Principais dúvidas sobre a primeira menstruação

A menstruação é um processo natural do corpo para informar se você está grávida não. Se houve a fecundação do óvulo, começa o processo de gravidez e não há mais sangramento. Caso não aconteça a gravidez, você sangra normalmente por um período de três a 11 dias, as vezes com pausas ou não. A idade para começar a primeira menstruação varia de acordo com a fisiologia, podendo ser aos 9 anos apenas ou mais que isso, aos 15, por exemplo, não é uma ciência exata. A seguir, mais dúvidas comuns sobre a primeira menstruação.

1 – O que muda no corpo depois da primeira menstruação?

Nada que não mudaria sem ela. Seu corpo está crescendo e com isso há aumento dos seios, mais oleosidade na pele e talvez surgimento de espinhas, mas fruto da regulação hormonal comum na idade, no geral dos 11 aos 17 anos. Seu corpo está crescendo mas nada que não iria acontecer mesmo, com ou sem sangramento. Algumas mudanças hormonais comuns são em relação a percepção do sexo oposto e desejo sexual. As mulheres ficam mais atentas aos desejos, em especial no período fértil, mas é tudo sutil e controlado.duvidas sobre a primeira menstruacao

2 – Meu corpo todo está dolorido, é normal?

É sim. Durante a TPM (tensão pré menstrual) e a menstruação em si é normal sentir mais cansaço, fadiga, sono e irritabilidade. O período é do corpo se recompor para começar um novo período tentando ser mãe e pede uma pausa. Algumas mulheres sofrem de enxaqueca e outras de dores nas pernas e braços, tudo normal.

3 – Meu fluxo é bem pouco, é normal?

No geral o fluxo menstrual (sangramento) é mais intenso apenas um ou dois dias. O restante é só para sujar a calcinha mesmo e a dor vai embora. Tudo é normal e varia de mulher para mulher. Não adianta se comparar com as amigas, não existe certo e errado na menstruação.

4 – Que absorvente usar?

Depende do seu ciclo, mas no geral você descobre já na primeira menstruação se sua tendência é sangrar muito ou pouco. Há bons produtos nos supermercados e farmácias para todos os tipos de mulheres, como as que sangram mais e intensamento a noite, sendo preferível usar o absorvente noturno, mais largo e com maior absorção. Há ainda o modelo mais fino e discreto para quem adora roupas justas e os mais grossos e com abas para quem passa um período longo sem troca. A hora certa de trocar o absorvente quem diz é você e seu fluxo. Quando perceber que ele já está sujo demais, é hora de trocar. Leve sempre reservas consigo na bolsa.

5 – A menstruação pode não vir?

Pode sim. Nos primeiros ciclos é bem comum vir um mês bem intenso e ficar dois ou três meses sem vir. Para regular você pode fazer o uso de um contraceptivo. Converse com seu médico sobre o assunto.

6 – Pode praticar esporte menstruada?

Sua vida segue tranquila mesmo enquanto está usando absorvente. Talvez você se sinta mais cansada e não é indicado exagerar nos pesos na academia ou em casa, pode aumentar o fluxo sanguíneo e causar dores. No mais, pode seguir sua vida tranquilamente que não há problemas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

Deixe um comentário