Acabou a cartela e a menstruação não veio. E agora?

Se a mulher está tomando o contraceptivo oral de 21 comprimidos, ao final da cartela deve-se fazer uma pausa de 7 dias e voltar com a nova cartela no oitavo. Neste meio tempo de pausa deve haver um sangramento. O fluxo menstrual de pausa considerado normal deve durar de três a 11 dias, sendo mais ou menos intenso. Cada corpo responde de uma forma e por isso o fluxo pode ser mais ou menos intenso, sem cólica (mais comum em quem usa contraceptivo) ou não. Este sangramento na pausa pode atrasar, mas no geral vem até no terceiro dia de acabar a cartela. Se não vier, o que fazer?

Atrasos de até cinco dias para vir o sangramento na pausa são comuns e pode vir no sexto e as vezes no sétimo dia mesmo. Por que isso acontece? Por diversos fatores. Estresse é um deles, assim como anemia por uma má alimentação, alguns medicamentos e tratamentos médicos paralelos ou apenas seu corpo que não é regular. Antes de entrar em pânico, espere um pouco, ao menos alguns dias na pausa.

Os atrasos na pausa também podem ser sinal de gravidez psicológica, quando seu corpo começa a achar por ideia fixa que você está grávida. A barriga pode inchar e até os seios por alguns meses, mais comum do que você pensa. Neste caso apenas exames médicos podem provar que não há de fato gravidez, pois a menstruação vai ficar suspensa. É preciso acompanhamento psicológico.

Se o sangramento não vier, o que eu faço?atraso na pausa do anticoncepcional

Se não há risco nenhum de gravidez, pode voltar a tomar o medicamento logo após a pausa. Mas se teve atividade sexual, deve fazer um teste de gravidez, pois o uso do anticoncepcional pode afetar a gestação. Faça um teste com atrasos superiores a sete dias.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.538 Comentários

  1. Thais Cherica Lopes says:

    Ola boa tarde
    Eu tenho cisto nos ovários e minha menstruação é irregular
    Tomo o diane 35 ha dois meses mas a minha menstruação nai está vindo sim tive relação com o meu marido durante a pausa corro riscos de engravidar

  2. Michelle Gonçalves says:

    Eu tomava o anticoncepcional Diane 35, so que não era nos horários certos, e esqueci uma pilula da cartela anterios, as vezes passava 6 horas ou mais do horário de tomar, e tive relações no final de março e o cara ejaculou dentro, na mesma semana a menstruação veio, so que este mês mudei para o diclin e ja estou no quinto dia da pausa e ainda não desceu.. Posso estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma todos os dias, sem atrasar por mais de 12h, e esperou, pelo menos, até a 15ª pílula da nova medicação para ter relações sexuais desprotegidas, não existe risco de gravidez.

  3. larissa says:

    Olá, tomei anticoncecional por 3 anos tamisa30 21 pilulas parei de tomar dia 9 de abril dia 4 de abril veio minha última
    menstruação, dia 11 12 13 tive um sangramento, tive relação dia 14 dia 16 20 22 24 e dia 26, minha menstruação estava pra vir dia 28 de acordo com próximo ciclo que eu acompanhava com o remédio, não veio hoje ja e dia 3 e completa 5 dias de atraso, posso ter engravidado? Ou é descontrole hormonal ou porque parei de tomar o anticoncecional e desregulou? Tenho 20 anos

    • Lisana Pontes says:

      Existe a possibilidade da gravidez. Faça um teste. Caso não esteja grávida, vc pode ter amenorreia pós pílula. Independente do resultado, procure um médico.

      • larissa says:

        Ok muito obrigada, mais aguardo mais uns dias ou ja faco o exame de uma vez? De farmacia e confiavel? Porque se caso eu estiver estou de duas semanas ou uma no maximo nao e? Estou bastante preocupada

      • Lisana Pontes says:

        Para fazer o exame, espere pelo menos 14 dias após a data da relação desprotegida. Contando pelo primeiro dia da sua ultima menstruação (levando em conta q seu ciclo seja de 28 dias), seu período fértil foi entre o dia 20/04 até o dia 27/04. Espere até o próximo dia 10/05, pelo menos, para fazer o teste.

      • larissa says:

        Ok então muito obrigada de verdade! Bom dia!

      • Lisana Pontes says:

        Por nada! Bom dia!

      • fernanda says:

        pq ninquem respondi?

