Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

Onde comprar o anticoncepcional?

Confira os melhores preços de anticoncepcionais e medicamentos, descontos e promoções!
Comprar Anticoncepcional Online

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcionaanticoncepcional l?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.


Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

163 Comentários

  1. Thalita says:

    Estou na semana da menstruação e tive relação sem tomar a Pílula sendo q ele fez a primeira e ejaculou fora, lavou e depois fez a segunda sem preservativo. Posso engravidar?

  2. Jennifer says:

    Olá, eu esqueci de tomar anticoncepcional 4 dias e no 5 dia tomei, no 6 de madrugada tive relação com camisinha corro risco ou devo tomar PDS ?

  3. Isadora Cristina Rodrigues Moreira says:

    Lisana, boa tarde!
    Faço uso do anticoncepcional constante. Porém essa última cartela eu tive diarreia, devido ao uso de antibiótico, durante alguns dias, do dia 12 a 14 de junho. Vou menstruar dia 8 de julho, e tive uma relação dia 2 de julho. Corre o risco de engravidar?

  4. Giovanna says:

    Olá, tomo a pílula Repopil a alguns meses sempre no mesmo horário. Tive uma “relação” sem penetraçao mas o contato que teve entre os órgãos foi sem camisinha. Posso correr o risco de engravidar?

  5. Mateus says:

    Ola doutora,
    Tira uma duvida minha!?
    Bom ontem tive relaçao sexual com minha namorada ela ta quase terminando a segunda cartela do anticoncepcional ser n me engano falta 3 dias, e ouve ejaculação dentro ela corre o risco de engravidar? Mais ela toma nos horarios certinhos todos os dias

  6. Keila says:

    Eu fiquei com meu namorado dia 27 de junho e tomo a um ano misygina todo dia 28 mas fiquei sabendo e ela pode n durar os 30 dias q ela pode perder a eficacio dois dias antes então dias horas depois de ficar com meu namorado tomei a pilula do dia seguinte ele n ejaculou ele penetrou duas vezes apenas sem camisinha mesmo assim estrou preocupada cada hora leio uma coisa diferente e fico mais confusa minha menstruação tem q vir dia 18 sera q posso ter engravidado ??????? Me ajudem

    • Lisana Pontes says:

      Não corre o risco de engravidar. A injeção tem até dois dias de margem de segurança. ou seja, vc pode tomar até dois dias após a data correta q não corre o risco de engravidar. É mito essa história q perde a eficácia dois dias antes.

  7. Julia says:

    Estou no comeco da segunda cartela de elani ciclo, e tive secrecao elastica como se estivesse no periodo fertil, isso e possivel?

    • Lisana Pontes says:

      Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

  8. Luciane says:

    Bom dia,
    Tomei antibiótico Cafalexina durante 5 dias, mas continuei tomando anticoncepcional normal (tomo anticoncepcional já faz 4 anos).Quantos dias para que o anticoncepcional faça efeito novamente, sem risco de engravidar ?

  9. Luana says:

    Tomo anticoncepcional há mais de um ano, porém no último mês acabei esquecendo de tomar um dia, já no final da cartela (o antepenúltimo), então acabei tomando os outros normalmente e tive relações 4 dias depois (já na pausa do remédio) com coito interrompido. No dia da minha menstruação vir, não veio, dois dias depois sangrou bem pouco e bem escuro, mas só durou dois dias. Quando me enxugava, vinha uns pingos bem pequenos de sangue. Devo considerar menstruação ou existe possibilidade de gravidez?

  10. Dayana says:

    Tomo Diane a 4 meses, e no início dessa cartela esqueci de tomar um comprimido. Tive relações com meu namorado onde a camisinha estourou, mas o uso do medicamento continuou normalmente. Devo me preocupar?

    • Lisana Pontes says:

      Se a relação foi logo após o esquecimento, existe o risco de gravidez, caso tenha sido após sete dias do esquecimento e vc tomou as pílulas normalmente não corre o risco engravidar.

