Durante a pausa do anticoncepcional estou protegida?

Para alegria de algumas mulheres, a resposta é sim. Não há qualquer problema em ter relações sexuais durante a pausa, pois os riscos de gravidez não existem por diversos motivos que vamos explicar a seguir.

Quando você toma o anticoncepcional certinho, sempre no mesmo dia e horário (com atrasos de no máximo de 12 horas), o corpo te protege contra uma gravidez porque ele envia a mensagem a seu útero que você está grávida sem estar por meio dos hormônios da pilula. É por isso que alguns efeitos colaterais do anticoncepcional são tão semelhantes ao de uma gravidez. Como você não está ovulando, seu corpo não poderá engravidar e por isso ter relações sexuais na pausa é completamente seguro.

Outro motivo pelo qual você está segura na pausa contra a gravidez é que você está bem distante do seu dia fértil. Seu dia fértil é sempre o 14 dia depois do seu primeiro dia de sangramento. Mesmo que você tome o medicamento de forma desregular, você pode ovular, mas seu ciclo vai estar regulado e deve menstruar na data certa, e isso deixa seu ciclo com uma pequena agenda. Na pausa você está 14 dias depois do seu dia fértil ou 14 dias antes. Um esperma não vive tanto tempo no seu corpo (vive no máximo 72 horas) para chegar a fecundar um óvulo depois de 14 dias em seu corpo.

Os problemas de ter relação na pausa são apenas físicos da mulher. Ela pode sentir-se inchada, com algumas dores e sem lubrificação por conta do sangramento, o que pode deixar a penetração um pouco dolorida. Contudo, ela não deve ter qualquer problema com a gravidez. Ela pode se sentir incomodada com o sangramento constante, o que também não é um problema: ele cessa quando há penetração, na água e nos últimos dias fica mais fraco. Também não há qualquer risco para alterar o ciclo se houver relações durante a pausa entre as cartelas.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

926 Comentários

  1. Adivania says:

    Esqueci de tomar o ciclo 21 por 5 dias ai desceu a mestruacao no final da menstruação transei corro risco de estar grávida?preciso saber

  2. Adivania says:

    Esqueci de tomar o ciclo 21 por 5 dias ai desceu a mestruacao no final da menstruação transei corro risco de estar grávida?

  3. Viviane says:

    Boa noite ! Aqui tirar uma dúvida minha na pausa da cartela eu corro risco de engravidar eu tomo direitinho na hora certa só tenho essa dúvida obrigada

  4. Viviane says:

    Oi boa noite! Aqui mim tirar uma dúvida eu posso engravidar na pausa do remédio eu tomo dereitinho na hora certa mais eu tenho essa dúvida obrigada

  5. leticia says:

    Transa mestruada e mesmo tomando remedio certinho pode engravida… IGUAL TRANSEI COM MEU PARCEIRO MESTRUADA, MAS TOMO REMEDIO, CICLO 21, IGUAL PARA MIM MESTRUAR PARO 7 DIAS, E DENTRO DESSES ESSES DIAS EU TRANSEI COM MEU PARCEIRO MAS ELE TIRO FORA QUANDO FOI GOZAR….CORRO RISCO

  6. Denise says:

    Bom dia, Tem perigo de engravidar se ter relações no oitavo dia. Tomo anticoncepcional a noite todos os dias tive relação na manhã do oitavo dia.corro alguem disco?

  7. Luane says:

    tive relações desprotegida na minha primeira cartela do Ac (primera 30), precisamente no décimo primeiro dia, seria o dia em que eu iria ovular caso não tomasse AC. posso estar grávida ?

  8. Bruna says:

    Vai fazer 2 anos q tomo yasmin..tomo certinho..mas nesse mes na minha pausa de 7 dias eu tive relaçao sem proteçao no oitavo dia(domingo).e eu tinha q ter iniciado a cartela de manha..mas n lembrei..dai a noite quando eu tive relaçao eu iniciei a cartela(domingo)..hj terça tive um corrimento rosado..li q pode ser gravidez.
    Sera?

  9. Cristiane says:

    Olá tomo anticoncepcional a alguns meses e tive relação sem proteção com ejaculação dentro a dois dias , mas sempre esqueço de tomar a pílula o no dia seguinte dono a esquecida e a do dia atual , no dia da relação fazia três dias que eu não tomava ai tomei três pílulas antes da relação e depois tive que parar por que acabou a cartela e tive que dar pausa , será que corro o risco de engravidar?

  10. Ana says:

    Olá. Fiz sexo sem camisinha na pausa, com coito dentro. Menstruei normal, porém esqueci de tomar a primeira pílula da nova cartela, que seria no 4 dia depois da transa. Gostaria de saber se há possibilidade de eu engravidar.

  11. Jhoy says:

    Eu tomo injeção todo dia 1 minha mestruacao ven entre o dia 23 e 25 esse mês veio dia 23 e ha foi dia 30 tivi relação hoje dia 1 tem agum risco de gravidez pois dia 2 e o dia da minha injeção

  12. Sandra says:

    Olá queria saber se tenho chances de engravidar tomei o último comprimido do anticoncepcional com quatro dias depois tive relação com o coito logo depois tomei o hora h huno por medo de engravidar tenho algum chance de está grávida

  13. MARIANA ALVES GOMES says:

    Eu tomo anticoncepcional a 1 mes e dei a pausa de 7 dias e nessa pausa eu relacionei com meu parceiro e ele ejaculou dentro,aí na pausa a menstruação Não desceu, desceu depois que aconteceu o fato ! E eu já comecei outra cartela corre o risco de estar grávida?

  14. Kaique Martins says:

    Minha namorada e eu tivemos relação um dia depois de acabar a pílula e houve ejaculação, há algum risco de ela engravidar ?

  15. Maria E. says:

    Olá Dr, estou com uma dúvida tomei minha primeira cartela de anticoncecional completa esse mês dei a pausa indicada na cartela que é de 4 dias. Caso minha menstruação não venha nesse período de 4dias posso começar uma nova cartela sem problemas?

  16. anonimo says:

    Ola . Tomava o anticocepcional primera 20 a muito tempo. Agr troqueoi pelo Iume. No primeiro mes que tomei iume veio so uns escapes marrom(claro) tipo caramelo. No segundo mes não desceu ate hj. Dia 14/09 tive um esquecimento e acabei descartando a pilula esquecida. Dia 15 tomei normal …. dia 18,22 tiver relaçao com (Preservativo). Eu fiz a pausa dia 20 mais a mestruaçao não desceu ate hoje. Dia 04/10 eu fiz o beta qualitativo que de Negativo.. ja deve ter umas 3 semanas que estou com seios enxados e as bolinhas em volta dos mamilos mais evidentes. Poso ta gravid??? Ou tbm pode ser efeito do novo medicamento? Me ajude !!

Deixe um comentário