Anticoncepcional Primera 20 – Benefícios, efeitos e mais

O Anticoncepcional Primera 20 é um contraceptivo oral de baixa dosagem que combina os hormônios sintéticos desogestrel (progestogênio) e etinilestradiol (estrogênio). Por ser uma pílula moderna, o Primera 20 é muito utilizado por mulheres que desejam prevenir a gravidez com eficácia, e por possuir poucos efeitos colaterais este anticoncepcional vem ganhando espaço no mercado. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Primera 20.

Benefícios do anticoncepcional Primera 20

  • Prevenção da gravidez;
  • Regularização do fluxo menstrual;
  • Diminuição dos efeitos da TPM (cólicas, enjoos, dores de cabeça e nas mamas, etc);

Efeitos colaterais do anticoncepcional Primera 20

  • Sangramento desregulado;Anticoncepcional Primera 20 - Benefícios, efeitos e mais
  • Amenorreia (ausência de sangramento);
  • Agravamento de endometriose;
  • Infecções vaginais, como a candidíase;
  • Sensibilidade, dor, aumento e secreção nas mamas;
  • Náusea, vômito;
  • Tromboses, aumento da pressão arterial;
  • Desconforto da córnea quando em uso de lentes de contato;
  • Cefaleia, enxaqueca, alterações do humor;
  • Retenção de líquidos, redução da tolerância à glicose, alteração do peso corporal;
  • Irritação na pele, cloasma, eritema nodoso e erupção;

Como tomar o anticoncepcional Primera 20

O primeiro comprimido da primeira cartela deverá ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Isso também é aplicável quando houver troca de um outro anticoncepcional oral. Um comprimido é tomado diariamente no mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias, seguindo-se de uma pausa de 7 dias, neste período deverá haver sangramento. Cada cartela seguinte será iniciada após o término dessa pausa de 7 dias.

Contra-indicações do anticoncepcional Primera 20

  • O produto é contra-indicado durante a gravidez ou quando houver suspeita de gravidez;
  • Distúrbios cardiovasculares ou cerebrovasculares, por exemplo, tromboflebites, processos tromboembólicos, ou antecedentes dessas condições;
  • Hipertensão grave;
  • Distúrbios hepáticos importantes ou antecedentes dessas condições, caso os resultados dos testes de função hepática não tenham retornado ao normal; icterícia colestática, antecedentes de icterícia na gravidez ou durante o uso de esteróides;
  • Síndrome de Rotor e de Dubi-Johnson;
  • Presença ou suspeita de tumores estrogênio-dependentes;
  • Hiperplasia endometrial;
  • Sangramento vaginal sem diagnóstico;
  • Porfiria;
  • Hiperlipoproteinemia, especialmente em presença de outros fatores de risco que predisponham a doenças cardiovasculares. Um histórico de prurido intenso ou herpes gestacional durante a gravidez, ou com uso prévio de esteróides.

Bula do anticoncepcional Primera 20

Para visualizar a bula do medicamento, baixe o arquivo em pdf:

Bula Primera 20

Composição do anticoncepcional Primera 20

Cada comprimido de Primera 20 contém 0,15mg (150mcg) de desogestrel e 0,02mg (20mcg) de etinilestradiol.

Preços – Quanto custa o anticoncepcional Primera 20

Cada caixa do anticoncepcional Primera 20 custa cerca de R$20,00 e pode ser encontrado com muita facilidade em farmácias e drogarias de todo o Brasil.

Dúvidas e relatos sobre o anticoncepcional Primera 20

Fique à vontade para utilizar o espaço de comentários para expor suas dúvidas e relatar experiências sobre o anticoncepcional Primera 20, responderemos assim que possível.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.305 Comentários

  1. Gustavo says:

    Minha Namorada iniciou o uso do Primeira e há poucos dias e está sentindo dor de cabeça e dores abdominais semelhantes a cólica, é normal no início? O ginecologista disse que iria diminuir as cólicas.

  2. Lanea says:

    Tomo primera 20mcg a dois meses e entrei pro terseiro mês faltei dois comprimido e terseiro mês atrasei o horário eu corro risco de engravidar

  3. Karine says:

    Tomo primeira 20 todos os dias as vezes nao no mesmo horário, tive relação sem camisinha com meu namorado mas nn teve ejaculaçao dentro, tenho chances de engravidar?

