Posso tomar qualquer anticoncepcional da farmácia?

Caso você visite uma farmácia, notará que há uma grande variedade de anticoncepcionais no mercado. Alguns são muito conhecidos, outros nem tanto. Há ainda versões genéricas e as mais populares e famosas, com nomes de laboratórios. O importante é saber que a variedade é grande, e as duvidas de qual usar ou não também são. Qual escolher então?

Visitar um ginecologista é importante

O ginecologista é o profissional adequado para indicar qual medicamento a mulher deve usar para prevenir a gravidez. Sabemos que você pode comprar seu anticoncepcional sem receita médica o que, em teoria, pode tomar qualquer um já que não há restrição para a compra. Mas não é o processo mais indicado, mesmo que você possa ter a felicidade de dar tudo certo.

Os anticoncepcionais são compostos por uma combinação ou apenas um hormônio responsável por prevenir a gravidez. E cada hormônio é uma substância diferente e age no corpo de forma diferente. Há quem tenha alergia e reações a um dos compostos, mas há também quem não sinta nada.

Peça indicação ao médico sempre

Cada anticoncepcional é diferente e cada hormônio age de uma forma no organismo. Todos são responsáveis por prevenir a gravidez, mas alguns compostos trazem benefícios como serem usados para tratamento de pele, ajuda na prevenção da acne e alguns engordam menos que outros. Esta avaliação de qual seria indicado para cada caso, apenas um médico pode dar.Posso tomar qualquer anticoncepcional da farmácia?

Antes de indicar o anticoncepcional, o médico irá passar uma quantidade de exames e observar o corpo da mulher para saber se há algum problema. Caso haja, ele pode suspender o uso ou não e pode indicar um melhor para o seu caso. Alguns anticoncepcionais, por exemplo, são indicados para reposição hormonal no caso de mulheres na pré menopausa, e nem todos podem fazer isso. É preciso saber qual hormônio está em baixa, e só um exame detalhado de sangue que pode indicar isso. Por isso, ir ao médico é importante.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

6 Comentários

  1. Paula Juliana says:

    Qual anticoncepcional me indicam?

  2. Paula Juliana says:

    Qual anticoncepcional vcs me indicam?

  3. Mariana says:

    Eu fui na ginecologista e ela me passou o Moliére 30 a sua fórmula é drospirenona + etinilestradiol.. Semana passada fui comprar o Moliére e não tinha e o farmacêutico me ofereceu o “Althaia” que tem a mesma fórmula do Moliére. Tem algum problema ou risco de eu engravidar?

  4. Jenifer says:

    O que vocês acham a respeito do Anticoncepcional Previane?

  5. isabela says:

    fui a farmácia tomar o anticoncepcional perlutan pedi o genérico
    e estava escrito pregnolan… qro saber se esse é o genérico da perlutan ou se é outro anticoncepcional, e se for corro riscos?

  6. isabela says:

    sfdddddd

  7. Angélica says:

    Por favor me aajuda!!!
    Eu tomo o micropil 21, na primeira cartela eu esquece de um comprimido mas foi menos de 12 horas tipo eu tomo geralmente entre 22 e 22:30 e quando eu esqueci tomei 6;40 nn chego completa 12 horas então a outra pilula tomei normal, dei a pausa de 7 dias comeceia tomar a 2 cartela no domingo dia 6 e hoje dia 7 tive relação sem camisinha! Posso estar gravida ?????
    Me ajude por favor!

Deixe um comentário