Acabou a cartela e a menstruação não veio. E agora?

Se a mulher está tomando o contraceptivo oral de 21 comprimidos, ao final da cartela deve-se fazer uma pausa de 7 dias e voltar com a nova cartela no oitavo. Neste meio tempo de pausa deve haver um sangramento. O fluxo menstrual de pausa considerado normal deve durar de três a 11 dias, sendo mais ou menos intenso. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, sem cólica (mais comum em quem usa contraceptivo) ou não. Este sangramento na pausa pode atrasar, mas no geral vem até no terceiro dia de acabar a cartela. Se não vier, o que fazer?

Atrasos de até cinco dias para vir o sangramento na pausa são comuns e pode vir no sexto e as vezes no sétimo dia mesmo. Por que isso acontece? Por diversos fatores. Estresse é um deles, assim como anemia por uma má alimentação, alguns medicamentos e tratamentos médicos paralelos ou apenas seu corpo que não é regular. Antes de entrar em pânico, espere um pouco, ao menos alguns dias na pausa.

Os atrasos na pausa também podem ser sinal de gravidez psicológica, quando seu corpo começa a achar por ideia fixa que você está grávida. A barriga pode inchar e até os seios por alguns meses, mais comum do que você pensa. Neste caso apenas exames médicos podem provar que não há de fato gravidez, pois a menstruação vai ficar suspensa. É preciso acompanhamento psicológico.

Se o sangramento não vier, o que eu faço?atraso na pausa do anticoncepcional

Se não há risco nenhum de gravidez, pode voltar a tomar o medicamento logo após a pausa. Mas se teve atividade sexual, deve fazer um teste de gravidez, pois o uso do anticoncepcional pode afetar a gestação. Faça um teste com atrasos superiores a sete dias.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.606 Comentários

  1. Flavia says:

    Eu começei tomar anticoncepcional mes passado ai n veio minha menstruação ate agora e o medicamento acabou segunda feira oq eu fasso? Será q pode ser coisa da minha cabeça pq começei tomar a pouco tempo ?

  2. Geislaine says:

    Oi
    Estava tomando o anticoncepcional level parei de tomar no dia 14 de novembro, menstruei no dia 18.
    Estou usando o método coito interrompido .
    Já faz 46 dias de ciclo. Isso é normal?

  3. Edilma santo says:

    Olá meu anticoncepcional acabou é eu estou na palsa dos sete dia a menstruação desceu marrom e sem cólica e normal ou estou grávida tenho ovários polisistos

  4. Lais says:

    Oi eu esquecei de tomar o diane 35 tres vezes tenho chace de em gravidar

  5. Lais says:

    Oi meu nome é lais eu esquecei de tomar e vezes eu tenho chacer de ta gravida

  6. Maria dourado says:

    Oi meu nome é maria então eu tomei toda a cartela no segundo dia que eu já tinha parado para dar o intervalo eu tive relação no mesmo dia após a relação veio uma borra como se fosse um sinal que ia decer. Mais ai veio o dia seguinte e não veio a mestruacao hoje eu estou com seis dias que parei de tomar e não desceu zerar que eu posso estar grávida e eu posso voltar a tomar a pílula

  7. Letícia says:

    Tomava anticoncepcional injetável a mais de 3 anos e parei para retornar a tomar a pilula, no entanto, na pausa a mestruação nao veio. Isso é normal devido ao tempo que tomei o anticoncepcional injetável?