  11. Grazi Melo says:

    Lisana bom dia, faço uso do anticoncepcional Gestinol 28 – sem pausa há vários anos, agora, estou pensando em parar para engravidar.
    Você sabe de casos assim, quanto tempo a pessoa demorou para engravidar?

    • Lisana Pontes says:

      Depende exclusivamente de seu organismo e da fertilidade de seu parceiro. Não há provas científicas de que o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais interfira na fertilidade da mulher.

  12. Jaqueline says:

    Boa noite! Estou na minha primeira cartela e tive relação antes de completar 15 dias, posso ficar grávida?

  13. Janaina says:

    Tomo Diana 35 há 8 anos, sempre no mesmo horário e nunca esqueço. Minhas relações sexuais com meu noivo são sempre com coito interrompido. Estou na semana da pausa e tivemos relações (com ejaculação dentro). Mesmo depois de tanto tempo tomando corretamente corro risco de engravidar,

  14. Catiane says:

    Ola, tomo anticoncepcional certinho mais tive infeccao urinaria e tive que tomar antibiotico e nesse periodo tive relacao sexual com coito interrompido,mais msmo assim tomei a pilula do dia seguinte e continuei tomando o anticoncepcional normal tem chances de eu engravida?Obrigada

  15. Jéssica says:

    Quem faz uso de depoprovera, e de outro anticoncepcional a base de dienogeste para tratamento de endometriose, ovula? Tem período fértil?

    • Lisana Pontes says:

      Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

  16. jaque says:

    bom dia, minha duvida e eu tomei injeção mesigyna durante 8 anos agora parei por quero ter um bebe, eu fiquei sem tomar 3 meses dai tomei novamente, agora não tomarei mais ja faz 2 meses, e tenho as secreção que indica no período fértil e sinto dor tipo cólica num dos lados da barriga isso indica que estou ovulando já ou com quantos tempo posso começar a ovular.

    • Lisana Pontes says:

      Normalmente, mulheres q tomam anticoncepcionais injetáveis demoram cerca de seis meses a um ano para engravidar. A ovulação pode ocorrer no primeiro ciclo após para a medicação.

  17. Anna says:

    “Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.” Então, esse muco elástico que saiu é consequência do uso do anticoncepcional? Pois, ao alterar o muco, ele acaba saindo?

  18. Maria says:

    Olá! Me tire uma dúvida, por favor. Tomo anticoncepcional certinho já faz alguns meses, no mesmo horário sempre… Mas percebi que esse mês saiu um muco elástico, parecido com o do período fértil. Significa que mesmo tomando anticoncepcional, esse muco que saiu é do período fértil? O que é esse muco? Estou preocupada. Não acho resposta em lugar nenhum. Já to com uma consulta marcada com o ginecologista, mas até lá só me preocupo.

    • Lisana Pontes says:

      Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

  19. Alessandra says:

    niciei AC no 2º dia da menstruação, no 7º do AC tive relacao sexual sem camisinha, posso ter engravidado?
    Fiz um teste de farmacia 07/06/2016 deu negativo,posso ficar tranquila?

    • Lisana Pontes says:

      Não pode ficar tranquila. Se foi a sua primeira cartela, existe a possibilidade de gravidez, o recomendado é esperar até a 15ª pílula para ter relações desprotegidas. Para ter resultados mais seguros, os testes de gravidez devem ser realizados após o quinto dia de atraso menstrual.

      • Alessandra says:

        A minha menstruação desceu três dias depois do fim da primeira cartela do AC,porém bem pouca e fraquinha e um sangue bastante claro,sera realmente menstruação ou será nidação?

      • Lisana Pontes says:

        Se vc tomou certinho, sem esquecer, n corre o risco de engravidar. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

      • Alessandra says:

        obrigada, vou tomar certo sim!!

  20. deise says:

    Oi tudo bem? Faço uso de injeção todo mês a mesigyna tomo a cinco meses sem atraso , e sempre que tenho relações uso camisinha .. Esse mês dia 06/06 sangue de cor normal , no primeiro dia. Estou no segundo dia q é hoje e está vindo uma cor de caramelo o que pode ser????

