Acabou a cartela e a menstruação não veio. E agora?

Se a mulher está tomando o contraceptivo oral de 21 comprimidos, ao final da cartela deve-se fazer uma pausa de 7 dias e voltar com a nova cartela no oitavo. Neste meio tempo de pausa deve haver um sangramento. O fluxo menstrual de pausa considerado normal deve durar de três a 11 dias, sendo mais ou menos intenso. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, sem cólica (mais comum em quem usa contraceptivo) ou não. Este sangramento na pausa pode atrasar, mas no geral vem até no terceiro dia de acabar a cartela. Se não vier, o que fazer?

Atrasos de até cinco dias para vir o sangramento na pausa são comuns e pode vir no sexto e as vezes no sétimo dia mesmo. Por que isso acontece? Por diversos fatores. Estresse é um deles, assim como anemia por uma má alimentação, alguns medicamentos e tratamentos médicos paralelos ou apenas seu corpo que não é regular. Antes de entrar em pânico, espere um pouco, ao menos alguns dias na pausa.

Os atrasos na pausa também podem ser sinal de gravidez psicológica, quando seu corpo começa a achar por ideia fixa que você está grávida. A barriga pode inchar e até os seios por alguns meses, mais comum do que você pensa. Neste caso apenas exames médicos podem provar que não há de fato gravidez, pois a menstruação vai ficar suspensa. É preciso acompanhamento psicológico.

Se o sangramento não vier, o que eu faço?atraso na pausa do anticoncepcional

Se não há risco nenhum de gravidez, pode voltar a tomar o medicamento logo após a pausa. Mas se teve atividade sexual, deve fazer um teste de gravidez, pois o uso do anticoncepcional pode afetar a gestação. Faça um teste com atrasos superiores a sete dias.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.538 Comentários

  1. Luana says:

    Boa tarde, eu estava tomando o anticoncepcional stezza, tomei por dois meses, na pausa da segunda cartela minha menstruação não veio e por medo não iniciei a terceira, minha menstruação ainda não desceu, e isso já faz 23 dias de atraso, fiz um teste de farmácia, mas deu negativo, corro o risco de estar grávida? tive relação desprotegida em 28/01/2017

  2. Juliana says:

    Olá, tomo Diclin há 9 anos..
    Este mês esqueci de tomar um dia (8º da cartela), e tomei no dia seguinte o 8º e 9º.
    Como foi na segunda semana, tomei a burra decisão de não tomar pílula do dia seguinte e continuei com a cartela normalmente.

    Estou no 7º dia de pausa e ainda não desceu e estou sem nenhum sintoma, como cólica, inchaço.

    Posso estar grávida?

  3. Larissa says:

    Tomo belara a seis anos…ja faz dois meses q minha menstruação nao desce na pausa das cartelas…mes passado fiz teste e deu negativo p gravidez…o fato de o endometrio ficar mais fino e etc pode causar complicações qd eu quiser engravidar? Continuo tomando ou dou uma pausa no anticoncepcional?

  4. thayna says:

    Bom Dia . Tomo remédio a 2 meses no segundo mês tomei os 21 comprimidos e na pausa de 7 dias a mestruação não veio. faltan 2 dias para eu começar a tomar a nova cartela e ainda não veio a mestruação . Durante esse periodo não tive relaçoes então gravides sei que não é. É comum isso ?

  5. Anonimo says:

    Olá eu tomo ciclofeme ontem foi minha última pilula e hoje cedo desceu um pouquinho de sangue.o que pode ser.sera se estou gravida ?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição ou ausência no fluxo é um efeito colateral comum do anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  6. Jéssica says:

    Olá!!
    Tomo perlutan há uns 7 anos, no mês de fevereiro tomei uma cartela de diclib para atrasar o ciclo, na última semana da cartela tomei alguns fora do horário e o penúltimo comprimido assim que tomei passei mal e o experi … essa mistura de anti me traz risco de gravidez ?

