, mais chances da gravidez acontecer porque você vai continuar ovulando e sem a prevenção correta.

Uma boa dica é colocar o despertador no seu celular ou fazer o uso do medicamento uma rotina do seu dia. Sempre no almoço, ou sempre no café da manhã, por exemplo, pode ajudar.

O anticoncepcional não previne DST

Por mais eficiente que seja o uso de um anticoncepcional, ele não previne as doenças sexualmente transmissíveis. A troca de fluidos durante a relação sexual é a responsável pela transmissão da DST. Logo, mesmo que você tome seu medicamento na hora certa todos os dias terá que usar camisinha para se prevenir ainda das doenças. 

 


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

258 Comentários

  1. Suely says:

    Eu tomo o siblima, dei uma pausa de 11 dias pois estava tentando colocar o Diu, Mais ñ deu certo, voltei a tomar novamente, já estou protegida pelo fato de já estar tomando a meses certinho?

  2. jaqueline says:

    Ja estar com tres meses que tomó o tamisa ja posso manter relaçoes ser preservativo? Acontecen que esqueci de tomar última pilula da 3cartela,corro risco de engravidar ??desde quando comecei a tomar o tamisa nunca mantive nenhuma relaçao tem algum problema,so vou ter agora depois da 4 cartela posso confiar??

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma certinho, pode ter relações sexuais desprotegidas.
      Quando ocorrer esquecimento, tome assim q lembrar, mesmo q isso implique em tomar mais de um comprimido de vez. No caso da última pílula, vc deve antecipar o início da nova cartela, contando o esquecimento como primeiro dia da pausa.
      Quando ocorrer esquecimento,m além de tomar assim q lembrar, continue tomando a cartela normalmente e use camisinha nas relações sexuais durante, pelo menos, sete dias após o esquecimento.
      Começando a quarta cartela com um dia de antecedência, vc pode ter relações sexuais desprotegidas.

  3. Ilda says:

    Eu tomo ciclo 21 na pausa dos 7dias tivemos relação, corro o risco de engravidar?

  4. Jonas says:

    Eu tomei a injecao e fiz em relação em poucos minutos,será que engravida?

  5. Jéssica Batista says:

    parei de tomar o anticoncepcional, posso engravidar depois de quantos meses?

  6. aline says:

    eu fiz sexo sem camisinha com apenas 4 dias de uso do anticoncepcional, eu tomo o tamisa 30, o meu namorado gozou fora de mim mas mesmo assim eu posso estar gravida?

  7. Samara silva says:

    Eu tomo Dalyne eu tomo a cartela de 21 comprimidos quando acaba eu faço a pausa de 7 dias quando acaba a pausa volto a tomar o remédio. ..e certo isto ??
    Começei a tomar a segunda cartela agora ele já pode ejacular dentro ?corro risco de engravidar ?obg

  8. GABRIELE PORTO SOLEDADE says:

    Eu comecei a tomar ciclofemme, e ja tomei 12 pílulas nos horários certo. Ja estou protegida? Corro o risco de engravidar?

Deixe um comentário