      • Lisana Pontes says:

        Desculpe, a qual pergunta?

  4. Helena says:

    Comecei a tomar o anticoncepcional ciclo 21, mas não foi no primeiro dia da mestruacao, já tinha uma semana que ela tinha acabado, e comecei a tomar o remédio, nesse primeiro mês do medicamento tive várias relações com coito interrompido, e relações com ejaculação dentro, e antes mesmo de comecar o remedio tinhamos feito só coito interrompido, minha mestruacao atrasou dois dias e hoje desceu mais só que está bem fraquinha,e antes de começar o remédio era muito intensa, a probalidade de gravidez?

    • Lisana Pontes says:

      Existe a probabilidade da gravidez sim. O recomendado é esperar até a 15ª pílula para começar a ter relações desprotegidas. Por outro lado, essa diminuição do fluxo é normal. Faça o teste.

  5. Heloiza says:

    Comecei a tomar o antioconceocional ciclo 21 dia 07/04 e nesse mesmo período desse mês tive relação sem camisinha várias vezes, e hoje na pausa do remédio está atrasado 5 dias tem alguma possibilidade de eu estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      A recomendação é esperar, pelo menos, até a 15ª pílula para ter relações desprotegidas e garantir a eficácia do contraceptivo.

  6. La says:

    Bom dia, eu tomo o anticoncepcional tantin (28 comprimidos) contínuo, a quase um ano e minha menstruação sempre vem quando eu tomo o segundo ou o terceiro comprimido branco e dessa vez já tomei o quarto comprimido branco e hoje início uma nova cartela e nada de menstruação, o que eu devo fazer?

    • Lisana Pontes says:

      Continuar tomando normalmente o anticoncepcional. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  7. Heloiza says:

    Comecei a tomar o antioconceocional ciclo 21 dia 07/04 e nesse mesmo período desse mês tive relação sem camisinha várias vezes, e hoje na pausa do remédio está atrasado 4 dias tem alguma possibilidade de eu estar grávida?

  8. Camis Cunha says:

    Ola! Tomava o anticoncepcional adolles durante 3 anos e mudei para o yasmim. Tomo todos os dias no mesmo horário.Estou no 4 dia da pausa, e a menstruação não desceu. Tive relações sexuais e no inicio da relaçao nao usamos camosinha, mas na hora da ejaculações estavamos de camisinha, assim nao havendo ejaculação dentro. A risco de eu estar grávida? Estou muito preocupada.

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  9. Naiara says:

    Eu tomo remedio so que minha cartela acabou continuei tendo relação esses dias que a cartela acabou São 11 dias e minha mestruacao ainda não derceu posso ta grávida?

    • Lisana Pontes says:

      Acredito q não. Para tirar a dúvida, faça o teste.

      • Visitante says:

        Boa tarde tomo ciclo 21 a 2 anos so q no mes 6 tomei todo errado esquecir tres dias seguidos entre outras q esquecir e minha memtruacao n veio esperei os 7 dias da pauda e fiz o test d farmacia deu negatovo veio um pimgo bem clarinho cor d terra e voltpu imediatamente tive colicas mas n desceu a menstruacao to cheia d eapumhaa boca amarga sonolência. Posso ta gravida

      • Lisana Pontes says:

        Sim. Faça im betaHCG

  10. Michele says:

    Boa noite.
    Terminei minha cartela e até agora a minha menstruação não veio(ja fazem 7 dias) ,iniciei uma nova cartela e mesmo assim não menstruei,isso é normal ?

    • Lisana Pontes says:

      Sim. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a nova cartela no dia correto.

  11. Rosana says:

    Tomo yas com intervalo de 4 dias, não veio a mestruacao é já vai fazer 1 semana que comecei a nova cartela. Será gravidez?

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma certinho, sem esquecer, não precisa se preocupar com gravidez. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome normalmente as pílulas.

  12. Layanne says:

    Estou tomando anticoncepcional tamisa 20… primeira cartela.. Estou na pausa estou no 4 dia e nada de menstruação. Tive relação sexual mas tomei a pílula do dia seguinte. Devo me preocupar?

    • Lisana Pontes says:

      Não. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  13. Ingrid monique says:

    Eu tomo anticoncepcional de 35 comprimidos e até agora a minha menstruação não veio pq eum já tomava a injetável e trocou por comprimidos no dia 15 de abril…E até agora não veio o que eu faço? ????

