Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcionaanticoncepcional l?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
【Veja isso também】
Algum dos cursos acima poderá lhe ajudar, é IMPRESSIONANTE o quanto ele já ajudou diversos homens e mulheres que não sabiam como ter de volta aquela pessoa desejada ou como salvar aquele relacionamento/casamento que está indo pro buraco. Você com toda certeza mudará a sua forma de pensar, seu modo de agir, e se tornará uma pessoa infinitamente melhor do que foi até agora! Vale muito a pena conferir, você irá se surpreender!

177 Comentários

  1. Carol says:

    Mesmo tomando anticoncepcional é normal a temperatura corporal aumentar no período que deveria ser após a ovulação? O muco também muda durante as fases do mês ou permanece como no fim do ciclo comum?

    • Lisana Pontes says:

      Além de inibir a ovulação, o anticoncepcional tb altera o endométrio uterino e o muco cervical, criando um ambiente desfavorável para a concepção.

  2. Isabel says:

    Oi tomo microvar e esqueci de tomar ums 4 dias seguidos e minha menstruação so sujou um dia igual borra de café e foi embora é agora to sentido tonturas direto _será q posso ta grávida

  3. Valentina says:

    Tomo anti certinho todos os dias, no entanto, no teórico ”período fértil” eu sinto dores nos ovários, dores que duram cerca de uma semana e seios inchados… é normal esses sintomas mesmo tomando anti ?

  4. Andressa says:

    Eu tomo injeção tem risco de engravidar ? E quem toma injeção tem período fértil

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma na data correta, não corre o risco de engravidar. Quem toma anticoncepcional, corretamente, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.

  5. Julia says:

    Ola, boa tarde! Eu tomo Tamisa 20 ha 2 anos, na ultima cartela (tomada todos os dias no msm horario), eu fiz a pausa de 7 dias normalmente e o ultimo dia de pausa foi domingo. Depois, no primeiro dia da pilula, segunda feira, ainda estava menstruando (comigo e assim mesmo), tomo pilula a noite e vou dormir. Qnd acordei no dia seguinte (o dia da segunda pilula), terça, ja nao estava mais menstruando e de tarde tive relaçao sem camisinha e apos a relaçao veio um sangramento vermelho muito vivo e forte, durou algumas horas, na terça a noite no horario certo tomei a pilula e estou tomando ate agora (estou na minha oitava pilula) smp em horario certo. Porem, estou sentindo mt enjoo e colicas, parece q estou prestes a menstruar. Corro risco de gravidez?

  6. Giovana says:

    Ola, bom dia.
    Comecei a tomar meu anticoncepcional ( diane 35 ) este mes, porém não tomei no dia em que a menstruação desceu e sim quando ela acabou. E fiz relação no período fértil que foi domingo e ontem sem camisinha. Corro risco ou tomo pílula do dia seguinte ?

    • Lisana Pontes says:

      Se as relações foram antes da 15ª pílula da cartela, existe o risco da gravidez. Espere, pelo menos, mais 15 dias e faça um teste.

Deixe um comentário