Acabou a cartela e a menstruação não veio. E agora?

Se a mulher está tomando o contraceptivo oral de 21 comprimidos, ao final da cartela deve-se fazer uma pausa de 7 dias e voltar com a nova cartela no oitavo. Neste meio tempo de pausa deve haver um sangramento. O fluxo menstrual de pausa considerado normal deve durar de três a 11 dias, sendo mais ou menos intenso. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, sem cólica (mais comum em quem usa contraceptivo) ou não. Este sangramento na pausa pode atrasar, mas no geral vem até no terceiro dia de acabar a cartela. Se não vier, o que fazer?

Atrasos de até cinco dias para vir o sangramento na pausa são comuns e pode vir no sexto e as vezes no sétimo dia mesmo. Por que isso acontece? Por diversos fatores. Estresse é um deles, assim como anemia por uma má alimentação, alguns medicamentos e tratamentos médicos paralelos ou apenas seu corpo que não é regular. Antes de entrar em pânico, espere um pouco, ao menos alguns dias na pausa.

Os atrasos na pausa também podem ser sinal de gravidez psicológica, quando seu corpo começa a achar por ideia fixa que você está grávida. A barriga pode inchar e até os seios por alguns meses, mais comum do que você pensa. Neste caso apenas exames médicos podem provar que não há de fato gravidez, pois a menstruação vai ficar suspensa. É preciso acompanhamento psicológico.

Se o sangramento não vier, o que eu faço?atraso na pausa do anticoncepcional

Se não há risco nenhum de gravidez, pode voltar a tomar o medicamento logo após a pausa. Mas se teve atividade sexual, deve fazer um teste de gravidez, pois o uso do anticoncepcional pode afetar a gestação. Faça um teste com atrasos superiores a sete dias.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.538 Comentários

  1. Lia Alvez says:

    Comecei a pilula, no meio do ciclo, minha menstruação começou dia 17 de março, e comecei o anticoncepcional no dia 30 de março, neste meio tempo tive relações sem proteção alguma, ai no dia 14 dei a pausa porque comecei tomar errado e pro meu ciclo ficar regulado, mas se passaram 5 dias da pausa e nada, e quando eu tomava pilula no começo do ano (fiquei 2 meses sem tomar) vinha no 3° dia da pausa, pode ser Gravidez?

    • Lisana Pontes says:

      Se vc teve relações desprotegidas, e não estava tomando anticoncepcional, existe a possibilidade da gravidez sim. Faça um teste.

    • Jessica says:

      Bom dia eu esqueci de tomar meu anti ciclo 21 e assim quw lembrei tomei junto com o outro e um.outeo dia só esqueci por horas mês passado mestruei muito pouco alias já venho a alguns meses que vem pra mim 1 dia no máximo sinto coloca dor de cabeça junto com.nauseas como sempre foi Sem pré tomo no horário quando não tomo.assim que lembro quase nunca passando de 24 horas veio 2 vezes no mesmo mês passado e esse mês senti tds os sintomas e não veio minha menstruação ja estou no 4 dia da cartela e ate agora nada ser a que estou grávida detalhe tomo ciclo 21 a mais de 10 anos

  2. Heloisa says:

    Boa tarde, esqueci 1 dia de comprimido. E no outro dia tomei normalmente e esse foi o ultimo da cartela. No dia seguinte tive relação sem prevenção. Era pra ter vindo a menstruação em 3 dias..e não veio. Ja são 6 dias de atraso . O q faço?

  3. Angélica says:

    Tomo pirula e sempre no intervalo a menstruação vem normal, porém nesse intervalo a menstruação não veio, somente um corrimento marrom com sangue escuro por 3/dias, estou preocupada, detalhe bem pouco como um borrão mesmo.
    Alguma explicação pra isso?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a nova cartela no dia correto.

  4. GabrielleS says:

    Bom dia , emendei uma cartela em dezembro , em janeiro só veio um pouco de menstruação (1dia na pausa) ai continuei tomando ate fevereiro, em fevereiro não veio nada fiquei sem tomar ate março, esperei vir a menstruação e nada veio.
    Em março eu troquei o anticoncepcional de 21(microvlar) , por uma cartela de 24 cápsulas (yaz) e acabou quinta feira hj acaba a pausa de 4 dias, já fiz o teste e não estou grávida.
    O que pode ser ? Pode ser algum entupimento ??,
    O eu faço? Volto a tomar o remedio , espero chegar? Obrigado

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a nova cartela no dia certo.