  7. Gisele says:

    Boa tarde! Tomo anticoncepcional há 10 anos. Parei de tomar apenas devido à gravidez e voltei a tomá-lo há mais ou menos 1 ano. No mês de janeiro tive um problema com a cartela de remédio e fiquei 2 dias sem tomar na segunda semana da cartela. Ao final a menstruação desceu normalmente.
    Este mês minha menstruação não desceu no período da pausa, eu fiz teste de farmácia e deu negativo. Voltei a tomar o remédio, mas estou muito preocupada, pois isso não tinha acontecido ainda comigo. Posso estar grávida?

  8. Milla porfirio says:

    Eu tomo microvlar e dou pausa por 7 dias as vezes minha mestruaçao vem no quarto dia e as vezes vem no quinto dia isso é nosmal corro risco de engravida

  9. Ozineide Borges says:

    Bem Eu tomo o anti iumi e tomei a terminei a cartela de dezembro e emendei na de janeiro, fiz a pausa de 4 dias e menstruação desceu dentro dos 4 dias, então comecei a cartela de fevereiro, mas hoje já estou no quarto dia da pausa posso estar grávida?? Ou será que ela ficou desregulada devido ter emendando anteriormente???

  10. Maria Ritaa says:

    parei de tomar a pilula mais minha cartela ja acabou ai minha mestruaçao desceu e depois disso nao tomei mais nada e nao tive mais relaçao alguma e minha mestruaçao nao desceu mais qual explicaçao pra isso me ajudeem por favoo !!

  11. Ana says:

    E comum a menstruação vim na pausa?
    Estou tomando a pílula ciclo 21 pela primeira vez. Mais estou na pausa dos 7 dias. Só que minha menstruação era pra vim no próximo domingo. Mais veio no 4 dia da pausa. E comum? Ou e algum efeito da pílula?

  12. Priscila Oliveira says:

    Boa noite eu tomei alastra 20 e no meio da cartela eu parei faltavam 9 dias para acabar aí minha menstruação veio. Como eu sentia muitas dores de cabeça eu troquei para micropil 20 e comecei a tomar ele no sétimo dia depois que a menstruação desceu. Transes 4 dias depois que iniciei o novo remédio. Agora a cartela acabou e já estou no 5 dia e a menstruação não desceu.

  13. Sorahat says:

    Tomava um remédio e troquei! Minha menstruação ñ desceu….. estou com espinhas e todos sintomas que vai descer!!
    Sempre atrasou…ela ñ é correta!

  14. Nay says:

    Olá,

    Comecei tomar anticoncepcional pela primeira vez (ciclo 21), e após 5 dias tive relação sexual desprotegida, mas meu namorado não gozou dentro, e continuei tomando o Ciclo 21, não tive mais relações! Após o termino da cartela, a menstruação veio bastante (com coágulos, e até manchou a roupa) e com muuitas cólicas (porém é dificil eu sentir cólicas)… O sangramento durou 4 dias mais ou menos. No oitavo dia entrei na segunda cartela do Ciclo 21, e ja acabou, entrei na pausa mas minha mentruação está atrasada há dois dias e o pé da barriga um pouco inchado e levemente “durinho”, e com algumas pontadinhas que doem… será que estou grávida? Ou será efeito do anticoncepcional? Porém fiz um teste de farmácia no meio dessa segunda cartela e deu negativo… Por favor me responda, estou desesperada…

  15. Lívia Villa Barbosa Moreira says:

    Olá, tomo stezza há 6 meses e nesse mês a menstruação não veio e isso nunca havia ocorrido, sei que não é gravidez porque tomo corretamente, mas gostaria de saber se isso é normal ou tem algo de errado e devo procurar o médico. Obrigada

  16. Camila says:

    Olá! Meu Diane35 acabou no dia 23/01 e no intervalo de 7 dias não desceu. Continuei sem tomar esperando descer. Quando foi dia 2/2 fui no banheiro e vi sangue na calcinha, mais foi só. Passei na gine e ela me falou para continuar tomando, comecei uma nova cartela dia 06/2 e no dia 11/2 tive relação sem camisinha, já estava protegida ou corro risco de ter engravidado? Obrigada

  17. Eduarda says:

    Olá, tomo o anticoncepcional iumi, de 24 comprimidos e pausa de 4 dias, já terminei a 5° cartela, estou na pausa e esse já é o terceiro dia e nada de descer, no ultimo mês veio no 4° dia, mas agora estou tendo relações desprotegidas, posso estar grávida? É normal os dias que a menstruação desce váriar? Mesmo tomando anticoncepcional?

