Quem não pode usar anticoncepcional?

A pilula anticoncepcional é vendida sem receita médica em qualquer farmácia. Mas as mulheres devem ficar atentas que em alguns casos, elas não podem ser tomadas ou até podem, mas vai fazer mal. Alguns dos quadros não indicados são:

Fumantes – o uso do contraceptivo oral com o cigarro aumenta em diversos percentuais o risco de doenças do coração. O cigarro afeta diversas funções do sistema circulatório, favorecendo o acúmulo de placas de gordura e colesterol nas artérias e causando diversas doenças a médio e longo prazo. Infarto e trombose são apenas algumas das doenças possíveis.

Hipertensão – hipertensas devem ter cuidado redobrado ao tomar pilula anticoncepcional. Mulheres com tal doença em quadro avançado ou crônico são mais propensas a ter problemas cardíacos, agravando ainda mais o quadro com o uso do medicamento. Pode agravar o quadro para um possível AVC.

Trombose – todas as bulas do medicamento já indicam que quem sofreu ou sofre com trombose, lesões nos vasos sanguíneos ou de outro tipo, não deve tomar o medicamento porque agrava o quadro. O contraceptivo oral ajuda o corpo na formação de coágulos sanguíneos e pode agravar ainda mais a sua condição médica.

Lúpus – apesar de ser uma doença com percentual baixo, ela é grave e as portadoras devem ter bastante cuidado ao ir ao ginecologista, informando seu histórico medico. A doença autoimune afeta os vasos sanguíneos e o uso do medicamento afeta este problema e também a imunidade, abrindo as portas para diversas doenças. Ficam elevados os ricos de AVC, infarto e trombose.

Obesas – se você está em um quadro de obesidade mórbida, muito cuidado ao se auto receitar com anticoncepcionais. O excesso de tecido adiposo dificulta a circulação do sangue, abrindo espaço para doenças cardiovasculares graves como falência cardíaca, o conhecido AVC.

Câncer de mama – a ingestão do hormônio presente no medicamento pode afetar as mamas diretamente e o desenvolvimento da doença.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!


Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook

3 Comentários

  1. Este says:

    E em relação a quem tem diabetes? Pode tomar o ac?

  2. Duda! says:

    Tive relações com meu namorado sem preservativo,e só tomei o anticoncepcional 1 dia depois da relação,Posso engravidar?

  3. Kelly says:

    Ola eu tomei a injecao pela 1 vez nunca tinha tomando anticoncepicionais so pilula do dia seguinte gostaria de saber como so tomei um mes e tive relação sem camisinha posso ingravidar pq na segunda vez de tomar nao tomei a injeçao nem outro remedio por favor Respondam obg

Deixe um comentário