Quanto tempo o anticoncepcional demora para fazer efeito?

Tomar anticoncepcionais é a forma mais moderna e considerada segura para prevenir a gravidez. Contudo, o uso do medicamento gera bastante dúvidas quanto a sua eficácia, pois muitas mulheres já engravidaram mesmo ingerindo o medicamento. Será que não é tão eficiente assim? Na verdade é, mas todas precisam tomar com cautela e seguir a risca o seu uso.

anticoncepcional

O anticoncepcional age instantaneamente. Sua fórmula é absorvida pelo corpo quase no mesmo instante ou segundo depois e já começa a agir na sua corrente sanguínea e atuar para prevenir a gravidez. Mesmo que você vomite alguns minutos depois, não terá problemas, o medicamento continuará a fazer efeito. Contudo, é indicado tomar uma outra medicação se você vomitar até 3 ou quatros horas depois de ingerir o medicamento para garantir que a mesma dosagem hormonal esteja em seu corpo. 

Quando usados corretamente, o índice de falha de um anticoncepcional é de aproximadamente 1% ao ano. Ou seja: suas chances são muito pequenas de engravidar, se seguir corretamente o indicado na bula. Contudo, quanto mais errado você toma ou muda os horários maior é o percentual de chance de dar errado. Isso vale se você atrasar o medicamento, pular alguns dias ou mesmo não tomar por um longo período de tempo. Quanto mais errado você ingere o medicamento, mais chances da gravidez acontecer porque você vai continuar ovulando e sem a prevenção correta.

Uma boa dica é colocar o despertador no seu celular ou fazer o uso do medicamento uma rotina do seu dia. Sempre no almoço, ou sempre no café da manhã, por exemplo, pode ajudar.

O anticoncepcional não previne DST

Por mais eficiente que seja o uso de um anticoncepcional, ele não previne as doenças sexualmente transmissíveis. A troca de fluidos durante a relação sexual é a responsável pela transmissão da DST. Logo, mesmo que você tome seu medicamento na hora certa todos os dias terá que usar camisinha para se prevenir ainda das doenças. 

 

Recomendamos a compra

Oi, você ainda usa absorvente? Que tal experimentar o coletor menstrual?
Centenas de mulheres já compraram conosco e experimentaram o coletor e NUNCA MAIS voltaram a usar novamente absorvente! Quebre o preconceito, aproveite nossa promoção com frete grátis e adquira agora mesmo seu coletor menstrual válido por até 10 anos!
Economia, higiene, conforto e segurança em um só produto. Vale muito a pena!



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

268 Comentários

  1. Paty says:

    Comecei a tomar o ciclofemme apouco tempo .
    Quanto tempo devo esperar para ter relação sexual sem camisinha .

  2. josy says:

    Eu tomo tamisa já uns mês só que eu paro as vesses, e no mês passado me menstruei normal e não tomei tive relação sem camisinha depois de dois dia e meia voltei a tomar o remédio tamisa pode haver um problema deu engravidar ? sim ou não

  3. laryssa says:

    tomei a pilula as 1;55 e quando foi 6 horas emponto vomitei e nao repus pq ja era 4 horas depois de ter tomado mais estou com medo de ter vomitado ela e essa era minha penuktima pilula e hj tomei a ultima vou fazer a pausa de 4 dias pois tomo o iume e vou voltar a tomar na sexta a nova cartela quando estarei protegida

  4. Jonathan says:

    Minha esposa toma pílula da marca iumi exatamente hoje 15 dias tomando podemos já ir pra guerra desprotegido?

  5. Alan says:

    Minha namorada comecou a tomar allestra 20 no 9° comprimido tivemos uma relacao sem protecao sabendo que corria o risco dela engravidar ela tomou ela tomou uma pilula !
    Oque fazer apos isso? continua tomando o alestra normal ? Se continuar como vai reagir tendo uma relacao sem protecao ?

    • Lisana Pontes says:

      Se ela tomou uma pílula do dia seguinte, deve continuar tomando a pílula normalmente. O ideal é esperar até a 15ª pílula para ter relações sexuais desprotegidas.

  6. Suely says:

    Eu tomo o siblima, dei uma pausa de 11 dias pois estava tentando colocar o Diu, Mais ñ deu certo, voltei a tomar novamente, já estou protegida pelo fato de já estar tomando a meses certinho?

  7. jaqueline says:

    Ja estar com tres meses que tomó o tamisa ja posso manter relaçoes ser preservativo? Acontecen que esqueci de tomar última pilula da 3cartela,corro risco de engravidar ??desde quando comecei a tomar o tamisa nunca mantive nenhuma relaçao tem algum problema,so vou ter agora depois da 4 cartela posso confiar??

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma certinho, pode ter relações sexuais desprotegidas.
      Quando ocorrer esquecimento, tome assim q lembrar, mesmo q isso implique em tomar mais de um comprimido de vez. No caso da última pílula, vc deve antecipar o início da nova cartela, contando o esquecimento como primeiro dia da pausa.
      Quando ocorrer esquecimento,m além de tomar assim q lembrar, continue tomando a cartela normalmente e use camisinha nas relações sexuais durante, pelo menos, sete dias após o esquecimento.
      Começando a quarta cartela com um dia de antecedência, vc pode ter relações sexuais desprotegidas.

  8. Ilda says:

    Eu tomo ciclo 21 na pausa dos 7dias tivemos relação, corro o risco de engravidar?

  9. Jonas says:

    Eu tomei a injecao e fiz em relação em poucos minutos,será que engravida?

  10. Jéssica Batista says:

    parei de tomar o anticoncepcional, posso engravidar depois de quantos meses?

  11. aline says:

    eu fiz sexo sem camisinha com apenas 4 dias de uso do anticoncepcional, eu tomo o tamisa 30, o meu namorado gozou fora de mim mas mesmo assim eu posso estar gravida?

  12. Samara silva says:

    Eu tomo Dalyne eu tomo a cartela de 21 comprimidos quando acaba eu faço a pausa de 7 dias quando acaba a pausa volto a tomar o remédio. ..e certo isto ??
    Começei a tomar a segunda cartela agora ele já pode ejacular dentro ?corro risco de engravidar ?obg

  13. GABRIELE PORTO SOLEDADE says:

    Eu comecei a tomar ciclofemme, e ja tomei 12 pílulas nos horários certo. Ja estou protegida? Corro o risco de engravidar?

Deixe um comentário