  8. Marcia says:

    Tomei a Cartela Inteira e não Menstruei e estou me Tocando achando o colo do utero durinho posso estar Gravida? estou com muitas duvidas

  9. Carolina says:

    Olá, tomo Femina há alguns meses mas falhei a última cartela, a menstruação veio normalmente como o ciclo.
    Meu ciclo é de 28 dias, tomo 21 comprimidos, a menstruação vem após 3 dias de pausa e dura 4 dias (com fluxo alto nos dois primeiros ou médio durante os quatro).
    Ao invés de começar a nova cartela no primeiro dia de menstruação, comecei logo após o término como habitual, mas já estou no 5º dia de pausa e a menstruação ainda não veio.
    Nao tive nenhum tipo de falha na toma da cartela porém algumas relações com retirada. Mesmo assim a falta ou atraso da menstruação pode ser considerada normal como efeito do anticoncepcional?
    Obs: observei sintomas de TPM e cólicas durante a pausa.
    Agradeço desde já.

  10. Beatriz says:

    Olá eu tomo o repopil a 1 ano e pouco já, esse mes tomei por uma semana o amoxilina e poucos dias depois o levofloxacino mas continuei tomando o antconcepcinal, agr na pausa era para ter vindo ontem mas não veio pode ser por causa dos remédios?

  11. Valeska says:

    Tomo o ciclo 21 e mudei pra nociclim e minha mestruação veio pouco.
    Posso está grávida?

  12. Bruna santos says:

    Fiz a pausa de 4 dias pois tomo iumi 24 e estou no 4 dia e ainda não.desceu é a primeira vez que tomo anticoncepcional amanhã já volto a tomar anticoncepcional isso é normal ?
    Sempre tomei corretamente

  13. Chrystina says:

    Olá tomo meu remédio certinho, a duas semanas atrás a menstruação veio mais escura tipo borra de café e esse mês tem 2 dias que não desde e sinta muita cólica ( sinto essa cólica a 2 meses). Pode ser gravidez?

  14. Brenda says:

    Olá fiz relação sexual no primeiro dia de pausa,já se passaram 6 dias que minha menstruação não desseu,posso está grávida?

  15. Giovanna says:

    Oi então na minha cartela de anticoncepcional tem 4 comprimidos brancos que são os que fazer descer já estou tomando eles e não está descendo…me ajuda

  16. Ana Carla says:

    Oi boa tarde tomando o remédio direitinha mas a menstruação só veio um dia no quinto dia posso está grávida

  17. Nai says:

    Boa Noite, tomo tamisa 20 mas ñ tomo no horário certo e esqueço quando lembro tomo 2 comprimido mas repara no outro dia, mas isso aconteceu unas 3 vezes de esquecer, sendo que na outra cartela que terminou sei a pausa veio o sangramento mas dei mas de 7 dia de pausa e comecei a toma a outra quando
    Tive relação sexual sem proteção não terminei de toma a cartela e esperava menstruar mas ñ veio e já tem 17 dia meu peito em inchaçodos mas deve está ciclo irregular

  18. Alana says:

    Olá…pessoal, me deem uma luz…tomo AIXA faz quase 02 anos, no início, tive uns escapes, mas meu médico disse ser normal. Minha última menstruação veio dia 11/11/2017, normal, iniciei minha cartela dia 17/11 e tomei normal, no mesmo horário. Porém, nos dias 28/11 a 30/11 tive um leve sangramento rosa, com um pouco de cólica e seios doloridos. Achei que fosse escape novamente. A menstruação era para ter vindo dia 09/12 e hoje, 13/12, ainda nao veio. Fiz um teste de farmácia ontem e deu negativo. Posso estar grávida? Devo esperar quantos dias de atraso para fazer um exame de sangue?
    Obs: marquei médico dia 21/12.

  19. Maria says:

    Mim responda por favor começo de novo a nova cartela de cicloprimogina

  20. Maria de Fátima Marques Gonzaga says:

    Boa noite tomei a cartela toda de cicloprimogina eu pra mim ter ficado menstruada segunda quer no caso faz 7 dias até agora nada antes de tomar tinha feito um exame de beta mais deu negativo então não tiver mais relação com ninguém posso tomar outra cartela sinto colica compro outra cartela de cicloprimogina pra ela vim mim ajuda

Responder a Andréa Cancelar resposta