Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcionaanticoncepcional l?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

171 Comentários

  1. Andressa says:

    Eu tomo injeção tem risco de engravidar ? E quem toma injeção tem período fértil

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma na data correta, não corre o risco de engravidar. Quem toma anticoncepcional, corretamente, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

  2. Julia says:

    Ola, boa tarde! Eu tomo Tamisa 20 ha 2 anos, na ultima cartela (tomada todos os dias no msm horario), eu fiz a pausa de 7 dias normalmente e o ultimo dia de pausa foi domingo. Depois, no primeiro dia da pilula, segunda feira, ainda estava menstruando (comigo e assim mesmo), tomo pilula a noite e vou dormir. Qnd acordei no dia seguinte (o dia da segunda pilula), terça, ja nao estava mais menstruando e de tarde tive relaçao sem camisinha e apos a relaçao veio um sangramento vermelho muito vivo e forte, durou algumas horas, na terça a noite no horario certo tomei a pilula e estou tomando ate agora (estou na minha oitava pilula) smp em horario certo. Porem, estou sentindo mt enjoo e colicas, parece q estou prestes a menstruar. Corro risco de gravidez?

  3. Giovana says:

    Ola, bom dia.
    Comecei a tomar meu anticoncepcional ( diane 35 ) este mes, porém não tomei no dia em que a menstruação desceu e sim quando ela acabou. E fiz relação no período fértil que foi domingo e ontem sem camisinha. Corro risco ou tomo pílula do dia seguinte ?

    • Lisana Pontes says:

      Se as relações foram antes da 15ª pílula da cartela, existe o risco da gravidez. Espere, pelo menos, mais 15 dias e faça um teste.

Deixe um comentário