  5. Gabrielle says:

    Emendei uma cartela em dezembro em janeiro só veio um pouco de menstruação (1dia na pausa) continuei tomando ate fevereiro, em fevereiro não veio nada fiquei sem tomar , esperei, esperei e nada.
    Em março eu troquei o anticoncepcional de 21(microvlar) , por uma cartela de 24 cápsulas (yaz) e acabou quinta feira hj acaba a pausa de 4 dias, já fiz o teste e não estou grávida, o que eu faço? Volto a tomar, espero chegar? Obrigado

  6. Nayara says:

    Já estou 7 dias sem toma pirula minha menstruação n veio o q faço será q estou grávida

    • Lisana Pontes says:

      Se vc tomou o anticoncepcional certinho sem esquecer ou atrasar, não existe a possibilidade. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a próxima cartela no dia correto.

  7. Aline says:

    Boa tarde , iniciei pela primeira vez Araceli , nunca havia tomado algum tipo de anticoncepcional , esqueci de tomo o último comprimido da cartela e tive relação sexual com meu marido , minha menstruação ficou 4 dias dando sinal saindo um sangue rosado só no papel higiênico quando eu me secava apox a urina e vinha um pouquinho de sangue preto qua se nada , já faz 9 dias e nada veio oq eu faço ? Me ajude por favor estou com medo !

    • Lisana Pontes says:

      Vc deve iniciar a nova cartela no dia correto e ficar ciente de q atrasos ou esquecimento podem diminuir a eficácia do medicamento, aumentando as chances de uma gravidez indesejada.

  8. Sabrina says:

    Eu sempre tomo meus remédios direitinho , nesse mês acabou a cartela e eu esperei 7 dias e a minha menstruação não veio.
    O que devo fazer ?
    Já esta com 9 dias que eu espero.
    Eu devo continuar a tomar a próxima cartela ou devo esperar a minha menstruação vir ?????

    • Lisana Pontes says:

      O ideal é começar a cartela no dia correto, independente da menstruação. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais.

  9. Alfredo José says:

    Olá, bom dia!
    Minha namorada toma o AC Iumi há 1 ano e meio. Sempre tivemos relacoes sem camisinha, mas nunca cheguei a terminar dentro.
    Esse mes que passou a menstruacao nao veio, coincidentemente ela teve um pequeno (muito pequeno mesmo) sangramento em um dia pelo meio da cartela. E teve um dia que ela teve diarreia devido uma infeccao e nao repos o comprimido. Qual a probabilidade de gravidez?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais.
      ​Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Os anticoncepcionais também alteram o endométrio uterino e o muco cervical, potencializando a prevenção da gravidez.
      Se essa diarreia ocorreu, pelo menos, 4h após a ingestão da pílula, não há problema.

  10. luiza says:

    ola Boa noite, tenho uma duvida acabei de tomar minha pilula a ultima no caso e no outro dia tive relação e erra pra ter descido esta 4 dias atrasada devo me preocupar posso estar gravida? sempre tomo a pilula certinho

    • Lisana Pontes says:

      Se vc tomou toda cartela, sem esquecer ou atrasar, não há o q vc se preocupar. Independente da menstruação, comece a nova cartela no dia correto. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais.

  11. Fernanda says:

    Bom dia, tomo Molieri 30 ja faz um pouco mais de um ano, e agora estou na pausa de 7 dias, no final da cartela que vi que comecei a tomar no dia errado, era pra ter começado a tomar na quinta e comecei na quarta feira. tem algum problema? tomei todos os comprimidos normalmente. o remedio que compro numa farmacia aqui na minha cidade é o generico, tem algum problema?

  12. Cat says:

    Minha menstruação não desceu na pausa, comecei outra cartela, tem perigo?

  13. Renata says:

    Tomo diminut há 1 ano e meio, nunca esqueci um comprimido sequer e nas últimas duas pausas da cartela não tive sangramento por privação. O que pode ser? Lembrando que tomei todos os dias.

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a próxima cartela no dia correto.

  14. Juliana says:

    Já estou no sétimo dia de atraso menstrual, ontem fiz o beta HCG e o resultado foi negativo, mas nem sinal da minha amiga de todo o mês, preciso repetir o exame? Por favor o que devo fazer? Preciso de uma luz…

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, vc deve proceder com seu método anticoncepcional.