    • Lisana Pontes says:

      Faça um teste de gravidez. Mas, desde já, saiba que a diminuição ou até mesmo ausência de fluxo menstrual pode ocorrer para quem tomo anticoncepcionais.

  14. Maria says:

    Boa tarde!
    Tive relação com meu namorado dia 21 de abril entre as 22:00 ou 22:30 mas não usamos preservativo pois antes de sair com ele tomei meu anticoncepcional era umas 20:30 só que tomei dois comprimidos um do dia anterior que tinha me esquecido e o outro do dia normal, mas mesmo assim dia 22 de manhã axatamente as 11:00 horas tomei a pílula do dia seguinte a de dose única chamada Hora h uno não tive nenhuma reação da pilula estou normal, meu anticoncepcional já acabou faz 5 dias, será que minha menstruação vai descer? Será que fiquei grávida?

    • Lisana Pontes says:

      Devido a pílula do dia seguinte, vc não está grávida e sua menstruação pode ou não ocorrer. Independente da menstruação, tome as pílulas normalmente.

  15. Ane says:

    Eu comecei a tomar meu primeiro anticoncepcional em Março com o Yaz, porém não me adaptei bem e após a pausa de 4 dias dele, iniciei com o Selene. Antes disso eu tinha conferido na bula do Yaz como trocar de remédio, e havia falado para começar após a pausa de 4. Nesse mês de abril tive duas relações com proteção, e sempre tomo certinho no mesmo horário. Porém hoje faz 5 dias depois de terminar a cartela e não tenho nenhum sintoma de menstruação, o normal é eu sempre ter fortes cólicas e outros sintomas. Estou muito preocupada pois acho que não virá até o fim da pausa. O que pode ser a causa dessa ausência de menstruação? posso estar grávida?

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  16. ketyss says:

    Estou no intervalo pra menstruação descer e nesse intervalo estou com cólicas mais estou no 5 dia e ainda não desceu.

  17. ketyss says:

    Bom dia.
    Fiz a pausa pra descer minha menstruação só que já estou no 5 dia e ela ainda não desceu, e esqueci de tomar o remédio um dia, só que tive cólicas. O que eu faço? Espero minha menstruação descer ou começo a tomar o remédio normalmente?

  18. Ana says:

    Oi, bom dia.. Tive relações sexuais com meu namorado sem camisinha, tomo siblima, mas não aconteceu nada.. Quando foi semana passada, tivemos relações sexuais, com camisinha, e naquela noite eu tinha tomado dois anticoncepcionais, acabou a cartela, dei pausa de 4 dias, e saiu só uma borrinha e parou.. Oq pode ser?

  19. nelci says:

    Tomo ciclo 21 uns 8 anos …. sempre certinho , pois tomei a cartela inteira ,mais no primeiro dia da pausa tive relação sexual e não desceu a menstruação fazem 25 dias . Será gravidez ????

    • Lisana Pontes says:

      Se vc toma certinho, sem esquecer, não há possibilidade de gravidez. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome as pílulas normalmente.

  20. Mirian says:

    Boa noite!
    Tomo anticoncepcional Diclin todos os dias entre 22:30 e 23:00 da noite só que me esqueci de tomar na quarta-feira quando foi quinta-feira tomei os dois comprimidos era umas 21:00 da noite e fui pra casa do meu namorado, dai quando foi umas 22:00 ou 22:30 tivemos relação sem camisinha e ele ejaculou dentro, mas mesmo assim corri e comprei a pilula do dia seguinte na sexta-feira e tomei as 11:00 da manhã a de dose única chamada hora h uno, depois disso tomei mais três dias o meu anticoncepcional e parei, agora estou a espera da minha menstruação vim. Será que posso ter engravidado? Estou preocupada…por favor me responda! Obrigada!

  21. Boa tarde.
    Começei a usar o anticoncepcional pela primeira vez no dia 04/04, é o Ferane 35. Porém uso camisinha na maioria das vezes e a ejaculação não ocorre. Hoje já é o 4° dia, o último foi no domingo dia 24/04 que estou na pausa e nem sinal de menstruação. Visto que , no 14° dia que eu passei a usar, esqueci de tomar.. Mas tomei dentro do prazo de 12 horas. E no 16° dia tivemos relação sexual desprotegida e houve ejaculação, porém não houve mais o esquecimento da pílula desde então. Mas estou desesperada! Será que corro o risco de estar grávida? Me ajude ! No aguardo . . .