  18. marcia says:

    Boa tarde, acabou meu remedio dia 08/02/2017 e hoje já e o sexto dia e minha mestruação não veio o que pode ser? sera q continua tomando certinho a outra cartela ?

  19. tamires says:

    bom dia tomo anticoncepcional ja algum tempo mas esse mes falei fiquei algun dias sem tomar . acabou e eu esperei os sete dias nesse periodo veio so um liquido meio rosado durantes dois dias agora nao ta decendo nada mas tou com um pouco de colica sera que corro risco de gravidez? pq mesmo assim voltei a tomar o remedio sem fazer o reste

  20. Katia says:

    Bem, todo remédio todos os dias no mesmo horário, não esqueço de jeito nenhum. Agora na pausa do remédio sinto meus peitos inxados, estou comendo bastante e nasceu algumas espinhas como de costume quando estou preste a menstruar, mas minha pausa começa sempre na quarta-feira (no caso foi 08/02) e ela sempre vem quatro dias depois (sempre vem no domingo que seria ontem) até agora não desceu. Na sexta-feira tive um pequeno stress. Mas até agora nada dela descer e volto a tomar o anticoncepcional na quarta-feira. O que houve? Posso estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto. Esses sintomas também são efeitos colaterais do medicamento. Se você toma corretamente, não há risco de gravidez.

  21. Noemi says:

    Olá, tomo anticoncepcional há muitos meses e fiz a pausa de 7 dias direitinho. Voltei a tomar na quinta e hoje (domingo) tive relação sexual desprotegida 1hora antes de ter q tomar o comprimido do dia. Por ser a primeira semana depois da pausa estou preocupada em estar desprotegida. Há chance de engravidar?

  22. Marcia says:

    Boa noite, parei com level e iniciei com stezza logo no dia seguinte ao último comprimido level, mas ainda não menstruei já estou no quarto comprimido stezza, será q tem algum problema

    • Lisana Pontes says:

      Não. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  23. Brenda says:

    Tomei a pró.eira cartela tô no quarto dia da pausa quando fui ao banheiro veio um pouco de sangue rosado no papel ingienico o que pode ser minha menstruação ou gravidez?

  24. Arla raelle says:

    Boa tarde! Comecei a tomar o Diane 35 a mais ou menos um mês, por motivo de limpar a pele, estou na pausa para poder descer para me, só que amanhã já faz os 7 dias dá pausa e ainda não desceu ,eu posso está grávida ? Eu devo começar a tomar outra cartela ?

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  25. Tainá says:

    Bom dia.

    Tomei Gracial por 3 anos e meio, e no mês de Janeiro, tomei minha ultima cartela e na pausa, o sangramento por privação ocorreu como esperado, veio certinho, assim como em todas as cartelas. Resolvi então, nesse mesmo mês de janeiro, parar de tomar anticoncepcional, por não ter uma vida sexual tão ativa. Só que ai, no dia que minha menstruação tinha que ocorrer (ontem, dia 07, pelas minhas contas) ela não veio, estou muito preocupada, é normal acontecer isso? Posso estar com algum problema? Creio que gravidez não é o caso, pois já faz 4 meses que não tenho relação sexual.

    Aguardo o retorno, pois estou muito procupada

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Como você parou de tomar ela irá voltar normalmente.