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  21. Lu says:

    Olá Lisana,

    Hoje é o quinto dia de minha menstruação depois de ter tomado a PDS. Mesmo fazendo uso do anticoncepcional, optei em tomar a pds devido aos atrasos em tomar o anticoncepcional (femina). Mas confesso que senti muitos sintomas e continuo sentindo só que com uma certa redução. Gostaria de saber se esses sintomas podem piorar com o passar do tempo? Se ainda corro risco de ter algum sintoma mais grave?

  22. L. says:

    Olá, iniciei minha primeira cartela dia 04/05 com o elani ciclo 21 ( tomei sempre em horários similares), e, dia 14/05 tive uma relação sem camisinha ( sem ejaculação dentro), e no dia 26/05 tive relação protegida. obs: Dia 18/05 eu realizei uns exames e fiz o beta hcg, deu negativo.
    Hoje, dia 27/05 faz 3 dias que dei a pausa de 07 dias, e ainda não desceu a menstruação, estou com um muco similar ao que sempre tive no meu período fértil. Você poderia orientar? É normal esse muco? tem chance de eu estar grávida? Obrigada desde já

    • Lisana Pontes says:

      Para ter resultado satisfatório é necessário esperar, pelo menos, quinze dias após a relação desprotegida (fecundação). Antes disso os exames podem não detectar nada. Aconselho q repita o exame, pois existe a possibilidade de gravidez. A eficácia do remédio só é garantida depois, de pelo menos, 15 dias tomando sem esquecer ou atrasar.

    • Lisana Pontes says:

      O ideal, para ter resultado satisfatório é necessário esperar, pelo menos, quinze dias após a relação desprotegida (fecundação). Antes disso os exames podem não detectar nada. Aconselho q repita o exame, pois existe a possibilidade de gravidez. A eficácia do remédio só é garantida depois, de pelo menos, 15 dias tomando sem esquecer ou atrasar.

  23. Lu says:

    Olá!

    Lisana,

    Tomo anticoncepcional há três meses, porém em horários diferenciados à noite, devido o esquecimento. Mas percebo que logo após a pausa de 7 dias, em que a menstruação desce, percebo que sai um muco, parecido com o do período fértil. Significa que no dia seguinte que termina a menstruação é o período fértil, nesse caso?

    • Lisana Pontes says:

      Não. Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário (com até 12 horas de atraso), não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

      • Lu says:

        Obrigada pelos esclarecimentos, Lisana. Porém tenho mais algumas dúvidas, tomei a pds na quarta. Mas já fazia uso do anticoncepcional, porém por tomar em horários diferentes pensei que pudesse não fazer efeito, por isso que tomei a pds, como já havia dito anteriormente.
        Mas agora estou bem preocupada pois na quarta, dia em que tomei a pds, não senti nada, na quinta também não, já hoje estou sentindo um enjõo muito grande. E algo esquisito pelo corpo. Será se é sintoma da pds? Tem como prever por quanto tempo a pílula ficará fazendo efeito no meu corpo? Caso seja efeito da pílula tem uma previsão de até quando sentirei isso? Agradeço muito.

      • Lisana Pontes says:

        Provavelmente seja efeitos colaterais causados pela PDS. Após o sangramento, é possível q esses efeitos diminuam. O sangramento ocorre,normalmente em até 4 dias após a ingestão da PDS.

  24. Lu says:

    Olá

    Muito obrigada pela resposta. Porém como hoje era o último dia para tomar a pílula do dia seguinte e pensei que sua resposta fosse demorar, acabei tomando a pílula do dia seguinte por conta própria ainda pouco. Tomei o Pozato, porém já tomei ele ano passado devido ainda não fazer uso do anticoncepcional. Agora minha dúvida é se posso ter um avc, ou trombose a qualquer momento por causa disso? E o anticoncepcional posso parar hoje de tomar, pois não seria muito hormônio junto? Ou se eu parar poderá influênciar na gravidez?

