Quanto tempo para engravidar após parar de tomar anticoncepcional?

O anticoncepcional é o medicamento usado por mulheres para prevenir a gravidez. Com sua ingestão (com hormônios que variam de medicamento para medicamento), os usuários da pílula contraceptiva enviam uma mensagem a seu organismo que houve uma fecundação, então não se libera mais óvulos. Com a suspensão na pausa, o corpo irá sangrar em menor intensidade que sua menstruação normal, mas indica que não houve fecundação. Se não houver sangramento, pode haver gravidez.

Suspendendo o medicamento, em quanto tempo se pode engravidar?

Se não há mais mensagem de uma ‘suposta gravidez’, o corpo pode sim fecundar a qualquer momento. Mas sempre há casos e casos. Muitas mulheres ainda ficam com o medicamento no organismo por um tempo, o corpo volta a se acostumar a ter seu ciclo regulado naturalmente, e a gravidez pode demorar um pouco. Mas não há nada de errado com isso: a demora é esperada e prevista pelos médicos e fabricantes do anticonceptivo.anticoncepcional e gravidez

Após suspender o uso do anticoncepcional, a mulher já está apta a engravidar a qualquer momento. Muitas engravidam já no primeiro mês de suspensão. Mas caso seu corpo ainda retenham certos hormônios do medicamento e ele demore um pouco a se normalizar depois da suspensão do ciclo, a gravidez pode demorar. O fator estresse e tensão por não conseguir engravidar também podem influenciar na vinda da gravidez.

Influências psicológicas na suspensão do anticoncepcional 

Nossa mente controla o nosso corpo, por isso pode haver sim uma influência psicológica no fato da mulher engravidar ou não. Se sua mente acredita que não pode engravidar ou está tensa demais com a demora da gravidez, pode enviar mensagens ao corpo que alteram a produção hormonal, e você não vai mesmo engravidar. Muitas mulheres passam anos alterando sua produção hormonal porque acreditam em sua incapacidade de fecundar um óvulo, adotam uma criança e, logo em seguida, engravidam.

Outros fatores ainda influenciam na não gravidez depois da suspensão do uso do medicamento, como idade e fertilidade. Depois dos 40 anos, a mulher já pode estar na menopausa e sua liberação de óvulos é bem rara ou não acontece. Com isso, a gravidez pode não acontecer, mas não pelo uso prolongado do anticoncepcional.

A gravidez e o uso prolongado do anticoncepcional 

Uma das grandes dúvidas das mulheres é se o uso prolongado do anticoncepcional pode trazer algum problema para a gravidez. Segundo os médicos e fabricantes e diversos especialistas que já estudaram o assunto, esse risco não existe. Os medicamentos hoje no mercado não são tão fortes a ponto de alterar a quantidade de óvulos do seu corpo (todas as mulheres já nascem com seus óvulos e vão liberando aos poucos) ou evitar que eles sejam inférteis.

O mais comum é o corpo da mulher pedir ‘um tempo’ para se readaptar ao fato de não haver o controle hormonal do contraceptivo. Os médicos estipulam um prazo normal de até seis meses depois da suspensão do medicamento para voltar ao ciclo normal e a gravidez acontecer. 

O que fazer se não consigo engravidar?anticoncepcional e gravidez

Caso os seis meses tenham ultrapassado e ainda assim não houve gravidez, o indicado é procurar um médico. Pode estar havendo uma disfunção hormonal, e com isso o corpo pode não estar liberando normalmente o óvulo em seu dia fértil como deveria.

Nódulos no útero e outros problemas mais graves também podem afetar a capacidade de engravidar. Mas tais diagnósticos podem ser dados apenas por médicos, com os devidos exames tanto de taxas hormonais como uma observação do útero. Se houver algum problema uterino, o exame preventivo, a ser feito todos os anos, também pode apontar alguma anomalia a ser tratada clinicamente.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.376 Comentários

  1. daniela romao says:

    bom dia tenho 39 anos tomo injeçao ja a 15 anos e fiquei 1 mes sem tomar e nao veio a minha menstruaçao o qui pode ser isso ?

  2. Lidia says:

    Tomo anticoncepcional norejina injetavel mensal a dois anos todo dia 2 esse mes de outubro eu nao tomei e 4 dias depois eu tive relações e ele ejaculo dentro.
    Eu posso estar gravida?? ME AJUDEM PORFAVOR

  3. Lidia says:

    Tomo anticoncepcional noregina injetavel mensal a dois anos tomo todo dia 2 mas esse mês de outubro eu não tomei eu tive relações 4 dias depois do dia 2 e ele ejaculo dentro.
    Eu posso estar grávida??? Me ajudem por favor

  4. Lidia says:

    Tomo anticoncepcional injetavel a dois anos tomo todo dia 2 mas esse mês eu não tomei eu tive relações 4 dias depois e ele ejaculo dentro.
    Eu posso estar grávida???

  5. Je says:

    Ola eu tomei ciclo 21. De março ate dia 7 de setembro nisso minha mestruaçaoveio em agosto dia 7 e foi embora dia 10 ai veio de novo dia 29 e foi embora dia2 de setwmbro.ai eu parei com o remedio dia 7 de setembro e fia 11 de setembro desceu de novo e foi embora dia 16.hoje sao 7 de outubro e ate agora nap veio,sera que posso esta gravida?

  6. Bruna says:

    Tomo O Nordesde a 1 ano acabou terça feira dessa semana fiz relação ontem e não usamos nada tem capacidade deu está gravida?

