Quanto tempo para engravidar após parar de tomar anticoncepcional?

O anticoncepcional é o medicamento usado por mulheres para prevenir a gravidez. Com sua ingestão (com hormônios que variam de medicamento para medicamento), os usuários da pílula contraceptiva enviam uma mensagem a seu organismo que houve uma fecundação, então não se libera mais óvulos. Com a suspensão na pausa, o corpo irá sangrar em menor intensidade que sua menstruação normal, mas indica que não houve fecundação. Se não houver sangramento, pode haver gravidez.

Suspendendo o medicamento, em quanto tempo se pode engravidar?

Se não há mais mensagem de uma ‘suposta gravidez’, o corpo pode sim fecundar a qualquer momento. Mas sempre há casos e casos. Muitas mulheres ainda ficam com o medicamento no organismo por um tempo, o corpo volta a se acostumar a ter seu ciclo regulado naturalmente, e a gravidez pode demorar um pouco. Mas não há nada de errado com isso: a demora é esperada e prevista pelos médicos e fabricantes do anticonceptivo.anticoncepcional e gravidez

Após suspender o uso do anticoncepcional, a mulher já está apta a engravidar a qualquer momento. Muitas engravidam já no primeiro mês de suspensão. Mas caso seu corpo ainda retenham certos hormônios do medicamento e ele demore um pouco a se normalizar depois da suspensão do ciclo, a gravidez pode demorar. O fator estresse e tensão por não conseguir engravidar também podem influenciar na vinda da gravidez.

Influências psicológicas na suspensão do anticoncepcional 

Nossa mente controla o nosso corpo, por isso pode haver sim uma influência psicológica no fato da mulher engravidar ou não. Se sua mente acredita que não pode engravidar ou está tensa demais com a demora da gravidez, pode enviar mensagens ao corpo que alteram a produção hormonal, e você não vai mesmo engravidar. Muitas mulheres passam anos alterando sua produção hormonal porque acreditam em sua incapacidade de fecundar um óvulo, adotam uma criança e, logo em seguida, engravidam.

Outros fatores ainda influenciam na não gravidez depois da suspensão do uso do medicamento, como idade e fertilidade. Depois dos 40 anos, a mulher já pode estar na menopausa e sua liberação de óvulos é bem rara ou não acontece. Com isso, a gravidez pode não acontecer, mas não pelo uso prolongado do anticoncepcional.

A gravidez e o uso prolongado do anticoncepcional 

Uma das grandes dúvidas das mulheres é se o uso prolongado do anticoncepcional pode trazer algum problema para a gravidez. Segundo os médicos e fabricantes e diversos especialistas que já estudaram o assunto, esse risco não existe. Os medicamentos hoje no mercado não são tão fortes a ponto de alterar a quantidade de óvulos do seu corpo (todas as mulheres já nascem com seus óvulos e vão liberando aos poucos) ou evitar que eles sejam inférteis.

O mais comum é o corpo da mulher pedir ‘um tempo’ para se readaptar ao fato de não haver o controle hormonal do contraceptivo. Os médicos estipulam um prazo normal de até seis meses depois da suspensão do medicamento para voltar ao ciclo normal e a gravidez acontecer. 

O que fazer se não consigo engravidar?anticoncepcional e gravidez

Caso os seis meses tenham ultrapassado e ainda assim não houve gravidez, o indicado é procurar um médico. Pode estar havendo uma disfunção hormonal, e com isso o corpo pode não estar liberando normalmente o óvulo em seu dia fértil como deveria.

Nódulos no útero e outros problemas mais graves também podem afetar a capacidade de engravidar. Mas tais diagnósticos podem ser dados apenas por médicos, com os devidos exames tanto de taxas hormonais como uma observação do útero. Se houver algum problema uterino, o exame preventivo, a ser feito todos os anos, também pode apontar alguma anomalia a ser tratada clinicamente.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

1.395 Comentários

  1. Bruna says:

    Parei de tomar o ciclo 21 e eu tive relação sexual depois disso, mais usei camisinha tem alguma possibilidade de eu engravidar ?

  2. Beatriz says:

    Olá, fazia 2 anos que tomava anticoncepcional,mas dia 29 de outubro eu parei,mas minha menstruação não desceu posso estar grávida?

  3. marcele says:

    Boa noite eu tomava contrecep mais tem seis mês qui nao tomo e ten dois anos qui não mestruo posso engravida assim mesmo

  4. Tomo injeção (perlutan) de mês em mês. Mês passado não tomei, o meu namorado ejaculou dentro e por eu não ter tomado a injeção, a menstruação desceu, depois me relacionei de novo e novamente ele ejaculou dentro. Daí não tomei a injeção de novo. Fiz um teste de farmácia e deu negativo, irei fazer o de sangue. Há chances de eu está grávida?

  5. Leeh says:

    Eu tomava anticoncepcional a 4 anos ,molieri 30 ,quero muito engravidar e naos consigo ,parei de tomar a uns 5 meses mais ou menos ! Posso engravidar ?

  6. Patrícia M Oliveira says:

    Já faz uns 8 meses que parei de tomar o remédio mais tomei durante 6 anos e não consigo engravida já tenho dois filhos e será que eu posso ter algum problema ou será que é pq quero engravida e estou ansiosa e todo mês a mestruacão vem todo mês
    E não estou me prevenindo pq eu quero muito mais não consigo

  7. Jaqueline says:

    Olá ,tomo a selene à 9 meses e quero engravidar ,será que devo começar a tomar ácido fólico ?

  8. Taiane says:

    Olá Boa noite me chamo Taiane gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Eu morei 6 anos cm uma menina. E durante esses 6 anos não tomei anticocepcional nenhum ou seja não evitava pois não tinha precisão.
    Minha menstruação desceu dia 04 de outubro de 2017 durou 5 dias. No dia 11 e dia 21 de outubro tive relações cm meu namorado sem usar camisinha a sem tomar a pílula do dia seguinte. Eu corro risco de engravidar?
    Por favor me ajudem!!
    Grata!!!

  9. Luana says:

    Boa tarde eu tive relação sexual com o meu namorado e ele sempre enjacula dentro,e depois disso saiu sangue e a minha menstruação ou eu posso está grávida?

  10. gabi says:

    Tomo injeção a 2 anos, decidi para de tomar esse mês, eu devo espera uns meses pra poder tenta engravidar ou posso ja tenta? Me tire essa dúvida .

Deixe um comentário