  4. Kerollin says:

    Olá eu comecei a tomar o primeira 20 faz 3 meses, dentre esses meses eu tive alguns erros como por exemplo não tomar na hora certa, estou no 6° dia e ainda não menstruei e estou sentindo um pouquinho de cólica, li na bula que ele pode atrasar a menstruação e tbm diminui a cólica, será que é isto que pode estar acontecendo?? Estou preocupada já 😥

  5. Lucila says:

    Meu bebe tem 2 meses posso tomar o primeira20?

  6. Mayra says:

    Tou na 4 cartela do primeiro 20 na 3 cartela esqueci 3 comprimido um na 1 semana outro na 2 e outro na 3 semanas eu posso ta correndo o risco de ta grávida???

  7. Danielly says:

    Boa noite, comecei a tomar o primeira 20!final de setembro porém tô sentindo muito enjoo e náuseas , e salivação alguém.mas senti ou já sentiu no início ???

  8. Sabryna caje says:

    Olá tomo primeira 20 ah 4 anos um certo tempo parei de tomar ele por relacho mesmo… assim que parei de tomar ele , comecei a ter muita cólica, descia bastante dores no peitos pernas, muitas espinha apareceu e engordei bastante! Fiquei uns 2 anos sem tomar ele é sentindo esse sintomas que surgiu quando parei de tomar ele ! Aí decidir volta a tomar ele exatamente ontem hoje e a segunda pílula que ingerir, e do nada fiquei com dor de barriga, diarreia E uma febre meia fraca! Será que primeira 20 tá me causando esse sintomas ? Ou por consciência e outra coisa … não sei oq fazer, pois se for ele que tiver me causando esse sintomas vou ficar muito triste porque ele sempre foi muito ótimo para mim

  9. Francisca Lidiane Carvalho Sousa says:

    Olá! Uso Primera 20 há mais ou menos 02 anos, porém comecei a sentir meios seios um pouco doloridos. Vi que na bula, esse é um dos sintomas. Isso é normal? Outra pergunta, ele engorda?

  10. Barbara says:

    Minha bebe tem um ano e eu ainda amamento, eu posso tomar a primera 20?

  11. Graciele says:

    olá, eu tomo primera 20 há 10 anos mais ou menos. só parei para ter meus filhos…ele é muito bom. Porém, meu primeiro filho não amamentei e o segundo amamentei durante 2 anos e nesse período tomei o norestin q é pra amamentação e durante quase 2 anos nao protegi com mais nada e nao engravidei, mas certo dia senti uma dor na relação e dias depois saiu uma borrinha escura ai fiz um endovaginal e nao deu nada mas nun período de 10 dias apos isso eu fiquei sem tomar o norestin e depois do ultra tomei novamente durante uns 9 dias ai desceu a menstruação, do nada e fiquei uns 3 dias menstruando e no 3° dia voltei a tomar o primera 20 e meu filho de 2 anos ainda mama a noite e eu ja to quase terminando a primeira cartela e fiz relação sem proteção…será que corro risco de engravidar depois dessa bagunça? e será q faz mal se o meu filho mamar só a noite até eu conseguir tirar o peito dele?

  12. gisele says:

    Tomo pilula primeira 20a 4anos se por algum acaso eu engravidar tomando a pilula e continuar tomando sem saber q estou gravida pode fazer pro bebe?

  13. elais says:

    Boa tarde , eu tenho 2 filhos nunca me cuidei e depois que tive o segundo fiquei muito com medo de engravidar de novo , ai meu medico me indicou o primeira 20 , tanto para regular meus hormônios e combateir cistos. Então já raiz 6 meses que eu tomo ele tenho relação sempre e tomo super certinho,apos de acabar a cartela espero 2 dias ai desce fico mais 5 dias menstruando e tomo a outra cartela , sempre certo , e ta sendo ótimo pois não tenho mais cólica , o fluxo diminuiu muito , enjoos não tenho mais . Me ajudou muito o Primera 20 . Não deixo mais nunca de tomar ele .

Deixe um comentário