Quanto tempo o anticoncepcional demora para fazer efeito?

Tomar anticoncepcionais é a forma mais moderna e considerada segura para prevenir a gravidez. Contudo, o uso do medicamento gera bastante dúvidas quanto a sua eficácia, pois muitas mulheres já engravidaram mesmo ingerindo o medicamento. Será que não é tão eficiente assim? Na verdade é, mas todas precisam tomar com cautela e seguir a risca o seu uso.

anticoncepcional

O anticoncepcional age instantaneamente. Sua fórmula é absorvida pelo corpo quase no mesmo instante ou segundo depois e já começa a agir na sua corrente sanguínea e atuar para prevenir a gravidez. Mesmo que você vomite alguns minutos depois, não terá problemas, o medicamento continuará a fazer efeito. Contudo, é indicado tomar uma outra medicação se você vomitar até 3 ou quatros horas depois de ingerir o medicamento para garantir que a mesma dosagem hormonal esteja em seu corpo. 

Quando usados corretamente, o índice de falha de um anticoncepcional é de aproximadamente 1% ao ano. Ou seja: suas chances são muito pequenas de engravidar, se seguir corretamente o indicado na bula. Contudo, quanto mais errado você toma ou muda os horários maior é o percentual de chance de dar errado. Isso vale se você atrasar o medicamento, pular alguns dias ou mesmo não tomar por um longo período de tempo. Quanto mais errado você ingere o medicamento, mais chances da gravidez acontecer porque você vai continuar ovulando e sem a prevenção correta.

Uma boa dica é colocar o despertador no seu celular ou fazer o uso do medicamento uma rotina do seu dia. Sempre no almoço, ou sempre no café da manhã, por exemplo, pode ajudar.

O anticoncepcional não previne DST

Por mais eficiente que seja o uso de um anticoncepcional, ele não previne as doenças sexualmente transmissíveis. A troca de fluidos durante a relação sexual é a responsável pela transmissão da DST. Logo, mesmo que você tome seu medicamento na hora certa todos os dias terá que usar camisinha para se prevenir ainda das doenças. 

 

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

286 Comentários

  1. Laila says:

    Comecei a tomar iumi a faz dez dia q aknda esta descendo pra mim bem pouco aquela borra de cafe o que faço pra parar .Será que não se deu com o meu organismo ..

Deixe um comentário