  15. Aline says:

    boa noite, passei um tempo tomando a vacina de 3 em 3 meses, nao consigo me lembrar o nome no momento, porém fiquei 7 meses sem tomar, no final de março comecei a menstruar de novo, porém eu tive no dia 29/03 e fiquei ate o dia 06/04 e depois disso deu uma pausa e voltou com mais intensidade no dia 11/04 e ate agora continuo, o medico me deu um remedio primera 30, e me passou um trasnvaginal, estou em duvida umas pessoas falam que poderia estar gravida, queria saber se ha possibilidade, e se eu continuo tomando o remedio

    • Lisana Pontes says:

      Se vc teve relações sexuais desprotegidas durante o período que não estava tomando a injeção, existe a possibilidade de uma gravidez. a menstruação pode descartar, mas faça um teste.

  16. Maria says:

    Olá!
    Tomo anticoncepcional Ciclo 21 há 9 anos. Tive relação final de fevereiro, no segundo dia que tinha começado a nova cartela e a menstruação havia acabado há dois dias. Usei preservativo em algumas partes da relação e, ainda por cima, fizemos coito interrompido. A menstruação de março desceu na pausa do anti. E agora em abril na pausa desceu bem pouco, suja muito pouco o absorvente. Vale ressaltar, que com 40 dias após a relação fiz dois testes de farmácia que deram negativos. Sinto alguns enjoos, tontura e dores nas costas. Será que posso estar grávida? Estou com muito medo, não quero agora. E não tiro isso da minha cabeça. Quem toma anticoncepcional é mais fácil ter o sangramento no mês pela privação de hormônios mesmo grávida? Obrigada!

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma todos dias, sem esquecer ou atrasar, é improvável que esteja grávida. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, continue tomando a pílula normalmente.

  17. Érica Fernandes says:

    Bom, eu tive minha primeira relação com meu namorado COM camisinha e não houve nenhum acidente. Comecei a tomar o anticoncepcional Selene, mas não no primeiro dia da menstruação e sim no dia que comprei. Ja estou no quinto dia da pausa e minha menstruação ainda não veio. É normal?

    • Lisana Pontes says:

      Sim, em teoria até pode começar o anticoncepcional em qualquer dia do mês, porém precisa ter certeza que não está grávida (a menstruação que desceu é uma “garantia” que não está grávida) e ficar ciente de que começar em qualquer dia do mês pode causar alguma irregularidade menstrual nos primeiros meses.

  18. Érica Fernandes says:

    Tive minha primeira relação com meu namorado COM camisinha e ela não furou nem nada. Aí comecei a tomar Selene, só que não foi no primeiro dia da minha menstruação e sim no dia que comprei. Já faz 5 dias que estou no intervalo e minha menstruação não veio. É normal?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Tomar qualquer dia da semana pode atrapalhar seu ciclo. Se vc tomou todos os comprimidos certinho, sem esquecer, não tem com o q se preocupar. Comece a nova cartela no dia correto.

  19. Iza says:

    Bom Dia. tomo anticoncepcional IUMI e no mês passado tive uma forte diarreia e não repus o comprimido do dia. Passado 6 dias desse episodio, tive um esquecimento de 4h. Sempre mantenho relações usando o preservativo, inclusive nesse meio tempo. Ocorre que passado 10 dias nos quase acabamos fazendo sem, não chegou a acontecer mas passou bem perto. Estou na pausa do anticoncepcional no 4° dia e esta ameaçando vir mas até agora nada, você acha que devo me preocupar caso não venha ?

    • Lisana Pontes says:

      Faça um teste de gravidez. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, volte a tomar no dia correto.

  20. Fernanda F. says:

    Bom dia, tomo a Diane 35 a cinco anos, esse mês esqueci de tomar 2 comprimidos em sequência no meio da cartela, estou no 5 dia da pausa e até agora não veio minha menstruação, sempre vem no 3 ou 4 dia, faço o teste do cotonete e nem sinal da menstruação, corro risco de estar grávida?????????

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Se vc teve relações desprotegidas pelo menos 2 dias antes dos esquecimentos e até 7 dias depois, existe a possibilidade da gravidez. Faça um teste.

  21. Keila Andrade says:

    Olá, tomo do diclin a alguns anos, e a dois anos tomo de forma continua, resolvi dar uma pausa e já faz 11 dias desde a ultima pílula. No entanto não houve sangramento,apenas uma pequena ameça 6 dias depois da pausa e parou. Isso é normal, posso continuar com uma nova cartela? Grata

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a próxima cartela no dia correto.