    • Lisana Pontes says:

      Vc deve continuar tomando a pílula normalmente.
      Pílulas anticoncepcionais, engravidar e fazer longas viagens de avião apresentam o mesmo nível de risco de desenvolvimento de trombose, nem por isso ninguém deixa de viajar ou engravidar.

      • Lu says:

        Muito obrigada, Lisana! Mas tomei a pds ontem, porém não tomei o femina, então quer dizer que hoje tenho que tomar dois comprimidos do femina ou só um? Agradeço.

      • Lisana Pontes says:

        Hj, pq vc tomou a PDS ontem, tome só a dose de hj e siga normalmente a cartela.

  25. Lu says:

    Olá!

    Faço uso do anticoncepcional (femina), há três meses. Tomo sempre à noite, porém como sempre esqueço o horário de tomar, tomo em horários diferentes à noite. Dia 17/05 veio minha menstruação e no dia 20/05 comecei a tomar a terceira cartela. Dia 22/05 tive relação sem proteção e com ejaculação. Corro o risco de estar grávida, por não fazer no horário correto?

  26. Lucimara Santos says:

    Ola, tomo elani 28 a dois anos, só que fico sem menstruar de 6 a 7 meses depois disso passo a ter escapes continuos ter tpm e preciso fazer uma pausa, fiz a pausa de 7 dias menstruei e voltei a tomar normalmente apos 7 dias como fica o organismo quando se toma elani 28 continuo por 7 meses e depois faz uma pausa de 7 dias corro risco de engravidar quando faço esta pausa, só que se não faço esta pausa passo o mês tendo escapes e depois da pausa fico livre dos incomodos por mais 6 a 7 meses, comentei com o medico comentou sobre ansiedade e stress, nervosismo, mas percebo que sempre ocorre escapes apos 6 meses como meu organismo precisasse desta pausa.

  27. Mariana says:

    Olá!
    Faço o uso do Diane 35 há uns dois/três anos mais ou menos. Minha última relação foi em Janeiro deste ano (dia 12), depois disso minha menstruação desceu normalmente na pausa. Porém, houve um período em que eu dei continuidade à cartela sem fazer a pausa de 7 dias pois não queria que descesse num determinado fim de semana. Quando o fim de semana passou, eu fiz a pausa de sete dias, a menstruação desceu e eu continuei a mesma cartela, quando eu terminei esta cartela fiz a pausa e a menstruação desceu normalmente e eu comecei outra, só que agora eu já estou no sexto dia de pausa e ela ainda não veio.
    Quais podem ser as causa disso? Pode ser por conta da continuação que eu fiz de uma pra outra? Será que foi por que eu menstruei duas vezes (na pausa fora de hora e ao final da cartela)?
    Obs.: Não tive mais relações sexuais depois do dia 12 de Janeiro.

    • Lisana Pontes says:

      Mariana, quando vc desejar atrasar a decida da menstruação, vc pode iniciar uma nova cartela(exatamente como vc fez), usar quantos dias quiser, dar a pausa normal e quando for iniciar a medicação USAR UMA CARTELA NOVA.
      Ter tomado menos pílulas (encurtando seu ciclo), pode ter desregulado e por isso vc n ocorreu o fluxo. Mas se vc n teve relações sexauis desprotegidas, não tem q se preocupar com gravidez.

  28. juciara says:

    olá boa tarde,minha menstruação veio no dia 13/04,mas so iniciei minha cartela de antiC no dia 29/04 (mes passado) corro risco de ter ficado gravida na pausa antes de ter iniciado a cartela?

  29. lais says:

    olá bom dia ..
    Faço o uso do mercilon conti a anos, este mês tomei corretamente todos os dias estou no final da cartela faltam apenas 4 dias para acabar a cartela e tive um pequeno corrimento meio rosa, muito pouco mesmo somente uma vez e sinto uma leve dor de cabeça o que pode ter ocorrido?

    • Lisana Pontes says:

      Nosso corpo é afetado por diversos fatores. Estreses, nervosismo podem afetar os níveis de hormônio e acabar tendo escapes.

Deixe um comentário