Anticoncepcional Depo Provera – Benefícios, efeitos e mais

Usando comumente no Brasil com recomendação médica, o Anticoncepcional Depo Provera é um contraceptivo do tipo injetável que usa uma solução líquida de acetato de medroxiprogesterona no organismo da mulher a fim de evitar a gravidez. É um dos anticoncepcionais injetáveis mais populares no Brasil, que serve para prevenir a gravidez e regular o ciclo menstrual.

Benefícios do Anticoncepcional Depo Provera

  • Prevenção da gravidez quando tomado de forma correta;
  • Regularização do ciclo menstrual para pessoas que não tem uma data correta de menstruar;
  • Diminuição dos efeitos da TPM;
  • Tratamento de distúrbios hormonais;
  • Redução da oleosidade da pele e cabelos;
  • Tratamento do hirsutismo leve (excesso de pêlos);
  • Tratamento de doenças causadas pela produção excessiva de andrógenos;
  • Diminuição da incidência de cistos ovarianos funcionais;
  • Diminuição da incidência de gravidez ectópica.
  • Diminuição da perda de sangue e da incidência de anemia ferropriva;
  • Diminuição da incidência de dismenorreia.Anticoncepcional Depo Provera

Efeitos colaterais do Anticoncepcional Depo Provera

  • Cefaleias (dores de cabeça);
  • Distúrbios gástricos;
  • Náuseas;
  • Tensão mamária;
  • Variações de peso (ganho ou perda);
  • Alterações da libido e do humor;
  • Sangramento irregular (amenorreia ou sangramento);
  • Sangramento de escape;
  • Diminuição da tolerância a lentes de contato (casos isolados);
  • Diminuição da libido ou anorgasmia;
  • Cãimbras nos membros inferiores;
  • Alopecia ou ausência de crescimento capilar;
  • Sangramento retal;
  • Alterações no tamanho da mama;
  • Nódulos mamários ou sangramento do mamilo;
  • Falha no retorno da fertilidade;
  • Taquicardia.

Como tomar o Anticoncepcional Depo Provera

Anticoncepcional Depo Provera é um anticoncepcional injetável de ação prolongada, que deve ser administrado a intervalos de 3 meses. Logo, você deve tomar todo o vidro em uma dose única e depois volta a tomar da mesma forma. 

Não há pausas quando se toma Anticoncepcional Depo Provera, por isso pode haver escapes, sangramentos, mas não são muito comuns, mas também são não anormais de acontecer.

Contra-indicações do Anticoncepcional Depo Provera

  • Em pacientes com hipersensibilidade ao acetato de medroxiprogesterona ou a qualquer outro componente da fórmula
  • Gravidez ou suspeita de gravidez;
  • Em pacientes com histórico de aborto retido;
  • Período de lactação;
  • Alterações graves da função hepática;
  • Antecedentes de icterícia idiopática gravídica e prurido gestacional grave;
  • Processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos (p. ex., acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio); Anemia falciforme;

Bula do Anticoncepcional Depo Provera

Para acessar a bula do Anticoncepcional Depo Provera, baixe o arquivo em pdf:

Bula Depo Provera

Composição do Anticoncepcional Depo Provera

Cada vidro do Anticoncepcional Depo Provera contém 5 ml, com 1 ml de acetato de medroxiprogesterona (150mg/ml).

Preços – Quanto custa o Anticoncepcional Depo Provera

Cada vidro com uma seringa inclusa de Anticoncepcional Depo Provera  custa cerca de R$ 30 e pode ser encontrada com facilidade em farmácias e drogarias de todo o país.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.415 Comentários

  1. Anônima TLV says:

    Olá tomo de pro ver a fez 1 mês e tive relação será q posso estar grávida e se estiver qual risco corro por causa da injeção ?

  2. Joselia says:

    Tomei a Dê provera 30/05 e teria q tomar novamente 30/08,porém resolvi n tomar mais devido efeitos colaterais, fazem quase 30 dias q parei e a minha menstruação n vem, estou quase louca, isso é normal ficar esse tempo sem menstruar?