  7. Daniela says:

    Faz 8 anos que tomo anticoncepcional e quero parar será com quanto tempo posso engravidar deste dos meus quinze anos que tomo aí tive minha filha e aí voltei a tomar aí agora está com 8 anos que tomo tenho alguma possibilidade de engravidar novamente? ???

  8. Beatriz says:

    Olá boa tarde , gostaria de saber se corro risco de engravidar pelo seguintes fatos ,Não estou tomando o meu remédio ja faz 1 mês , mas antes desse mês eu sempre tomei meus remédios descontrolados ,deixava de tomar hoje e tomava amanhã ou então deixava d tomar 3 dias e no outro tomava os 3 remedios d uma vez , mas SÓ que agora vai fazer 1 mês que não tomei nenhum ,mês passado desceu 3dias apenas ,gostaria de saber se eu tenho possibilidades de engravidar mesmo tendo tomados esses remédios descontrolados ,???

  9. Katiuscia says:

    Me ajuda eu estou ja 2 anos sem mestrua eu tomava injeção de três em três meses a ultima era pra tomar em janeiro nao tomei ja tem 10 messe a mh menstruação nao desse .e estou com um pouco de enjou com o peito dolorido …
    Eu tenho possibilidade de esta gravida sem mestrua

  10. Ismara says:

    Ja faz 4 mês que parei o antconcpcional e ainda ñ engravidei

  11. Edilaine says:

    Boa tarde parei de tomar a injecao trimestral depois de quanto tempo posso engravidar e como saber se estou gravida .

  12. Fabi says:

    Tomei unociclo durante 9 meses, tive relação sexual sem prevenção, posso esta grávida? Faz só um mês que parei. E não tenho filhos e possuo 20 anos.

  13. Rosa says:

    Bom dia a todos. Eu tomei meu anticoncepcional por 14 anos (nordete), parei em julho de 2017, por quanto tempo é normal o anticoncepcional agir no organismo?? 🤔

  14. Natália says:

    Olá , bom dia meu nome é Natália . Tenho um bebê de três meses no mês 8 tomei o anticoncepcional ( level ) esse mês 9 não tomei e tive relação no meu período fértil com coito interrompido minha mestruação está 4 dias atrasada , posso está grávida ?

    • Elaine says:

      eu tomo microvolar sem dar intervalose nao mestruo e agora comecou a ter sangramento qdo faco sexo com meu marido chega a sujar o penis dele de sangue e ai eu fiz exame de urina de infeccao e qdo vou no banheiro fazer xixi nao sai nd no papel e as vezes chega a sujar minha calcinha o que sera isso

  15. Elaine says:

    oi estou com um sangrento mas so vejo qdo transo com meu marido pq suja o penis dele eu passo o papel nao suja nd e eu tomava microdiol passei a tomar microvolar a um mes fiz exame de urina 1 de um pouco de sangue na urina eu nao sinto dor nenhuma tenho 40 anos o que sera que pode ser se eu parar de tomar o anteconcepcionar eu posso engravidar me ajuda sera que e bom eu fazer um ultrasson das vias urinarias.

  16. Patricia says:

    É normal tomei injeção por 7 meses injeção contracept de 3 meses e tem 8 meses que não mestroei que não tomo mas a injeção e faço sexo sem camisinha corri o risco de engravida facil

  17. Hellen says:

    Boa noite… Eu tomo injeção “perlutan” Ah 3 meses só só que esse mês eu não tomei pq me casei e quero engravidar. E eu e meu parceiro não nos Prevenimos e eu evaculou dentro e n voltou mais Sempre volta será q posso ter engravidado msm fazendo só 1 mês sem a injeção???

  18. Lidiana says:

    Tenho 32 anos ..tomei o selene 9 meses não tenho nem um filho ..quero ter um filho será se há possibilidade para engravidar?

  19. Gerlyanny says:

    Oi meu nome e gerlyanny e tá com 7 anos quê tomo nicrova mais tá com 6 messes que parei de tomar. Minha mestruacão tá vindo dis comtrorada e tá com 24 dias atrasada selar que posso engravidar. …

  20. Juliana Machado says:

    Bom dia!!
    Eu mestruei dia 18/08 e dia 24/08 fica relação desprotegida
    Estou com Dúvida pq ja tem 1 mes que minha mestruacao não vem e sinto meus seios dolorido e mta dor no pe da barriga e dor e cabeça
    E quando foi dia 17/09 tive outra relação a ele ejaculo dentro
    Posso está grávida ?

  21. Franciele says:

    Tomo ciclo 21a quase sete anos parei à uns três meses e meio minha menstruação tá vindo certinho só q quero e preciso engravidar logo pois já tenho 31anos e meu filho tem 7se demorar mto fica tudo mais difícil?

  22. Elo says:

    Fazia muito tempo que não tomava nenhuma anticoncepcional. Mês retrasado revolvi tomar o pelutam , mas já esse mês decidi não tomar mas .
    Minha M ainda não venho , estou sentindo muita cólica , muita dor na coluna , vômitos , e normal ? Ou pode ser uma gravidez , 2 testes fármacia deram negativo.

  23. Érica says:

    Oiii. Então tomava á i njecao perlutan a 1 ano e 4 meses e já faz 6 meses que parei com quanto tempo posso engravidar

  24. neide says:

    Tomei anticoncecional 7 anos parei ha uns 15 dias e minha menstruação ainda não veio. Tive relação desprotegida nesses dias ha possibilidade de estar gravida?

Deixe um comentário