Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

Apesar de haver muitas outras utilidades para a pílula anticoncepcional (como reduzir a queda de cabelo, oleosidade da pele, riscos de doenças como cistos e miomas, sintomas da TPM, regular o ciclo menstrual entre outros), a principal função do anticoncepcional é a prevenção da gravidez indesejada. Para que a pílula anticoncepcional funcione da maneira correta e sem ocasionar efeitos colaterais na mulher, é necessário que ela faça o uso do medicamento da maneira adequada ou da forma recomendada pelo seu médico.

Mesmo quando a mulher está tomando a pílula anticoncepcional há algum tempo, ainda assim esta mulher menstrua todos os meses. Porém, isso não é referente ao “ninho” preparado pelo organismo dela para receber um bebê. A menstruação da mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais é o resultado da privação hormonal sofrida por ela durante o intervalo entre uma cartela do medicamento e a outra. As mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a sentir menos cólicas no período menstrual e ter um período menstrual reduzido em relação a período em que não fazia uso da pílula.

Há mesmo um período fértil se eu tomo anticoncepcionaanticoncepcional l?

Uma dúvida freqüente entre as mulheres é se quem toma pílula anticoncepcional tem período fértil. E a resposta é não. Quem faz uso da anticoncepcional regularmente não tem período fértil. Isso porque a mulher que toma o medicamento não ovula, consequentemente, o óvulo não é liberado para a fecundação não havendo chance de gravidez.

Mas lembre-se: para que a eficácia da pílula anticoncepcional seja garantida é necessário fazer o uso correto do medicamento, tomar todos os dias, religiosamente no mesmo horário. Em caso de esquecimento de uma ou mais pílulas, vômito ou diarreia constante, a eficácia da pílula anticoncepcional está comprometida. Nesses casos, recomenda-se que a mulher faça o uso de preservativo durante as relações sexuais até o início da próxima cartela da pílula anticoncepcional.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

241 Comentários

  1. Adnelia says:

    Olá boa tarde eu estava tomando anteconcepcional durante 5 meses de uso contínuo então essa mês esperei a cartela acabar pra mim começar a tomar o de 21 dias mas até agora a minha menstruação ainda não desceu desde o dia 26 de setembro sera que corro o risco de estar grávida ?ja fiz Um teste de farmácia e deu negativo mas não desceu ainda sinto cólicas enjoo dor de cabeça e cólicas sono sono fome

  2. Patricia says:

    Olá fazia um ano q eu n tomava anticoncepcional aí comesei a 11 dias sendo q fiz relação 5 dias após começar a tomar mas aconteceu q no terceiro dia eu esqueci e n tomei no outro dia os dois como indica a bula . E agora tem três dias q estou com colica e fiscada no pé da barriga e tanbem está vindo uma gosminha amarela clara.pode ser gravides?

  3. Amanda gomes gomes says:

    Boa noite! Meu remédio acabou dia 12 d setembro e era p minha menstruação vim dia 18 e ate agora nada….E eu esqueci de tomar meu remedio e tomei 3 comprimido d uma vez só será q tem possibilidade de eu estar grávida??

  4. Raquel says:

    Boa noite eu tomo ciclo 21 e gostaria de saber se atrasos ou adiantamentos ao tomar a pílula posso engravidar ? Mês de agosto eu tomei os comprimidos porem teve alguns dias tomei 20 mim do horário q eu tomo 23:00 e teve um dia q levei sete horas pra tomar ( acabei neste dia tomando 2 vezes) e dia 26 de agosto eu menstruei … Detalhe eu trazei 1 vz a cada semana de agosto e setembro comecei a ter sintomas de gravidez .. E possível q eu esteja grávida ou pode ser tpm?

Deixe um comentário