  3. Fabiana Patrícia Nicolau says:

    Oi boa noite tomei a primeira dose no dia 19 8 mais de uma semana pra cá minha mistruaçao está vindo eu queria saber quanto tempo fica vindo

  4. Fabiana says:

    Oi boa noite tomei a primeira dose no dia 19 /8 mais de uma semana pra cá minha mistruaçao está vindo eu queria saber quanto tempo fica vindo

  5. Rose says:

    Olá minha bb tem 2 meses e eu estava tomando cerazette mas minha go mudou para deprovera faz 4 dias que tomei e estou enjoada e com cólica fraca é normal?

  6. Andressa de Morais Cintra Ferreira says:

    tomei depo provera por 7 anos tomei a última dose dia 05/09/2016 depois dessa data resolvi engravida e não tomei mais,só que já faz 9 meses e até hoje não desceu pra mim.o que pode tá acontecendo comigo?

  7. Edileia Teixeira claro says:

    Oi tomo a ingecao depo provera faz sete ano e desce pra mim antes hoje e me dá cólicas muito fortes é normal

  8. Larissa says:

    Oi eu tomei a segunda dose de depo provera e a minha metruacao ate hj nao veio oque faço sera que estou gravida?

    • Roberta says:

      É normal em algumas mulheres a menstruação não aparecer! Tomei durante 3 anos e não vinha também, tem que só tomar cuidado quando resolver parar de tomar pois engravidei depois de 4 meses.

  9. Marina Lima says:

    Apliquei Depo-provera dia 20/08, comecei ter um sangramento dia 07/09 e não para. O que fazer? Só consegui retorno com meu médico pro mês que vem.

  10. Lecticia says:

    Parei de tomar a injeccao faz um mês, todas as manhas ocorre um sangramento e depois passa,tem dias que nao passa,mas é um sangramento que so suja a calcinha.
    Sera que corro risco de engravidar?
    E quando vou voltar a menstruar de forma regular?

  11. Jessica says:

    Boa tarde , tomei 1° dose da injeçao depo provera de 3 em 3 messes dia 20/05/2017 , a moça da farmacia disse que eu teria que tomar a outra dose dia 20/08/2017 , mais se eu contar dessa maneira vai dar mais que 90 dias , e se eu começar a contar desde o primeiro dia que tomei o certo seria eu ter tomado dia 17/08 e nao dia 20/08 , espero que voces entendao oque quero dizer , estou tomando certo ? Pois nao posso tomar do jeito que ela disse porque passa de 90 dias , e a injeçao so é valida ate 90 dias .. me ajudem

    • Roberta says:

      Pode ser tomado até cinco dias depois da data prevista mais do que isso não pode! Eu também sou igual você, conto 90 dias a partir do dia que tomei a injeção. Teve caso de cair em um sábado ou domingo e como tomo no posto de saúde espero chegar na segunda e foi na que me informaram que pode ser tomado até 95 dias mais do que isso não.

  12. Girlene says:

    Oi tdu bem tomo a injeção depo proverá de 3 meses ja tomei 3 vezes kDa a tres meses começei dia 10/02/17 a ultima que tomei agora foi dia 10/08/17 e meu esposo penetrou dentro de mim tem possibilidade deu engravida

  13. Rosana says:

    Parei de tomar a injeccao faz um mes, mas te agora nao menstruo, mancha todos os dias a minha calcinha com sangue,mas nao tenho colicas. Sera que corro o risco de engravidar?

  14. Sara says:

    Tomei essa injeção faz dois meses corro o risco de engravidar ?nao me previni

  15. Thamyres says:

    Não amamento mais posso continuar tomando ? Corro algum risco ?

  16. JaqueBi says:

    Tomei depoprovera por 4 anos, estou com amnorreia há 9 meses, o medico me passou premolut Nor por 10 dias mas nao desceu, dai comecei a tomar anticoncepcional e com 7 dias tive relação sem proteção mas ele nao ejaculou dentro. Posso engravidar? Devo continuar com o anticoncepcional ou tomar uma pds?

    • Roberta says:

      Olha toma cuidado pois engravidei desse jeito, antes de tomar qualquer anticoncepcional espere sua menstruação descer. Eu tomei PdS duas vezes uma em mês diferente e minha bebê tem 2 meses.

  17. Jhennifer says:

    Ola, tomo deprovera a cerca de 2 anos, e sinto dor de cólica muito forte! e as vezes menstruo por dias?? Não esta funcionando ou é normal? Até o momento não engravidei, mesmo menstruando?

