Por que dá uma pausa de 7 dias no anticoncepcional?

Nas cartelas com 21 comprimidos de anticoncepcional, a mulher deve sempre fazer uma pausa de 7 dias e voltar a tomar apenas no 8 dia o primeiro comprimido da segunda cartela. Mesmo fazendo sempre certinho, muitas mulheres se perguntam porque fazem esta pausa. É por que você precisa mesmo sangrar? A resposta é sim, é preciso, mas nem sempre.

pausa de 7 dias no anticoncepcional

A pausa serve para que o endométrio que se proliferou para esperar uma possível gravidez se descame e se limpe, podendo aguardar o próximo ciclo para uma nova ovulação. Com o uso de um anticoncepcional você não vai mesmo engravidar, mas seu corpo vai continuar se preparando para isso da melhor forma. Com a pausa, o corpo elimina os resíduos pendentes e com isso seu útero se limpa completamente e há o sangramento..

Para as mulheres que usam a pilula, os hormônios se mantém constante, mas ainda há a necessidade de uma limpeza do endométrio, por isso existe a pausa. Mas você não precisa desta limpeza sempre, por isso pode usar o medicamento de forma contínua por alguns meses sem problema.

Você pode unir as cartelas

Não existe risco algum de tomar duas ou mais cartelas seguidas se você não quer sangrar neste mês. Algumas mulheres simplesmente odeiam perder planos de praia e não conseguem usar o absorvente interno, por isso preferem unir as cartelas. Não existe risco de não engravidar depois ou ter dores e sangramento maior no mês seguinte. 

Contudo, se você sofre de retenção de líquido, pode sofrer um pouco com o inchaço e aumento de peso. Com a abstinência do medicamento, o corpo tende a relaxar e por isso a pausa é bacana. Você deve desinchar, os seios não ficam mais doloridos e as espinhas somem. Sua pele volta ao normal. Por motivos estéticos, a pausa é importante. Mas não há qualquer ricos quanto ao fato de não poder engravidar depois ou você sofrerá na próxima pausa com muito sangramento. Tais comentários não passam de lendas sobre o uso de anticoncepcional.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

312 Comentários

  1. Adriana says:

    Se n der início ao selene non8 dia tem algum perigo ou problema de da inicio n 9 dia??

  2. Eloisa says:

    Olá, Boa noite! Posso dar uma pausa maior do que 7 dias de uma cartela para outra ?

  3. Ana Flávia says:

    Tomo anticoncepcional 21 dias e faço a pausa de 7 dia eu volto a tomar. Esse mes eu quero tomar assim que vim a menstruação. Posso ou não?!? Como todo mês vem no 4° dia da pausa vou tomar nesse dia espero que não tenha problema.

  4. ana carolina says:

    bom dia a minha casta do yasmin a cada hoje e quanto tenho que compra a outra pra usa de novo

  5. faz 5 ano que tomo o ciclo 21 com pausa de 3 dias, corro risco de engravidar?

  6. Cláudia says:

    Eu tomava injeção mais ,Agora quero toma o Tâmisa 30 já menstruei não consegui tomar no primeiro dia posso começar no 7 dia ou 8 .

  7. Larissa says:

    Quero sabe se é normal senti muita cólica na pausa e a mestruacao não vim quanto tempo tenho que esperar a mestruacao vim pq já estou no 4 dia de pausa tenho risco de está grávida

  8. Manu says:

    Tomei minha pílula do ciclo 21 no meu 5° dia da pausa,tem algum problema?

  9. Rosana Campos Siqueira says:

    Tomo o diane e minha menstruação veio no sétimo dia e agora devo continua a outra cartela assim mesmo

  10. Thamiris Domingos says:

    A minha menstruação acabou há 7 dias, posso iniciar uma cartela ou devo esperar a proxima menstruação ?

Deixe um comentário