Uso do anticoncepcional pode afetar a capacidade de engravidar?

Um dos maiores medos das usuárias de anticoncepcionais é quanto ao uso prolongado do medicamento. Se seria possível o medicamento atrapalhar a gravidez mesmo enquanto você está tomando? A resposta é não, ao menos em uma mulher saudável. Alguns dos males comumente causados com o uso do medicamento até os anos 80 já foram corrigidos em laboratório e assim que o uso é suspenso, a mulher pode engravidar.

anticoncepcional pode atrapalhar a gravidez

Anticoncepcional não oferece riscos para engravidar

O uso do anticoncepcional não oferece qualquer risco para engravidar. O diferencial da mulher que usa para a que não usa o contraceptivo oral é que por um uso prolongado, pode levar um certo para engravidar, as vezes alguns meses. Com a composição hormonal ainda no organismo em células de gordura, o medicamento ainda é liberado aos poucos ao longo das semanas mesmo em interrupção ao uso.

Isso não quer dizer que por tomar por um longo tempo, a mulher não possa engravidar. Algumas liberam o medicamento rapidamente e por isso já na primeira interrupção da cartela, engravida. Outras demora um pouco mais porque as células de gordura retém o medicamento e demoram um pouco mais a ter um período fértil. Mas na maior parte dos casos, já no primeiro mês surge a gravidez. Contudo, outros fatores influenciam na relação sexual gerar uma criança sem o uso do medicamento, como estresse, ovários policísticos, a infertilidade masculina, o uso de preservativo, tratamento com alguns medicamentos que alteram a fertilidade (alguns tarja preta), dentre outros.

Os mitos relacionados ao uso prolongado do medicamento e formação de uma massa do útero que impediria a gravidez são baseados em casos dos anos 80. Os medicamentos até esta década eram extremamente fortes e podiam formar uma massa na camada interior uterina, precisando de um período de pausa para a limpeza do útero. Mas hoje os medicamentos já foram ajustados e os médicos alertam que tais problemas são de um passado já superado da medicina.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Café Verde para emagrecimento RÁPIDO! - Clique aqui e veja o video!
Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

2 Comentários

  1. Ezequias Efraim José Odanaca Júnior says:

    Agradeço a todos por nos proporcionar informações sobre este método, tinha muitas duvidas e medo sobre uso deste.

  2. Tomo o primera 20 posso trocar sem riscos pelo primera 30

Deixe um comentário