  18. Karine says:

    Existe caso de pessoas que engravidaram tomando esta injeção e o bebê nasceu com mal formação? Estou grávida e me preocupada!

  19. Laila says:

    Oie tomei uma dose só do depo proverá e não tomo mais após os três meses do efetio dele minha menstruação veio no mês seguinte só que durou mas tempo é normal? E posso engravidar?

  20. Gabriela says:

    Olá, tomei a injeção dia 13 de agosto, Minha menstruação desce dia 19, só que não veio já tem 7 dias arrasada é normal? Fiz teste de gravidez deu negativo, primeira vez que uso Depo-provera.

    • Suzana says:

      Usei ela durante 2 anos seguintes, minha .menstruação nao descia mais , entao pode ser q com vc aconteça o mesmo de parar de vim!!
      Eu gostava pelo menos de nao ter nao tinha nenhum efeito colateral!

    • Monica says:

      A primeira vez que toma e entre o 1 e o 3 dia do ciclo, depois a tendência e não menstruar mais nos ciclos seguintes até que você pare com a medicação

  21. Katia says:

    Eu tomo a 5 anos não vejo a hora de me livrar vivo sangrando sempre vem 15 dias antes de tomar a injeção dessa vez já faz 30 dias q tá vindo sem parar sem falar as cólicas fiz exame de mama e até lá tem hormônio por conta dessa injeção e dói muito quero corta esse veneno todos esses colaterais são verdadeiros eu só uso pq diminuiu minhas hemorragias e vem menos sangue mais continua vindo sempre

  22. Patricia says:

    Já tomei a terceira dose de depoprovera e há um mês estou com menstruação de escape, isso é normal, sendo q tomei a terceira dose há 10 dias e mesmo assim continua.

  23. Anônimo says:

    Tomei a injeção com 5 dias de atrasos, corro risco de estar grávida?

  24. Agatha says:

    Tenho uma dúvida. Estou a três meses tomando o deprovera .porem meus peitos estão inchados e saindo leite já fais um ano que não amamento .isso é comum??

  25. Alanis says:

    Ola tomei a depo provera em julho agr em agosto esta descendo muito a semanas oq faco, é normal?

  26. Fernanda says:

    Oi pode me tirar uma duvida tomei depro vera por 3 anos agora troquei por mesagina mas ja faz 3 meses que esta descendo uma borra marrom.nao tem sangue mas reparei que ven todo dia 13 durante esses 3 meses pode considerar mestruacao?

  27. Débora says:

    Oi, faço uso da carbamazepina diário. Informei isso ao meu ginecologista e ele disse a carbamazepina corta o efeito dos anticoncepcionais orais, e que por isso, ele me receitaria um injetável, o depo provera 150mg. Mas li em alguns sites que a carbamazepina corta o efeito da depo provera também. Você sabe me informar sobre isso? Na bula da carbamazepina informa que ela corta o efeito dos anticoncepcionais feitos de estrogênio. Mas procurei e descobri que a depo provera tem composção de progesterona. Enfim, corta o efeito ou não? Tive várias relações sem camisinhas ao longo do mês. Fiz o teste e deu negativo. Mas agora não sei se continuo sem proteção. E além disso, tem mais de uma semana que estou sangrando. me ajuda?

  28. Yara says:

    Oi boa noite, tenho dois meses que tomei o depo povera injetável no 1mes a menstruaçao não veio e no segundo mes veio ficou uma borra escura por mais ou menos 2semanas e sumiu. E agora voltou a menstruação ficou 3 dias vindo tipo uma borra de café marrom escuro e agora esta bem vermelho vivo, isso vai completar 7 dias sera que é normal ou tenho que trocar de anticocepcional?

  29. ana says:

    Olá,tomei o depo-provera dia 21-04 sendo a proxima dose no dia 21-07, mas acabei tomando no dia 10-08.
    O risco de engravidar é apenas nestes 20 dias qe fiquei sem tomar ou ainda corro o risco depois de ter tomado(dia 10-08)???

  30. Alizandra says:

    Ola eu tomo a injecao depo provera dois anos. Eu esqueci de toma no dia certo . faz 12 dias que esqueci de tomar. Eu tenho que tomar assim que lembrei ou nao posso tomar mais?
    Ou Corro risco de tar gravida?

Deixe um comentário