Aconteceu um sangramento no meio da cartela. É normal?

Em teoria, quando a mulher está tomando anticoncepcional deveria suspender totalmente o sangramento, só acontecendo na pausa ou não acontecendo quando se emenda cartelas. Mas em alguns casos, o sangramento surge no meio da cartela, sem qualquer motivo aparente, e assusta, sabemos que assusta. Este sangue que sai as vezes apenas sujando a calcinha ou no meio do corrimento é chamado de escape, o spotting, ou sangramento intermenstrual, e tem diversas causas.

Por que a mulher sangra no meio da cartela?

Sangrar no meio da cartela pode acontecer por diversos motivos. O mais comum é alteração no nível hormonal, causado por estresse, esforço físico em excesso ou quando o organismo está desregulado mesmo. Neste caso, será um sangramento pequeno, que pode ser o suficiente apenas para sujar a calcinha ou ainda para te deixar cólicas leves, com uma sensibilidade na mama acompanhada de dor.

Outro motivo comum, uma lesão vaginal pode causar um sangramento. Uma penetração sem lubrificação pode causar arranhões e feridas no canal vaginal, causando um sangramento. Neste caso ele vai ser menos intenso, mais leve e deve sarar logo. Não há cólicas ou dor e o sangue é ralo, como um corte comum na pele.

Interromper a cartela ao meio também causa o conhecido escape. Em eventuais esquecimentos, de um ou dois dias, algumas mulheres também sangram até mesmo com atrasos de algumas horas. 

Outra causa comum é o hipotireoidismo, ou seja, disfunção hormonal. Neste caso, um médico deve ser consultado (ginecologista ou endócrino) para avaliar a condição física e depois tomar algum medicamento com receita médica para a regulação. Em alguns casos, o anticoncepcional pode ser indicado para regulagem hormonal e funciona muito bem.

Os motivos sérios de um escape ou spotting

O sangramento no meio das cartelas pode acontecer por motivos sérios também, por isso não deve ser ignorado e, se persistir, um médico deve ser consultado já na segunda vez. Uma das causas comuns é o aborto espontâneo. Neste caso, haverá um sangramento tão intenso como a menstruação e muita dor. 

Outro motivo sério que merece uma investigação seria o câncer ou pré-câncer de colo de útero. Neste caso, é importante verificar se o sangramento é comum ou não tem causa nos motivos acima citados para não se assustar. Sangramento mesmo tomando anticoncepcional é comum em casos de câncer, mas nem sempre existe um câncer.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

826 Comentários

  1. E.M says:

    Olá, eu tive início de hemorragia com 14 anos em 2012, e venho tomando anticoncepcional para regular Até hoje.
    Há um mês estou tomando o Level e ainda falta 10 comprimidos para terminar a cartela, não pulei nenhum dia é sempre tomando entre 21hrs e 23hrs , e há uma semana venho tendo fortes cólicas (que chagam a travar minha coluna) e menstruando preto chegando até sair uns pedaços que nem sei bem o que é isso. Estou muito preocupada pois não tenho relações .
    Vocês teriam alguma ideia do que poderia ser o causador disso ?

  2. Elaine says:

    Uso Diu de cobre e vou viajar e não quero menstruar comecei tomar ciclo 21 mas todo dia vem um escape vermelho Claro já estou quase terminando a cartela e não para devo interromper com a cartela, mas vou viajar daqui uma semana. O que faço.

  3. Jessica says:

    Boa noite. Menstruei estando na metade da cartela e no meio do ato sexual, saiu bastante sangue..Gostaria de saber se é normal, pq tenho medo do remédio não estar fazendo efeito.. Tomo o alestra 20

Deixe um comentário