Posso tomar anticoncepcional por conta própria?

O anticoncepcional seja em qual for sua versão (injeção, comprimido ou adesivo) pode ser livre. Você pode sim ir até uma farmácia ou posto de saúde e adquirir o produto e começar a tomar de acordo com as indicações da bula do medicamento. Para uma mulher saudável, não há qualquer risco e você conta com diversas vantagens como prevenir a gravidez, regular o ciclo menstrual, melhorar os sintomas da TPM, ajuda a ganhar peso em quem precisa e em alguns casos até perder, te deixa com a possibilidade de uma gravidez controlada, dentre outros.

tomar anticoncepcional por conta própriaOs riscos de tomar anticoncepcional por conta própria

Medicamentos anticoncepcionais são remédios mas não possuem tarja nem preta e nem vermelha, ou seja, podem ser comprados sem receita médica. É o que a maioria faz, mas indicamos não fazer isso antes de consultar seu médico. A opinião de um ginecologista é muito mais importante e sábia que os conselhos de um site e de um amigo porque acima de tudo, ele conhece seu histórico médico.

O principal motivo de você dever ir ao médico antes é que contraceptivos podem agravar alguns quadros médicos, como quem já teve trombose. Se for o seu caso, você pode usar apenas alguns e não todos os presentes em farmácias. Há um indicado para o seu problema, que pode se agravar ainda mais se for uma fumante.

Em caso de cistos também pode agravar o caso e há contraceptivos que ajudam a curar o problema. Mas você vai saber se tem cistos apenas se for ao médico fazer um check up, não é mesmo? O medicamento também pode agravar doenças hormonais ao invés de regular e aumentam as chances de surgimento de câncer de mama em quem já teve ou surgimento de cistos na mama.

O melhor a fazer é marcar uma consulta médica com seu ginecologista, fazer um check up e só depois pedir uma indicação e começar o uso. Enquanto isso use camisinha.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

21 Comentários

  1. Brenda says:

    Fui na derma devido a muitas espinhas no rosto
    Ela me indicou ir no ginecologista tomar um anticoncepcional pra regular os homonios
    Minha ginecologista nao quis me dar nenhum anticoncepcional
    Resolvi querer tomar por conta propria
    Porem nao sei se o melhor é tomar as dosagem baixa ou alta
    Me da uma dika…😨

  2. Fernanda says:

    Tomava diane 35 e depois de dois anos fui para injeção, e agora que volta com o diane ! O que tenho que fazer

  3. Taina says:

    Tomo Selene a 3 meses posso trocar pelo Tamisa 20 ?

  4. Tatiane says:

    Nunca tomei anticoncepcional .. Posso tomar ciclo 21 por conta propria ?

  5. Carla says:

    Comecei a tomar Diminut por conta propia mas minha mae e tia e prima tomam o mesmo, ainda estou na primeira cartela e vou marcar uma consulta ao ginecologista semana q vem, posso continuar tomando esse anticoncepcional? N tive nenhum efeito colateral

  6. Vanda says:

    Tomo microvilar posso troca por yaz ou yasmim

  7. Nathalia says:

    Comecei a tomar o anticoncepcional Neovlar por conta própria, e apos terminar a minha quarta cartela comecei a tomar o Microvlar. Ultimamente tenho sentido alguns sintomas de gravidez, tem alguma possibilidade de estar gravida? E se eu estiver, o anticoncepcional que eu tomei pode me prejudicar? Respondam por favor!!!

  8. Tamires says:

    Eu comecei a tomar mirelle, por conta própria, procurei pelos anticoncepcionais mais fracos e encontrei esse, não me causou nenhum efeito colateral nem mal estar, estou terminando a primeira cartela. Posso continuar tomando ele? Além desse existe algum outro que seja mais fraco?

  9. camila says:

    Inicie a primeira cartela de anticoncepcional e esqueci o ultimo, tomei 20 comprimidos, dei a pausa e iniciei a segunda cartela…se eu tiver relaçao agora tem algum risco de engravidar? ja tomei 13 da nova cartela..

  10. Leticia says:

    Nunca tomei nenhum anticoncepcional mas casei agora tenho ki tomar quero tomar injeção tenho 19anos 53kl qual o nome da injeção mas indica pra mim mim responde por fv. Obrigada

  11. Kelly says:

    Ola tomei a injeçao pela 1 vez e gostaria de saber se posso ficar gravida pq so tomei uma vez e tive relação sem camisinha ja segunda vez pra tomar a injeçao eu nao tomei por favor respondam obg

    • Site Anticoncepcionais says:

      Se toma corretamente, sem riscos de gravidez desde o primeiro dia de uso.
      Mas continue tomando assim sempre, mantendo o horário e todos os dias no caso de contraceptivo oral. Não perca a data da injeção se usa desta forma.

  12. ADRIANA says:

    Bom dia,

    Vou viajar para a praia no dia 16 de janeiro com minha filha e a menstruação dela está prevista para descer entre os dias 17 e 18 , o bviamente ela NÃO QUERIA MENSTRUAR DE FORMA ALGUMA, uma vez que espera por esta viagem..queríamos um método somente para não descer a menstruação, pois ela tem apenas 12 anos.
    Se ela tomar um anticoncepcional desde agora a menstruação dela não virá até o final do mês correto?? Será que poderiam indicar um de baixa dosagem hormonal mas que segure a menstruação para ela poder aproveitar a viagem??
    Agradeço desde já a atenção.

    • Lisandra says:

      Ela pode tomar o Adoless, Diminut, Tantin, qualquer um desses são de dosagem hormonal baixa, o mais unificado é ela tomar antes de viajar ou começar logo assim que comprar e quando chegar de viagem é só suspender o uso e a menstruação dela logo descerá.

    • Lisandra says:

      Ela pode tomar o Adoless, Diminut, Tantin, qualquer um desses são de dosagem hormonal baixa, o mais indicado é ela tomar antes de viajar ou começar logo assim que comprar e quando chegar de viagem é só suspender o uso e a menstruação dela logo descerá.

  13. rebeca says:

    tomei o remédio antes da minha menstruação descer, eu paro de tomar assim mesmo ou continuo? Como fazer a pausa de sete dias e quando devo iniciar a próxima cartela?

  14. jakeline says:

    o anticoncepcional começa a agir depois de quanto tempo?

Deixe um comentário