  26. Mayara Mello says:

    Oi, eu tomo TESS há quatro meses, esse mês tomei os comprimidos com um tempo de atraso (não muito além de 5 horas),durante a cartela tive poucas relações sexuais desprotegidas mas meu marido não gozou dentro, tomei o ultimo dia 31/01 e até agora não tive sangramento e nem vestígio de que vai descer, além disso durante a pausa, dia 05/02, tive relações e ele ejaculou dentro, devo voltar a tomar a medicação no dia 07/02?Corro risco de gravidez por ter tido atrasos de horas na cartela mesmo meu marido gozando fora?Se eu esperar e não tomar a medicação amanhã 07/02, por medo de estar grávida e afetar o bebê, posso engravidar pela relação que tive no domingo?Por favor me aconselhe, eu realmente não sei o que fazer.

    • Lisana Pontes says:

      A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto. Tomando até 12 horas do horário habitual, não apresenta risco de gravidez.

  27. Nega says:

    Oi, tomo anticoncepcional (ciclo21) já tem mais ou menos 2anos , mês passado o ginecologista me disse que eu poderia emendar uma cartela a outra , sendo que naquele mês eu tinha uma viagem à um parque aquático e não poderia ir mesntruada . Emendei uma cartela na outra e ela acabou na terça agora dia 31/02 e hoje já é 05/02 e minha menstruação ainda não veio, estou muito desesperada , me sinto um pouco inchada e com tonturas. Mais ouvi o ginecologista dizer que emendar causaria isso . Falta uns dois dias apenas para eu começar uma nova cartela e menstruação não veio e não sei o que faço. Continuo mesmo se ela não vir ?
    Ter tomado anticoncepcional sem pausa pode ter causado esse atraso menstrual?
    Lembrando que eu e meu namorado sempre usamos preservativo e eu sempre tomo meu anticoncepcional todos os dias certinho .
    Tô muito assustada, me ajudem por favor!

    • Lisana Pontes says:

      Nessas condições é improvável que ocorra uma gestação.

    • Ana Caroline says:

      To na mesma que você, só que eu não emendei anticoncecional, e semana passada a minha menstruação não desceu. Uso preservativo com meu namorado e tomo o remédio certinho. Fui no ginecologista e ele me pergunto se corri algum risco, eu disse que não. Mas olha, ausência de menstruação não significa gravidez, quem toma anticoncepcional faz com que o endométrio fique fino e acaba nem tendo menstruação. Quando fiz a troca não desceu, fiz ultrassom e transvaginal, o danado do meu endométrio estava lá quietinho! Se acalme, se quiser falar comigo puxa no whats: 17981560008

  28. Gil Andrade says:

    Por falha do anticincepcional tomei a pilula do dia seguinte na terça, na segunda minha menstruação veio, e iniciei novamente o anticoncepcional, depois de mais de 15 dias tive relação sem preservativo. Tomo tantin sao 4 dias de pausa, estou no 3 dia e ainda nao desceu. Quero saber se é comum..?

    • Lisana Pontes says:

      Se você tomou corretamente não há risco de gravidez. A diminuição ou ausência de fluxo é um efeito colateral comum do uso de anticoncepcional. Independente da menstruação tome seu anticoncepcional no dia correto.

  29. Fernanda says:

    Tomo microdiol a 5 meses, minha ultima relaçao desprotegida foi no segundo dia após terminar a pausa. Terminei a cartela dia 29/01 e ate hj nao desceu. Posso estar gravida? Tomo remedio no horario e nao esqueci nenhum dia. Obg

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

  30. Ana Caroline says:

    Olá. Tomo anticoncecional há meses, há 3 meses troquei o Tess, pelo Allestra 20, estou na 3 cartela do Allestra 20 e no 4 dia de pausa, e não veio a menstruação, tomo corretamente e uso camisinha há 2 meses, no primeiro mês da troca não desceu, no segundo mês desceu, esse mês não tá dando as caras. Tenho todos os sintomas da TPM, espinha, dor de cabeça, e etc… Oque devo fazer? Posso voltar a continuar? Pois me cuidei ao máximo, e tá esquisito não vir.

    • Lisana Pontes says:

      Ausência ou diminuição do fluxo menstrual é um efeito colateral da medicação. Independente da menstruação, siga com o uso do anticoncepcional, corretamente.

Deixe um comentário