  22. ELISSANDRA says:

    tomo cerazette continuamente,mais na ultima cartela tive um esquecimento na primeira semana e dois na terceira semana,dai eu terminei a cartela e parei para menstruar e já faz dez dias que parei e a menstruação ainda não veio….corro o risco de estar grávida,já que tive relação sem preservativo

  23. Olá , eu estou tomando , mas já acabou a primeira cartela e não parei já foi pra segunda , e no meio da segunda desceu , e agora eu continuo tomando ?

  24. Juliana says:

    Olá, estou tomando iume a quase dois meses e minha menstruação não veio ate agora ja tomei a primeira cartela interrompi por 4 dias conforme minha ginecologista solicitou e voltei a tomar e nada de menstruação ate agora ja fiz dois teste e deram negativos durante a primeira cartela utilizei camisinha, sera que posso estar grávida o que pode ter ocorrido? ?

    • Lisana Pontes says:

      Se vc tomou certinho, sem esquecer ou atrasar, não corre o risco de estar grávida. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a nova cartela no dia correto.

  25. Bom dia.
    Tomo Molieri 20mg, ao fim da cartela tem a pausa de 4 dias, eu inicio uma nova cartela no quarto dia ou no quinto? uma vez que a bula me orienta a fazer pausa de 4 dias?
    Dentro destes quatro dias a minha menstruação não ocorrer como devo proceder?

    • Lisana Pontes says:

      Independente da menstruação, comece a cartela seguinte no 5º dia (terminou a cartela, no dia seguinte será o 1° dia). A ausência de fluxo é normal.

  26. Haglaup says:

    Bom dia. Estou tomando Tamisa 30 a mais ou menos 6 meses e desde que comecei a tomar o remedio, minha menstruação semprs veio no 3° dia após o término da cartela. Esse mes a cartela acabou na quinta feira 07/04 e ate agora nao tive sangramento nenhum. Esqueci alguns comprimidos porém nenhum deles passou do período de 12 hrs e minha ultima relação foi no carnaval pq meu namorado nao mora proximo. Posso estar gravida ou posso começar a proxima cartela sem preocupaçâo ? Vou ver meu namorado dia 20 tem algum risco se tivermos relacao sem camisinha?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, inicie a cartela no dia correto.

  27. Marcela says:

    Minha menstruação não veio este mes e dei continuidade a uma nova cartela. Estou sentindo muita dor de cabeça e alguns enjoos…fiz um teste semana passada e deu negativo. Será que posso estar grávida e o exame não acusou?

    • Lisana Pontes says:

      Atrasos ou esquecimento podem diminuir a eficácia do medicamento, aumentando as chances de uma gravidez indesejada. Se vc tomou a cartela direitinho, sem esquecer ou atrasar, não está grávida.
      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome a injeção no dia correto.

  28. Daniele says:

    boa tarde, tenho uma duvida minha menstruação veio antes da pilula acabar pq eu fiquei doente, mas continuei usando a pilula ate ela acabar e na pausa a menstruação não veio novamente. falei com minha medica e ela mandou eu contar sete dias e tomar a pilula, mas sempre tomei no quinto dia e agora não sei o que fazer?

  29. Leda says:

    Olá a minha pausa iniciou dia 01/04 no terceiro dia deu um sinal e não voltou , fiz o Beta no 7 dia deu negativo hoje no 8° dia tenho que iniciar o remédio. Eu fiquei 1 dia sem tomar o remédio.
    O que eu faço

    • Lisana Pontes says:

      Volta a tomar a cartela normalmente e nos próximos 15 dias use preservativo. Independente da sua menstruação, sempre comece a cartela seguinte no dia correto.

  30. Mari says:

    Bom dia gostaria de saber o seguinte ja tinha uns dois meses q eu nao tomava a pilula de anticoncepcional voltei a tomar dia 22 de marco e minha menstrucao tinha vindo dia 11 de marco so q acabetei tendo relacao no mesmo dia que comecei a cartela e ai fiquei preocupada ai 12 dias depois da relacao eu parei de tomar pra ver se a menstruacao descia hj ja faz 3 dias q nao tomo sera q posso ta gravida?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. O melhor dia para começar a primeira cartela é o primeiro dia da menstruação (dia que começa a descer), mas estando menstruada (qualquer dia estando menstruada), também está bom. Caso já tenha acabado a menstruação, em teoria até poderia começar o anticoncepcional em qualquer dia do mês, porém precisa ter certeza que não está grávida (a menstruação que desceu é uma “garantia” que não está grávida) e ficar ciente de que começar em qualquer dia do mês pode causar alguma irregularidade menstrual nos primeiros meses. É importante também. durante a primeira cartela, usar camisinha.

Deixe um comentário