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, tome o anticoncepcional no dia correto.

  22. Francy says:

    Estou na segunda cartela do Femina, no 12º comprimido veio o escape que durou 6 dias. quando essa segunda cartela acabar a menstruação vai vir mesmo tido o escape? Se não vir posso ter relação desprotegida nesse intervalo?

    • Lisana Pontes says:

      Não tem como garantir se haverá sangramento no intervalo. Se vc estiver tomando certinho e começar a nova cartela no dia correto, também estará protegida durante a pausa.

  23. Andréia says:

    Oi eu tomo a pilula tamisa tem so um comprimido,gostaria de Saber se eu nao toma a menstruação Vai vim do mesmo jeito?

  24. Jessica Lima says:

    Bom dia, tomo anticoncepcional Helanne já tem uns 2 anos .. a cartela acabou, passaram – se os 7 dias e a mestruacão não veio, eu posso iniciar outra cartela ou espero até a mestruacão vir ???

    • Lisana Pontes says:

      Sim, independente da menstruação, inicie a nova cartela no dia correto. Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais.

  25. Maria Eduarda says:

    Tomo Iumi a uns quatro meses.No último mês (março) minha mestruacao veio no dia 25/03 no terceiro dia de pausa , só que eu so voltei a tomar o remédio no dia 29/03 , neste período tive duas relações desprotegida (31.03 e 13.04)
    Corro o risco de gravidez ?

  26. mylene liz says:

    Boa Tarde
    tomava o diane 35 e agora vou mudar para o yaz, como devo fazer ? esperar o primeiro dia da menstruação ?

  27. Monica Aurelio says:

    Tomei o anticoncepcional Primera 30 sem fazer pausa durante 2 cartelas (ou seja 2 cartelas de 21 comprimidos seguidos) ao final da segunda cartela fiz a pausa, mas estou com 4 dias de atraso. Isso pode ser normal? É a primeira vez que utilizo anticoncepcional e tive relaçoes no periodo em que estava tomando, mas nunca esqueci de tomar nenhum comprimido.

    • Lisana Pontes says:

      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, comece a nova cartela no dia correto

  28. Kely says:

    Tomei por 3 meses o cezarette continuo, dei uma pausa e já fazem 18 dias depois do último comprimido e minha menstruação ainda não desceu. É normal?

  29. Vitor andre says:

    Minha namorada tomou o anticoncepcional da yas, porem ela trocou por um outro de 24 comprimidos tambem, com orientacao médica. Ela tomou por 3 meses e no último ela esqueceu de tomar a primeira pilula e a última da cartela, tivemos uma relacao sexual na pausa, em uma banheira, mas com camisinha. Nao ocorreu nada de errado, porem a menstruacao dela mao veio e ela voltou a tomar o remedio. Há alguma chance de gravidez? Por favor, nos ajude

    • Lisana Pontes says:

      Atrasos ou esquecimento podem diminuir a eficácia do medicamento, aumentando as chances de uma gravidez indesejada. MAs no caso de vcs acho difícil ocorrer uma gravidez.
      Diminuição no fluxo e até mesmo ausência de sangramento são efeitos colaterais comuns entre as mulheres que tomam anticoncepcionais. Independente da menstruação, deve começar a nova cartela no dia correto.

  30. Su says:

    Boa tarde,

    Tomo anticoncepcional Selene faz três meses, no mês de março esquece de tomar uns três, sendo que não foram seguidos, quando terminei de tomar dei a pausa e minha menstruação veio estranha e durou somente dois dias, voltei a tomar o anticoncepcional normal em abril sendo que houve esquecimento também como estou sentindo coisas estranhas tipo, dores nas costas, dor de cabeças, tonturas e enjoos decidir parar de tomar antes de fim da cartela, hoje faz sete dias que parei de tomar e até agora nem sinal da menstruação, estou preocupada pois durante estes períodos tive relação sexual sem proteção, tem possibilidade de está grávida? Com quantos dias devo fazer o teste? (fiz um teste de farmácia semana passada e o mesmo deu negativo) Não sei o que fazer, desde já agradeço

    • Lisana Pontes says:

      Atrasos ou esquecimento podem diminuir a eficácia do medicamento, aumentando as chances de uma gravidez indesejada.
      Faça o teste com 5 dias de atraso menstrual.

Deixe um comentário